Bortoleto e o que ele aprendeu com seu ídolo Senna

terça-feira, 6 de janeiro de 2026 às 12:31

Bortoleto homenageia Senna em 2024

Gabriel Bortoleto refletiu sobre o impacto que o saudoso e lendário Ayrton Senna continua a ter em sua carreira no automobilismo. O piloto de 21 anos é próximo de Fernando Alonso e Max Verstappen atualmente. Entretanto, ele gostaria que outro grande nome da F1 estivesse vivo hoje. Assim, ele poderia aprender com seu mestre pessoalmente.

Como brasileiro e tricampeão da F1, Senna é naturalmente o ídolo de Gabriel Bortoleto. O mesmo ocorre com Antonelli e a maioria dos pilotos pelo mundo. Isso acontece apesar das décadas que separam suas épocas na categoria. Além disso, o jovem de 21 anos nunca viu seu compatriota correr, exceto por vídeos.

Mesmo assim, ele admira dois grandes nomes atuais da F1. O bicampeão Fernando Alonso atua como seu empresário. Já o tetracampeão Max Verstappen se tornou um bom amigo. Contudo, Gabriel Bortoleto gostaria que Senna ainda estivesse vivo hoje. Certamente ele gostaria de receber conselhos do próprio ídolo.

“Já pensei nisso e seria ótimo”, disse Gabriel Bortoleto em entrevista ao RacingNews. “Naturalmente, eu adoraria tê-lo conhecido e conversado com ele. Teria sido incrível fazer isso com meu ídolo, afirmou o piloto. Mas às vezes, na vida, não podemos ter tudo.”

Com um toque de melancolia, ele acrescentou que talvez um dia o encontre em outro lugar.

As lições de Ayrton Senna para Gabriel Bortoleto

Bortoleto conseguiu aprender com Senna ao longo dos anos. Ele não apenas assistiu aos vídeos antigos. O piloto também conversou com pessoas que conviveram com Senna na época. Questionado sobre o que havia aprendido, ele detalhou quatro aspectos do caráter de Senna. Tais pontos o ajudaram muito em sua trajetória.

Quero ser VIP
 

Disciplina, dedicação, inteligência e o fato de ser uma ótima pessoa fora das pistas, avaliou Gabriel Bortoleto. “Se você considerar tudo isso, é o que o tornou o piloto que ele foi. É isso que eu aprendi com ele. Não analiso só o piloto na pista, mas também a ótima relação que ele tinha com as pessoas.”

“Uma das coisas que eu também tentei fazer veio de relatos de jornalistas. Ele tentava explicar como se sentia em relação ao carro. Assim, ele ajudava vocês a entenderem o esporte, o que é muito interessante. Pois não é um trabalho fácil o que vocês fazem para mostrar ao mundo nossas ações.”

“Eu acho isso ótimo. Ouvi de muitas pessoas que ele era muito bom nisso. Ele tentava explicar e ajudar as pessoas e os engenheiros. Ele queria que todos entendessem o que ele fazia na pista. Tudo isso o tornou uma lenda e um grande piloto. Ele construiu um legado que dura décadas e durará para sempre.”

A partir desse aprendizado, Gabriel Bortoleto busca evoluir em sua própria equipe. O suporte técnico e a dedicação mental formam a base do seu crescimento. Ele mantém o foco constante no aperfeiçoamento profissional. Portanto, a influência de Senna permanece viva na nova geração de pilotos de Fórmula 1 há mais de 30 anos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.