Brawn sobre os céticos das novas regras: “Ficaram mais humildes”

domingo, 15 de janeiro de 2023 às 15:50

Ross Brawn

Ross Brawn acredita que os céticos dos novos regulamentos agora começaram a falar mais baixo. Na temporada passada, entraram em vigor os novos regulamentos que, entre outras coisas, deveriam tornar a Fórmula 1 ainda mais emocionante.

O objetivo principal era tornar mais fácil para os pilotos seguirem uns aos outros, o que deveria levar a mais ação na pista, algo que Brawn acredita ter sido certamente alcançado. A Fórmula 1 passou por uma grande mudança antes da temporada de 2022, com as equipes tendo que se adaptar aos novos regulamentos técnicos.

Ao contrário de muitas temporadas anteriores, isso significava que quase não havia transferência de tecnologia, já que o esporte se concentrava em melhorar a capacidade dos carros de seguirem uns aos outros e, por sua vez, criar mais oportunidades de ultrapassagem.

As estatísticas da fornecedora de pneus Pirelli destacam o sucesso dos novos regulamentos, com a fabricante revelando que o número de ultrapassagens foi 30% maior do que no ano anterior, com 785 ultrapassagens concluídas em 2022, em comparação com 599 em 2021.

O ex-diretor esportivo da Liberty Media também mencionou que definitivamente viu mais ação na pista. “Definitivamente as regras funcionaram”, disse Brawn à revista Motorsport.

“Acho que mesmo os céticos nas equipes de F1, e não vou dizer quem são, ficaram humildes e reconheceram que os dados mostram que os carros podem correr, os carros são muito menos afetados por seguir outros carros. E eu não acho que há uma equipe no pit lane que negaria isso”, comentou Brawn.

Nos anos anteriores, o ar sujo dos predecessores em particular tornava a perseguição muito difícil, mas isso foi um problema menor na temporada passada. Brawn enfatiza particularmente a capacidade de competição em corridas dos novos carros.

“Para mim, o principal é que está na mentalidade de todos agora que a capacidade de corrida do carro é um fator vital e uma característica vital que devemos buscar com qualquer mudança que fizermos”, explicou Brawn.

“Portanto, para qualquer mudança nos regulamentos daqui para frente, como isso estará afetando a capacidade de corrida? E podemos melhorar a capacidade de corrida, porque sabemos o que é necessário para torná-la ainda melhor”, finalizou ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.