Bottas quase abandonou a F1 por problemas psicológicos

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 às 9:44

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas admitiu ter enfrentado problemas psicológicos profundos no começo de sua carreira na Fórmula 1.

O finlandês, cuja passagem de cinco anos pela Mercedes termina neste mês, revelou que teve depressão no primeiro ano de sua carreira.

“Eu estava embarcando em um voo e uma ex-namorada me disse ‘espero que seja um bom voo’. Eu respondi algo como ‘e daí se ele cair? Pelo menos eu vou sair daqui’. Pensamentos como esse – de que nada importa – começaram a entrar na minha cabeça”, disse Bottas à emissora finlandesa Supla.

Ele acredita que a era da F1 na qual os pilotos sofriam uma imensa pressão para manter o menor peso possível pode ter sido a origem do problema.

“Aquilo saiu um pouco do controle para mim”, comentou Bottas. “Eu precisava me pesar todas as manhãs e noites. Sempre tinha de ser cada vez mais baixo. Eu me sentia bem com isso”.

Ele se lembra, por exemplo, de sair para correr e dobrar a distância sem dizer para seu treinador.

“Eu pensava que era bom para mim, mas a longo prazo não era”, admite Bottas. “Primeiro, foram os problemas físicos, como ficar cansado com facilidade. Depois, problemas com o sono”.

“Eu não conseguia mais dormir depois de 4 da madrugada. Então, foi para o lado espiritual. Quando seus recursos físicos começam a se esgotar, o mesmo acontece com seus recursos mentais. Eu me tornei um fantasma do que era antes. Não sentia absolutamente nada”.

Bottas contou que a situação continuou em 2015, quando o colega Jules Bianchi morreu.

“Eu passei por uma névoa e levei dois anos para me recuperar. Algumas vezes eu pensei que o espírito estava acabando”, admitiu ele, acrescentando que pensou inclusive em desistir do esporte.

“Em certo ponto, senti que minhas energias estavam se esgotando. Minha vida inteira era só a F1 e mais nada. Eu realmente não estava mais me divertindo. Durante o inverno, tive de me perguntar se deveria parar”.

Ele eventualmente percebeu que seu problema era encarar as coisas “muito seriamente” e trabalhou com um psicólogo para se recuperar. “Passo a passo, eu fiquei em boa forma”, concluiu Bottas.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.