Brasileiros enfrentam desafios na região de Fiambalá no quinto dia do Rally Dakar

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 às 12:09

Equipe Petrobrás no Rally Dakar 2014

O Rally Dakar 2014 chegou ao seu quinto dia com muitas surpresas para os competidores. Sob um forte calor e enfrentando grandes dunas de areia solta, desafios tradicionais na região de Fiambalá, a Equipe Mitsubishi Petrobras conseguiu completar a prova com o carro 310, que continua bem na classificação geral, com a 16ª colocação.

“Fez muito calor durante todo o dia. Foi um grande desafio físico superar uma distância tão grande com um sol tão forte. Prometeram um Dakar de resistência esse ano, e até agora estão cumprindo essa promessa”, conta o navegador Youssef Haddad, que chegou em 26º ao lado de Guiga Spinelli.

Para o piloto, a prova estava cheia de trechos bastante técnicos, que exigiram muita perícia, tanto ao volante como na navegação. “Transpusemos uma enorme subida de areia com vegetação, onde vários carros estavam parados. Mas, em uma segunda subida, que tinha incontáveis erosões, optamos por um lado mais difícil da montanha, o que nos fez perder bastante tempo”, explica Guiga.

Outro desafio que marcou a etapa foi o começo dos difíceis trechos de deserto. “Nunca estive em um lugar em que a areia fosse tão solta e tão quente. Atolamos em um trecho onde era impossível colocar a mão no solo sem se queimar. Mas o Dakar é assim. Antes de ser um rali de resultado, é uma prova de superação. Independente da classificação, precisamos olhar para frente e os dias que faltam e levar o carro até o final apesar dos momentos de dificuldade”, relata Youssef.

Depois de uma performance consistente nas primeiras etapas do Dakar, e de figurar entre os oitos primeiros na soma dos tempos, o carro número 336 ainda não havia chegado ao acampamento até o fechamento desse release.

Agora, a Equipe se prepara para mais uma etapa cheia de desafios. Depois de deixar Tucuman, a Equipe Mitsubishi Petrobrás seguirá rumo ao norte em direção ao coração da Argentina pela Ruta 40. Conhecida por suas paisagens, promete ser uma das etapas mais bonitas da competição. Com longos trechos de descampados, animais de todos os tamanhos podem ser um problema ao cruzar o trajeto dos carros.

6ª Etapa – 10 de janeiro

Tucuman – Salta (ARG)
Deslocamento: 270 km
Especial: 424 km
Total: 694 km

Resultados – 5ª etapa – 09/01

1) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-4h27m1s
2) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) – 4h31min21s
3)Robby Gordon/Kellon Walsh (EUA) – 4h47min13s
4) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) – 4h47min45s
5) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QAT) – 4h48m49s
28) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (BRA) – 6h8min49s

Classificação geral – Rally Dakar 2014

1) Nani Roma /Michel Périn (ESP)-19h21m54s
2) Nasser Al-Attiyah/ Lucas Cruz (QUA) – 19h48m22s
3) Orlando Terranova/ Paulo Fiuza (ARG) – 19h53min40s
4) Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) – 20h1min53s
5) Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (ZAF) – 20h3min18s
16) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad (BRA) – 22h47min27s

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.