Bortoleto revela conselho de Alonso no início da F3
domingo, 2 de novembro de 2025 às 10:15Gabriel Bortoleto revelou que recebeu um mensagem de voz de Fernando Alonso após seu início avassalador na temporada de Fórmula 3, dois anos atrás. Além disso, ele destacou que o conselho ajudou a lidar com a pressão de começar vencendo.
Ele entrou na F3 apenas alguns meses depois de integrar o programa A14 Management, de Alonso. O brasileiro venceu as duas primeiras corridas da temporada e iniciou sua campanha rumo ao título. Entretanto, ele não conseguiu vencer mais provas, mas manteve consistência.
Além disso, Bortoleto terminou várias etapas no pódio e garantiu o campeonato. Nesse sentido, o conselho de Alonso se tornou ainda mais importante.

O conselho de Alonso
Bortoleto compartilhou a mensagem cheia de sabedoria do espanhol, que enfatizava foco e paciência:
“Não espere vencer todas as etapas desta temporada. Em algum momento, seu desempenho vai cair, porque é natural. Só mantenha a cabeça erguida, continue trabalhando e faça sempre o melhor que puder.”
Ele explicou ainda:
“Quando você se acostuma a vencer, pontuar ou ficar no pódio, perder esse ritmo nunca é fácil.”
Portanto, o piloto ressaltou que o conselho ajudou a lidar com altos e baixos, mantendo o foco no objetivo maior: o título. Além disso, ele reforçou que aprender a controlar expectativas foi crucial para sua evolução.
Ascensão rumo à F1
Depois do sucesso na F3, Bortoleto conquistou o campeonato de F2 na temporada seguinte. Assim, garantiu sua promoção para a Fórmula 1, assinando contrato com a Sauber para a temporada atual.
O brasileiro de 21 anos seguirá com a equipe em 2026, quando a Sauber se tornará uma equipe oficial da Audi. Ainda assim, ele pretende manter a evolução constante e transformar cada oportunidade em aprendizado. Consequentemente, a experiência nas categorias de base e o conselho de Alonso se mostram fundamentais para sua adaptação na F1.
A14 Management, audi, campeonato, comentar formula 1, corrida, f2, f3, fernando alonso, formula 1, Gabriel Bortoleto, gestão, pilotos, sauber, titulo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
