Briatore: F1 deveria descartar completamente as regras de 2026
sábado, 3 de maio de 2025 às 11:00
Flavio Briatore
Flavio Briatore, consultor da equipe Alpine, manifestou forte oposição às mudanças planejadas no regulamento técnico da Fórmula 1 para 2026, argumentando que o esporte deve preservar seu atual equilíbrio competitivo.
As regras de 2026, que incluem um aumento significativo na eletrificação dos motores, geraram debates acalorados, com Red Bull e Ferrari defendendo mudanças menos drásticas ou até mesmo o retorno aos motores V10. Apesar dessas discussões, a Comissão da F1 recentemente manteve o plano existente.
Para a Alpine, a mudança para motores clientes da Mercedes em 2026 — substituindo seus motores Renault de fábrica, que apresentam baixo desempenho — pode ser vantajosa, com a Mercedes sendo apontada como líder sob o novo regulamento.
No entanto, Briatore continua crítico. “Acho errado mudar as regras”, disse ele à Sky Itália, “porque estamos em um ponto agora em que temos 10 ou 12 carros com uma diferença de dois décimos um do outro, e é isso que sempre desejamos”.
“É o que sempre dissemos que queríamos — carros muito próximos uns dos outros e vários pilotos diferentes vencendo Grandes Prêmios. Então, agora mudamos as regras? Não sei qual é o objetivo”, prosseguiu.
Os defensores dos regulamentos de 2026 argumentam que eles atraíram novas fabricantes, com a Honda revertendo sua decisão de saída, a Audi se comprometendo a entrar e a Cadillac-General Motors se juntando em 2029.
Briatore, no entanto, não vê necessidade de mudança, dada a competitividade do grid atual. “O problema”, explicou ele, “é que todos nós queríamos ter uma Fórmula 1 com carros próximos e ver a briga entre os pilotos. Agora chegamos lá. Então, o que fazemos? ‘Vamos mudar de novo!’.
“Então veremos, é tudo um mistério o que acontecerá a seguir. Mas, muito claramente, eu não teria mudado as regras de forma alguma. O que mais queremos? Mais do que o que vemos hoje é impossível”, concluiu o italiano.
2026, alpine f1, f1, flavio briatore, formula 1, mercedes f1, motores, mudanças, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.