Briatore na mira em meio a crise na Alpine e polêmicas na F1
quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 9:44
Flavio Briatore
Flavio Briatore voltou a ganhar destaque na Fórmula 1, principalmente devido a novas investigações que conectam seu nome a Jeffrey Epstein.
Além disso, a Alpine enfrenta uma crescente desorganização, mesmo com Briatore atuando como assessor da equipe.
Um recente relatório do Unlimited Hangout revelou que Briatore está listado no chamado “black book” do falecido financista.

Esse documento também inclui nomes de Jacques Villeneuve, Eddie Irvine e outras personalidades do automobilismo. Embora nenhuma acusação tenha sido formalizada e a F1 ainda não tenha se pronunciado oficialmente, o momento é delicado.
Mudança na liderança da Renault gera dúvidas sobre futuro da Alpine
Além disso, Luca de Meo – um grande apoiador tanto do projeto da F1 quanto do retorno de Briatore – renunciou ao cargo de CEO da Renault de forma inesperada.
Seu substituto François Provost ainda não indicou qual será sua postura diante do programa da Alpine, que por sua vez sofre com crescentes pressões financeiras.
Enquanto isso, rumores sobre Christian Horner, recentemente afastado da Red Bull, continuam circulando.
De acordo com a Sky Deutschland, Ralf Schumacher comentou: “Não sei se Horner vai voltar. Entretanto, às vezes as coisas podem mudar muito rapidamente”.
Além disso, Schumacher falou sobre a assistente de Horner, Fiona, que esteve no centro de uma investigação. “Ela conseguiu uma boa posição na Cadillac e deverá retornar ao paddock”.
Ele ainda acrescentou que o caso deve ser julgado em janeiro e acredita que outras equipes aguardam a conclusão das investigações para tomar decisões.
Rosberg e Gasly opinam sobre Horner e Briatore
Nico Rosberg revelou à Sky que “Toto Wolff está bastante receoso com a possibilidade de Horner se tornar presidente da FIA”. Ele sugeriu que Horner poderia fundar uma 12ª equipe ou até assumir a Alpine, já que mantém boas relações com Briatore.
Da mesma forma, Pierre Gasly, piloto da Alpine e ex-protegido da Red Bull, elogiou Horner.
“Christian sempre foi muito competente no que faz. Tenho certeza de que o veremos em outra equipe, pois com sua vasta experiência, muitas delas irão querer contar com ele”.
Alpine segue em baixa, gerando preocupação
Por fim, a Alpine continua com performance abaixo do esperado. Franco Colapinto – promovido por Briatore – foi visto voando em classe econômica para Budapeste, o que levantou especulações sobre seu futuro na hierarquia da equipe.
O Mundo Deportivo relatou que um comissário de bordo interrompeu o embarque para tirar selfie com Colapinto, Pepe Martí (F2) e Mari Boya (F3).
Briatore, por sua vez, admitiu à Auto Motor und Sport: “Se sobrevivemos ao Q1, frequentemente conseguimos chegar ao Q3. Contudo, não tenho ideia do motivo”.
alpine, Christian Horner, comentar formula 1, f1 notícias, flavio briatore, formula 1, François Provost, Jeffrey Epstein, luca de meo, Nico Rosberg, performance Alpine, pierre gasly, ralf schumacher, renault
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.