Burti compara domínios de Schumacher e Verstappen

domingo, 31 de dezembro de 2023 às 10:20
f1-schumacher-ferrari-2002

Michael Schumacher – Ferrari 2002

Na verdade, alguns consideram impossível comparar períodos na Fórmula 1 e pilotos do passado e do presente: diferentes circunstâncias e diferentes concorrentes. Mas alguns consideram que é possível colocar tudo na balança e comparar pilotos de qualquer período.

Com base apenas em números concretos, no entanto, é muito plausível dizer que Max Verstappen foi de longe o melhor na temporada passada, assim como Michael Schumacher dominou totalmente o esporte em 2002.

Naquela temporada, por exemplo, Schumacher conseguiu terminar no pódio em todos os dezessete Grandes Prêmios. E exceto em um – na Malásia, onde foi terceiro – o alemão sempre terminou em primeiro ou segundo.

Com quase o dobro dos pontos do vice-campeão (seu companheiro de equipe Rubens Barrichello), Schumacher conquistou seu então quinto título mundial. Sua equipe Ferrari foi obviamente a melhor construtora.

Aquele ano teve fortes semelhanças com a temporada passada, em que a Red Bull Racing foi imbatível. A equipe austríaca conquistou todas as vitórias, exceto uma, e terminou com Verstappen e Perez nas duas primeiras posições do campeonato de pilotos.

Quem lembra daquela época é Luciano Burti. O brasileiro correu na Fórmula 1 pelas equipes Jaguar e Prost e também foi piloto de testes da Ferrari em 2002. “Minha memória é que não foi tão fácil”, disse Burti – agora comentarista de F1 – em um podcast apresentado por seu empregador, a Globo.

“Lembro que Schumacher teve que se esforçar muito para conseguir coisas às vezes. Não acho que tenha sido tão dominante quanto a Red Bull foi este ano”, comentou o ex-piloto.

“Em circunstâncias normais, ele (Verstappen) não teve que se esforçar tanto quanto vi Schumacher às vezes. Olhando para este ano, acho que o domínio de Verstappen foi maior”, concluiu Burti.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.