Bragantini conquista primeira pole do Trofeo Linea em 2011

sábado, 7 de maio de 2011 às 18:19

O paulista André Bragantini conquistou neste sábado a pole da prova de abertura da temporada do Trofeo Linea. De casa nova na Eurofarma/Greco/Sinal, depois de correr no ano passado pela Full Time Sports, o piloto radicado em Curitiba foi o mais rápido no top qualifying entre os seis melhores da tomada classificatória em Interlagos. Foi o penúltimo a entrar na pista para a volta lançada e dos boxes acompanhou a tentativa frustrada de Popó Bueno (GT Competições) de baixar a sua marca. Popó largará em segundo, enquanto o irmão Cacá, atual campeão, sairá em terceiro e dividirá a segunda fila com Alan Hellmeister (EngMakers), destaque entre os estreantes.

Foi a segunda pole do vice-campeão no Trofeo Linea – reeditando o êxito da rodada dupla no autódromo paulistano em 2010. “Estou muito contente nesta equipe e sinto que temos potencial para brigar pelo título”, comemorou Bragantini, que perseguirá amanhã, a partir das 10h05, sua segunda vitória na série de turismo do Racing Festival. “Foi um grande resultado, principalmente levando em conta que não começamos tão bem o fim de semana por causa de problemas nos freios e não sermos tão rápidos de reta”, lembrou.

Bragantini sabe que não terá vida fácil na primeira das duas provas deste domingo. Saindo próximos, os irmãos Bueno deverão se ajudar desde o início. “A maneira de neutralizar esse jogo de equipe é impor meu ritmo, andando o mais rápido possível e olhando apenas para frente”, comentou. A organização comandada por Fábio Greco lamentou apenas a má sorte de Allam Khodair, companheiro de equipe de Bragantini que sequer abriu a volta no Q1 devido à quebra do pivô de suspensão.

Depois de liderar a sessão classificatória inicial com o melhor tempo do final de semana, Popó viu a pole escapar por entre os dedos no último trecho de Interlagos, que vai da Curva da Junção até a linha de chegada. A melhor parcial do segundo setor indicava a chance de sair na frente pela primeira vez desde que a categoria estreou no Brasil em 2010. “Faltou um pouco de velocidade na reta. Fui o mais veloz no miolo nas duas sessões, mas não tinha o mesmo rendimento na subida da reta dos boxes. Mas não posso reclamar, porque o segundo lugar é um ótimo resultado e até ontem eu estava um segundo atrás dos mais rápidos”, observou.

Para quem não está satisfeito com o comportamento do conjunto no último setor, a proibição de ultrapassagem na perigosa Curva do Café – entre os postos 17 e 20 – pode ser providencial. “O regime de bandeira amarela naquela parte da pista vai me ajudar, sim, mas vou ter de usar muito os pneus no miolo para conservar a posição e ainda não sabemos como será o desgaste deles”, disse Popó.

Líder dos treinos livres da véspera e do apronto final nesta manhã, Cacá estranhou o rendimento do carro na definição do grid. “Estava saindo de frente bem mais do que nos treinos”, relatou Cacá. “Talvez a inversão dos pneus que fizemos da primeira para a segunda sessão seja a causa, mas não temos certeza. E vamos ter de passar um pente-fino no carro porque a homocinética está fazendo muito barulho”, analisou.

O grid ficou assim:

1) ANDRÉ BRAGANTINI – 1min51s497
2) POPÓ BUENO – 1min51s670
3) CACÁ BUENO – 1min51s840
4) ALAN HELLMEISTER – 1min52s067
5) CESINHA BONILHA – 1min52s290
6) CHRISTIAN FITTIPALDI – 1min52s597
7) ULISSES SILVA – 1min52s044
8) ALCEU FELDMANN – 1min52s081
9) GIULIANO LOSACCO – 1min52s174
10) FERNANDO NIENKOTTER – 1min52s200
11) SERAFIN JR. – 1min52s301
12) LEONARDO NIENKOTTER – 1min52s375
13) HOOVER ORSI – 1min52s546
14) ALESSANDRO MARCHINI – 1min52s848
15) RICK ROSIN – 1min53s099
16) CLEMENTE FARIA JR. – 1min53s139
17) BETINHO SARTORIO – 1min53s597
18) LUCIANO KUBRUSLY – 1min54s326

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.