Bottas já se coloca à disposição para correr na Audi em 2026

domingo, 28 de agosto de 2022 às 8:40

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas está se adiantando, candidatando-se a uma vaga na Audi para 2026. A montadora alemã de propriedade da Volkswagen finalmente anunciou que entrará na Fórmula 1 sob o novo conjunto de regras de motores recém-confirmadas – mas a equipe parceira ainda não foi nomeada.

Gunther Steiner diz que definitivamente não será a Haas. “Você sabe com quem a Audi está entrando”, sorriu para a publicação alemã Auto Bild, provocando a resposta imediata de que será a equipe Sauber, atualmente conhecida como Alfa Romeo. “Exatamente”, concordou Steiner. “De qualquer forma, não somos nós”.

O atual piloto da Alfa Romeo é o ex-Mercedes Valtteri Bottas, que acha que a equipe de Hinwil está bem preparada para se transformar em uma vencedora na F1. “Não vejo nenhuma razão para esta equipe não lutar por vitórias”, disse o finlandês à revista Speed ​​Week.

“A infraestrutura e o know-how de nossos especialistas estão no mais alto nível. A diferença para as equipes de ponta é simplesmente que elas podem trabalhar com mais pessoas”, comentou ele.

“As equipes do meio do grid simplesmente não têm esse potencial. Mas quando penso na fábrica que temos e no excelente túnel de vento da Sauber, há vitórias absolutas nele”, prosseguiu.

Bottas se juntou à Sauber este ano em um contrato de vários anos, mas certamente expirará antes de 2026. “Sinto-me ótimo”, declarou o piloto de 33 anos – que fará 37 no final de agosto de 2026. “Posso imaginar que ainda estarei no grid em 2026. Ainda tenho muito a dar”.

Alguns, no entanto, estão preocupados que a Audi esteja enfrentando uma verdadeira batalha difícil para estar perto de competir com as fabricantes atuais da F1. “Acho que a maior desvantagem para um recém-chegado é que eles precisam recuperar o atraso”, disse Christian Horner, cuja equipe Red Bull deve ser a parceira de trabalho da Porsche a partir de 2026.

“Eles têm que tentar cobrir o terreno de praticamente 10 anos desses regulamentos – de know-how e conhecimento que eles não têm”, acrescentou.

O ex-piloto de F1 Christian Danner concorda: “Construir um motor dentro de três anos sob o limite de custo existente é extremamente ambicioso. Tenho certeza de que eles terão uma dificuldade extraordinária em ter um motor competitivo funcionando a tempo para a temporada de 2026”.

“Na Fórmula 1, a disputa é tão brutalmente alta que não tenho solução de como isso pode ser feito a tempo. Mas é claro que quero ver uma Audi boa e bem-sucedida”, concluiu ele ao jornal Donaukurier.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.