Brasileiro de Marcas – Fabio Fogaça estreia com pódio no Velopark

domingo, 21 de agosto de 2011 às 21:55

O sorocabano Fabio Fogaça estreou com pódio neste domingo (21), no circuito do Velopark, durante a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas realizada no mais novo circuito do Rio Grande do Sul. Apesar de ter tido o primeiro contato com a pista gaúcha somente neste fim de semana, Fogaça foi um dos destaques da corrida de encerramento da rodada dupla do Velopark, que terminou com a vitória do piloto da casa Claudio Ricci.

Segundo colocado no grid, ele assumiu a liderança na largada e permaneceu na ponta até a terceira volta, quando foi ultrapassado por Ricci. Depois do pleno aquecimento dos pneus de seu Ford Focus, a partir da sexta volta, Fabio voltou a disputar o primeiro lugar, trazendo com ele Allam Khodair. No final da corrida, ele ainda protagonizou intensa disputa com Daniel Serra, e se manteve em segundo até a bandeirada final.

“O acerto do meu carro não me permitia ser muito rápido com os pneus ainda frios, por isso eu sabia que minha maior chance de assumir a liderança era mesmo na largada. Consegui pular na frente, mas não deu para segurar o Ricci e só consegui andar no ritmo dele novamente a partir da sexta volta. Até cheguei a me aproximar a ponto de tentar a ultrapassagem, mas vi que seria difícil em razão das características do circuito e preferi, então, ficar atento ao terceiro colocado para garantir o pódio”, comentou o sorocabano.

O que mais chamou a atenção na corrida de Fabio Fogaça foi sua capacidade de concentração mesmo sob intensa pressão de Claudio Ricci, Allam Khodair e, no final, do líder do campeonato, Daniel Serra. O sorocabano não cometeu erros nem mesmo quando foi ultrapassado por Ricci, e defendeu de forma eficiente a segunda posição durante praticamente toda a corrida.

“Quando assumi a ponta na largada sabia que teria um grande desafio, que era segurar a liderança sem que meu carro estivesse em condições de dar o melhor rendimento. Quando estava em segundo e vi que não teria como passar o Ricci, e procurei defender a posição sem mudar demais o traçado para não virar presa fácil para o Khodair e depois para o Serra. Deu tudo certo e estou muito feliz por voltar ao pódio em uma corrida no Brasil”, acrescentou.

Apesar de ser um dos mais jovens pilotos do Brasileiro de Marcas, Fabio está acostumado a competir contra adversários experientes e de grande qualidade técnica. Durante um ano e meio, ele dividiu o grid com ex-pilotos de Fórmula 1 e estrelas do automobilismo argentino na Top Race V6, uma das principais categorias do país vizinho – guiando um Ford Mondeo de 350 cv.

“A corrida de hoje foi ótima e conquistamos um resultado triplamente positivo. A prova foi boa para mim, por ter me trazido meu primeiro pódio na categoria, e foi boa para a equipe Officer ProGP, por ter sido a nossa melhor apresentação neste ano. Além disso, foi excelente para a Ford, que fez dobradinha comigo e com o Claudio Ricci. Vou levar boas recordações desta estreia no Velopark, e depois dela vamos para as três últimas rodadas da temporada com a expectativa renovada”, encerrou o sorocabano.

As próximas corridas do Campeonato Brasileiro de Marcas serão no Rio De Janeiro (25 de setembro), em Brasília (30 de outubro) e em Curitiba (20 de novembro). Passadas as quatro primeiras rodadas duplas do calendário, Daniel Serra lidera a competição com 109 pontos, seguido por Valdeno Brito (106) e Thiago Marques (102).

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.