Binotto: Vaias foram para a FIA, não para Verstappen

segunda-feira, 12 de setembro de 2022 às 16:15

Os tifosi em Monza

Mattia Binotto disse que a torcida ferrarista italiana, conhecidos como tifosi, vaiaram a FIA pelo final melancólico atrás do safety-car e não o vencedor do GP da Itália, Max Verstappen.

Tendo ficado confortavelmente à frente, a vitória de Verstappen em Monza acabou sendo confirmada atrás do safety-car após a quebra da UP de Daniel Ricciardo a seis voltas do final entre as duas curvas de Lesmo.

A FIA foi criticada por sua escolha de ficar com os carros enfileirados atrás do safety-car até o final, em vez de mostrar as bandeiras vermelhas, e as críticas não foram mais ferozes do que as declarações que saíram de Ferrari.

Binotto classificou o clímax como “simplesmente errado” e disse que a Fórmula 1 como esporte merecia mais. O diretor de prova não quebrou o regulamento como Michael Masi fez em Abu Dhabi 2021, mas no faltou-lhe presença de espírito ao dar bandeira vermelha para a corrida poder terminar com algumas voltas de intensas batalhas. Por isso os fãs da Ferrari expressaram seu descontentamento.

Quando Verstappen deu sua entrevista imediatamente após a vitória, vaias altas foram ouvidas pelo microfone e continuaram na cerimônia do pódio.

O holandês minimizou as vaias, que se tornaram cada vez mais comuns no esporte, como para Verstappen em Silverstone ou para Lewis Hamilton no ano passado em Zandvoort, e disse que estava mais focado em aproveitar o momento.

Binotto tirou a culpa do tiofsi argumentando que, ao vaiar Verstappen, os fãs estavam vaiando a FIA e sua tomada de decisão.

“Vaiar um piloto nunca é bom, especialmente Max, o piloto mais rápido na pista e um vencedor merecedor, não é bom”, disse Binotto.

“As vaias da nossa torcida foram para a FIA e simplesmente vaiando o vencedor, estava tentando vaiar a FIA.”

“Os tifosi lá fora acreditavam que o safety-car poderia ter terminado e poderíamos ter algumas voltas para o show de hoje, para as batalhas na pista.”

Com a vitória, Verstappen ficou 116 pontos à frente de seu rival Ferrari e pode garantir o título na próxima corrida em Cingapura, caso os resultados sejam favoráveis.

O piloto da Red Bull precisaria vencer e ter Leclerc e Sergio Perez terminando fora dos pontos para que seu segundo título seguido seja confirmado.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.