Brawn: Todos os promotores querem ter a corrida curta de classificação em 2022

segunda-feira, 1 de novembro de 2021 às 14:43

Ross Brawn

Ross Brawn, diretor de automobilismo da Fórmula 1, disse numa entrevista virtual hoje que todos os promotores de GP querem hospedar uma corrida curta de classificação em 2022, mas revelou que há um acordo em vigor a princípio para seis eventos assim no ano que vem.

A F1 estreou sua ideia de corrida curta de classificação este ano e a testou em Silverstone e Monza até agora, com a terceira sendo em Interlagos daqui 12 dias.

A nova variação de fim de semana de F1 mudou para apenas um treino livre de 60 minutos na sexta-feira, seguido de uma classificação normal – que define o grid da corrida curta de classificação- com Q1, Q2 e Q3 no lugar do TL2. No sábado, os carros fazem mais 60 minutos num TL2 e a tarde fazem a corrida curta de classificação que define o gris d para o GP de domingo.

Embora a reação entre os fãs tradicionais pareça ter sido inconclusiva, com uma boa corrida curta de classificação inaugural de Silverstone seguido por uma enfadonha no sábado em Monza, a F1 insiste que a recepção tem sido positiva no geral – especialmente nos novos fãs.

O final de semana assim também está sendo muito encorajado pelo aumento do interesse agora gerado na sexta-feira por causa da classificação, que é de grande valor para os promotores em termos de venda de ingressos – e que encorajou a F1 a planejar dobrar o número de eventos com corrida curta de classificação no próximo ano.

Brawn disse que “em princípio concordamos com as equipes que vamos olhar para seis eventos assim para o próximo ano” – com os planos finais em torno do novo formato provavelmente só serão finalizados após a conclusão do terceiro teste no Brasil.

“Todo promotor quer dar uma corrida curta de classificação”, disse Brawn.

“Não há desvantagem para um promotor pelo fato de que eles têm a adição de sexta-feira, então sexta-feira agora se tornou um dia adequado de competição.”

“É claro que todos os promotores que temos gostariam de ter uma corrida curta de classificação. Há uma série de fatores que devemos levar em consideração. Um é a propagação ao longo do ano. Distribuímos esses eventos ao longo do ano?”

“Provavelmente não é algo que gostaríamos de ter na primeira corrida, provavelmente não é algo que queremos na última corrida.”

“O tipo de circuitos – depois de vermos como esses novos carros vão funcionar e se desenvolver, seria bom ter uma variedade. E como julgamos isso?”

“Queremos que os promotores possam melhorar suas sextas-feiras e conseguir mais multidões – queremos que os promotores sejam capazes de recompensar as multidões que eles têm.”

“Se você olhar para Austin, eles tiveram uma multidão fantástica na sexta-feira. E isso foi divertido. Foi ótimo ver isso.”

“Poderíamos apoiar aqueles lugares onde eles podem receber essas multidões na sexta-feira e, portanto, podemos realmente aproveitar ao máximo?

“Então as coisas estão muito abertas. É uma discussão muito aberta. Em termos de promotores, 100% – todos querem. Você pode entender o porquê. ”

Desde o primeiro teste em Silverstone, a F1 procurou esclarecer como o formato da corrida curta de classificação deve ser julgado, priorizando o benefício geral do fim de semana em vez da qualidade da corrida curta em si.

A Brawn acredita que o novo formato teve “um impacto maior nas sextas-feiras do que esperávamos”.

Mas ele enfatizou que o plano provisório para seis corridas curtas de classificação representaria um passo “conservador e evolucionário”, influenciado pelo fato de que a F1 também terá sua nova geração de carros estreando em 2022.

“Nossa visão é que devemos dar alguns passos progressivos para o próximo ano, mas não passos radicais. E isso é em parte porque temos um carro novo chegando e todos precisam entende-lo”, disse ele.

“Mas estamos otimistas sobre o conceito das corridas curtas de classificação e muito satisfeitos que a F1 tenha sido corajosa o suficiente para tentar um conceito alternativo em três corridas para ver como funciona, o que eu acho que na verdade é um bom exemplo de como devemos talvez considerar as coisas no futuro. ”

Há claramente um potencial para o número de eventos com corrida curta de classificação se estender além dos seis que provavelmente ocorrerão na próxima temporada. Brawn afirma que isso acontecerá se for comprovado que o formato faz sucesso e traz benefícios claros.

Questionado sobre se isso estava se aproximando da norma e se a F1 poderia passar a ter mais eventos com corrida curta de classificação do que não, Brawn disse: “Não há razão para que isso não pudesse evoluir dessa forma.”

“Estamos fazendo isso com cuidado, passo a passo. Depois de seis, você pode decidir se deseja aumentar o número.”

“Não acho que não devemos ter medo de fazer isso porque, ao fazer isso, será uma medida do sucesso da corrida curta de classificação. E se esse é o formato para o futuro, então acho que estamos fazendo da maneira certa.”

“Mas, da mesma forma, podemos concluir que tê-lo como um evento de demonstração adiciona algum interesse.”

“Esse ponto está aberto. Ele poderia evoluir dessa forma, mas iria evoluir dessa forma porque é a melhor coisa a fazer. ”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.