Buemi vence novamente em Mônaco na Fórmula E
domingo, 4 de maio de 2025 às 14:30
Sebastien Buemi
Sébastien Buemi, da Envision Racing, conquistou a vitória neste domingo no E-Prix de Mônaco da ABB FIA Fórmula E após largar da oitava posição no grid do Principado, alcançando assim sua terceira vitória neste circuito icônico. Oliver Rowland, da Nissan, e Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, completaram o pódio.
O suíço, campeão da segunda temporada da Fórmula E, não vencia há 78 corridas — desde Nova York em 2019 —, mas impôs sua autoridade no terço final da prova, subindo da oitava posição sob condições extremamente escorregadias de chuva desde a largada até a bandeirada final.
Com três vitórias, duas a mais do que qualquer outro piloto em Mônaco, Buemi é agora o maior vencedor da Fórmula E no lendário circuito urbano.
Buemi aproveitou ao máximo as consequências da tentativa de ultrapassagem de Rowland na chicane na volta 21. O britânico tentava passar Jean-Eric Vergne, que liderou boa parte da corrida com uma defesa firme, como de costume, reforçada pela entrada do Safety Car no meio da prova, que anulou sua vantagem de três segundos.
A manobra do piloto da Nissan foi posteriormente considerada excessiva pelos comissários, que o obrigaram a devolver a posição a Vergne como compensação. No entanto, os danos causados custaram ao bicampeão da DS PENSKE a chance de vencer, já que Nyck de Vries e Buemi, da Mahindra, conseguiram ultrapassá-lo enquanto ele tentava evitar contato.
Inteligentemente, Rowland devolveu a posição a Vergne ao sair da pista para a última ativação obrigatória do MODO ATAQUE, que oferece 50 kW extras e tração nas quatro rodas. Isso lhe permitiu usar a potência e tração adicionais para ultrapassar Vergne e de Vries nas voltas 23 e 24, respectivamente, garantindo o segundo lugar, cerca de quatro segundos atrás de Buemi.
Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) subiu do 14º ao terceiro lugar, garantindo assim seu primeiro pódio na temporada 2024/25.
António Félix da Costa foi o melhor posicionado da Porsche, terminando em quarto, enquanto de Vries ficou com a quinta colocação, somando mais pontos importantes para a Mahindra. Vergne terminou em sexto, embora pudesse — e talvez devesse — ter terminado mais à frente.
Com isso, Rowland chega à próxima etapa em Tóquio, casa da Nissan, como líder do campeonato de pilotos com 115 pontos, contra 67 de da Costa. A Porsche lidera por pouco o campeonato de equipes com 133 pontos, contra 126 da Nissan. No entanto, a Nissan supera a Porsche na classificação de fabricantes com 191 contra 163 pontos.
A Envision chegou a Mônaco na última colocação do Campeonato Mundial de Equipes, sem vitórias desde Mônaco 2023. A vitória de Buemi permite que a equipe suba para a nona posição.
A Fórmula E agora segue para Tóquio para uma rodada dupla em duas semanas, nos dias 17 e 18 de maio.
formula e, monaco, sebastien buemi
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.