Bortoleto busca pontos no GP da Holanda de F1
sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 16:30Bortoleto retorna motivado após pausa de verão
O brasileiro Gabriel Bortoleto está pronto para mais um desafio em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Neste fim de semana, o piloto de 20 anos representará a Stake F1 Team | Kick Sauber no Grande Prêmio da Holanda, 15ª etapa do Mundial. A prova marca o retorno da categoria após três semanas de pausa para as férias de verão na Europa.
Além de motivado, Bortoleto chega a Zandvoort em fase positiva. Antes da pausa, conquistou três resultados seguidos na zona de pontuação. Assim, já soma 14 pontos e ocupa a 17ª posição no campeonato de pilotos, confirmando a evolução consistente que vem mostrando ao longo de 2025.
“Estou muito animado para este retorno. As três semanas de pausa foram fundamentais para recarregar as energias, mas também para me manter em atividade. Trabalhei muito no simulador, tanto na fábrica em Hinwil quanto em casa, além de manter o condicionamento físico em dia”, comentou o paulista.

Circuito desafia piloto brasileiro
O Autódromo de Zandvoort representa um grande desafio para Bortoleto. Sua última corrida na pista aconteceu em 2022, ainda na FRECA, com carros bem menos potentes que os da F1. Por isso, a preparação para este fim de semana exigiu ajustes intensos. “Praticamente tive que começar minha preparação do zero para esta etapa. A diferença de potência e downforce é gigantesca comparada ao que conhecia da pista”, explicou o brasileiro.
No entanto, o esforço nas férias já trouxe resultados imediatos. No primeiro treino livre desta sexta-feira, Bortoleto mostrou boa adaptação e terminou em nono lugar com 1min11s509. Já no segundo treino, focado em ritmo de corrida, marcou 1min11s320 e ficou em 13º.
“Os treinos foram muito produtivos. Conseguimos trabalhar tanto no ritmo de classificação quanto na preparação para a corrida. O carro está se comportando bem e me sinto confiante para o restante do fim de semana”, avaliou.
Tradição e história em Zandvoort
Zandvoort é uma das pistas mais tradicionais da Fórmula 1. Inaugurado em 1948, o circuito recebeu corridas entre 1952 e 1985 e voltou ao calendário em 2021, após grande reforma. Desde então, o traçado recuperou seu prestígio.
Com 4.259 metros de extensão, 14 curvas e duas zonas de DRS, a pista exige precisão máxima dos pilotos. Além disso, a corrida de domingo terá 72 voltas. O recorde da pista, por outro lado, pertence a Lewis Hamilton, com 1min11s097 registrado em 2021.
Circuito de Zandvoort, comentar formula 1, F1 Holanda 2025, formula 1, Gabriel Bortoleto, GP da Holanda, Grande Prêmio de Zandvoort, pilotos f1 2025, sauber f1, Stake F1 Team Kick Sauber, treino livre f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.