Bortoleto punido após erro “extremo” em Las Vegas
domingo, 23 de novembro de 2025 às 9:29
Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto recebeu uma punição de cinco posições no grid para o Grande Prêmio do Catar. A decisão surgiu depois de os comissários classificarem sua manobra em Las Vegas como um erro “extremo”.
Largando em 18º, o brasileiro tentou avançar pela linha interna. Entretanto, ele freou muito tarde e consequentemente atingiu em cheio o Aston Martin de Lance Stroll.
O choque destruiu a asa traseira do canadense, que abandonou imediatamente. Bortoleto ainda continuou por alguns metros; contudo, acabou abandonando pouco depois.

Decisão dos comissários
Após investigar o lance, os comissários aplicaram uma punição de 10 segundos. Contudo, como Bortoleto já tinha abandonado, a sanção foi transformada em uma queda de cinco posições no grid para o Catar. Esse impacto ocorrerá na corrida principal, já que não vale para a sprint.
Além disso, o atual campeão da Fórmula 2 recebeu dois pontos de penalização na superlicença, o que o leva agora a dois pontos no ciclo de 12 meses.
Outras decisões na prova
Enquanto isso, Alex Albon também recebeu um ponto de punição. A decisão veio após sua colisão com Lewis Hamilton. Assim, o piloto da Williams chegou a cinco pontos no período.
Veredito oficial sobre Bortoleto
De acordo com o relatório oficial: “O piloto do carro 5 freou extremamente tarde, e como resultado, colidiu com o carro 18. Mesmo que tenha sido um incidente de primeira volta e primeira curva, não existem circunstâncias mitigadoras”.
“Portanto, a penalização padrão de 10 segundos se aplicaria. Contudo, como o carro 5 abandonou, ela é convertida em punição de grid para a próxima corrida em que o piloto participar, conforme nossas diretrizes”.
Albon Hamilton, aston martin, Bortoleto Catar, comentar formula 1, comissários f1, erro extremo, formula 1, GP de Las Vegas, GP do Catar, lance stroll, punição de Bortoleto, punição F1, superlicença F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.