Brown alerta contra “ingenuidade” da McLaren em relação a rivais

quarta-feira, 14 de agosto de 2024 às 16:59

Zak Brown -McLaren 2024

Zak Brown deseja que a McLaren permaneça vigilante contra equipes rivais que copiam sua ascensão na hierarquia da F1. A equipe começou 2023 com um dos carros mais lentos do grid, mas as atualizações ao longo do ano permitiram que ela subisse para a liderança, com Oscar Piastri conquistando uma vitória em corrida sprint no Catar.

Esse ritmo impressionante continuou em 2024 com a máquina MCL38 amplamente considerada como o carro mais rápido da categoria, com Piastri e Lando Norris conquistando cada um suas primeiras vitórias no primeiro semestre do ano, enquanto a McLaren busca o primeiro título de construtores desde 1998.

Atualmente está 42 pontos atrás da Red Bull, com os carros atuais programados para serem em grande parte transferidos para a temporada de 2025, antes da grande reformulação das regras aerodinâmicas e de unidades de potência que ocorrerá em 2026.

Com isso em mente, Brown sente que seria “ingênuo” ignorar a ameaça de uma equipe subindo como a McLaren. “O próximo ano pode ser uma temporada épica”, declarou Brown. “É apenas uma evolução de quatro equipes que lutam pelo campeonato, e acho que seria ingênuo descartar alguém que não está entre os quatro primeiros no momento”.

“Porque podemos ver o quão rapidamente as coisas mudaram, com a Aston Martin recuando, mas eles poderiam se recuperar. A RB foi muito rápido no início do ano, então não há razão para que as equipes não possam fazer o que fizemos”, comentou.

“Fizemos isso com muito trabalho e ótimas pessoas, mas todos têm o mesmo orçamento, todos têm tecnologia semelhante. Não há razão para que outros não possam fazer o que fizemos no ano passado”, acrescentou o CEO da McLaren.

Brown também abordou os preparativos para a revisão das regras para 2026, incluindo como a Mercedes, parceira de unidades de potência, está lidando com a maior mudança ndesde que as unidades turbo-híbridas foram introduzidas em 2014.

“Estou animado e nervoso ao mesmo tempo, porque você simplesmente não sabe”, explicou Brown. “Estou muito confiante no lado da unidade de potência da Mercedes, então se eu pensar no que me mantém acordado à noite em 2026, é apenas o desconhecido”.

“A unidade de potência é a menor das nossas preocupações e me sinto muito confiante em onde a Mercedes está em seu desenvolvimento e, claro, você não sabe onde mais alguém está. Mas eles parecem muito bem, então nos sentimos bem”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.