Bottas conquista sua primeira vitória na F1 em Sochi

domingo, 30 de abril de 2017 às 10:38
Valtteri Bottas

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas suportou a pressão de Sebastian Vettel nas últimas voltas para obter a primeira vitória de sua carreira na Fórmula 1 no GP da Rússia em Sochi.

O finlandês da Mercedes cruzou a linha apenas 0.617s à frente do alemão da Ferrari, com Kimi Raikkonen subindo ao pódio pela primeira vez na temporada com o terceiro lugar. Lewis Hamilton chegou em uma discreta quarta posição.

Bottas fez uma grande largada, tirando proveito do arranque lento de Raikkonen e logo depois passando Vettel antes da curva 2 para assumir a liderança.

Logo em seguida, a corrida foi neutralizada pelo safety car quando Romain Grosjean e Jolyon Palmer colidiram na curva 2.

Na relargada, Bottas acelerou e gradualmente construiu uma vantagem de mais de quatro segundos sobre Vettel.

Bottas encontrou tráfego antes dos pit-stops, permitindo que Vettel reduzisse a margem para 2.5s antes da Mercedes chamá-lo no final da volta 27 para trocar os ultramacios pelos supermacios.

Vettel permaneceu na pista por mais sete voltas e seu ritmo continuou competitivo; ele retornou pouco mais de quatro segundos atrás de Bottas após sua parada para colocar os supermacios.

Pouco a pouco, o líder do campeonato tirou a diferença, ficando a menos de um segundo em um determinado momento e criando a expectativa de uma chegada emocionante.

Mas Bottas, que pediu “menos conversa” no rádio da equipe nas últimas voltas, se manteve sob controle para suportar a pressão de Vettel e garantir sua primeira vitória em seu 81º GP na F1.

Hamilton teve uma tarde frustrante; ele arrancou bem, mas perdeu terreno na segunda fase da aceleração e continuou em quarto.

O tricampeão mundial reclamou constantemente do superaquecimento de seu carro na primeira metade da corrida e não conseguiu se aproximar de Raikkonen após as paradas, terminando em uma distante quarta colocação.

Max Verstappen também teve uma prova solitária e cruzou a linha de chegada em quinto, bem distante dos quatro primeiros mas confortavelmente à frente de Sergio Perez.

O companheiro de Verstappen na Red Bull, Daniel Ricciardo, abandonou pela primeira vez nesta temporada com um problema no freio traseiro.

A Force India marcou pontos com ambos os carros pela quarta vez consecutiva, com Esteban Ocon em sétimo atrás do companheiro Perez. Nico Hulkenberg foi o oitavo.

Felipe Massa parecia destinado ao sexto lugar antes de ser forçado a fazer uma segunda parada por causa de um pneu furado e cair para nono. Carlos Sainz completou os 10 primeiros.

O estreante Lance Stroll terminou seu primeiro GP em 11º, por pouco não marcando pontos após uma rodada na primeira volta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Valtteri Bottas Mercedes 1h28m08.743s
2 Sebastian Vettel Ferrari 0.617s
3 Kimi Raikkonen Ferrari 11.000s
4 Lewis Hamilton Mercedes 36.320s
5 Max Verstappen Red Bull/Renault 1m00.416s
6 Sergio Perez Force India/Mercedes 1m26.788s
7 Esteban Ocon Force India/Mercedes 1m35.004s
8 Nico Hulkenberg Renault 1m36.188s
9 Felipe Massa Williams/Mercedes 1 volta
10 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1 volta
11 Lance Stroll Williams/Mercedes 1 volta
12 Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault 1 volta
13 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1 volta
14 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 1 volta
15 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1 volta
16 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 1 volta
17 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault freios
18 Romain Grosjean Haas/Ferrari colisão
19 Fernando Alonso McLaren/Honda não largou
20 Jolyon Palmer Renault colisão

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.