Brawn feliz com o fim dos “ridículos” carros de alto rake

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022 às 9:32

Red Bull

Ross Brawn está feliz com o fim dos carros de alto rake na Fórmula 1 após a introdução do regulamento de 2022, acreditando que eles “pareciam um pouco ridículos”.

Os primeiros lançamentos dos carros novos já mostraram quanta diversidade haverá nos modelos de 2021 e também apresentaram algumas diferenças entre as equipes.

Um aspecto dos carros antigos que já foi eliminado é o conceito de alto rake usado principalmente pela Red Bull – o carro com a traseira alta e a frente o mais próxima possível do chão.

Brawn, diretor esportivo da F1, teve um papel importante na elaboração do novo regulamento de 2022. Ele se mostrou satisfeito com o visual dos carros lançados até agora, particularmente com o fim dos conceitos de alto rake.

“Eles parecem ótimos, eu acredito que os fãs ficarão engajados com eles”, declarou Brawn.

“Acho que o fato dos carros correrem em uma posição mais baixa… Quero dizer, aqueles carros de alto rake pareciam um pouco ridículos, meio que pendurados em seu bico e gingando seus traseiros no ar”.

“Eles realmente nunca tiveram o visual que um carro de corrida deveria ter. Portanto, eu acredito que estes novos terão uma aparência muito melhor também na pista”.

O retorno do efeito solo à F1 em 2022 significa que os carros precisarão andar bem mais próximos do chão a fim de maximizar o downforce gerado pelo assoalho.

Contudo, já houve alguma variação em termos do design das laterais, com a Aston Martin apresentando um visual particularmente agressivo e diferente de Williams e McLaren.

Brawn se sentiu satisfeito com esses primeiros sinais de abordagens diversas apesar do regulamento mais restrito que foi elaborado visando criar uma competição mais acirrada.

“É ótimo ver essa variação”, comentou Brawn. “Quando o regulamento foi divulgado, houve reclamações de que todos os carros ficariam iguais. Nós não acreditamos nisso e provou não ser o caso”.

“Eu tenho de ser honesto, preciso ver os carros pessoalmente para ter uma impressão real. Eu estarei em Barcelona no primeiro teste, terei uma ideia muito melhor lá e no Bahrain sobre o visual destes carros. Porém, creio que a variação é tranquilizadora”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.