Binotto revela por que a Ferrari não inverteu as posições

segunda-feira, 14 de novembro de 2022 às 9:08

Carlos Sainz e Charles Leclerc

A Ferrari decidiu manter Carlos Sainz à frente do companheiro de equipe Charles Leclerc no GP de São Paulo por temer uma punição de tempo, revelou Mattia Binotto.

No final da corrida, Leclerc pediu para Sainz ceder sua posição no pódio na tentativa de ganhar pontos extras sobre Sergio Perez em sua batalha pelo vice-campeonato mundial.

Entretanto, a Scuderia recusou o pedido, significando que Leclerc marcou 12 pontos pelo quarto lugar. Perez chegou em sétimo, um resultado que deixou os dois empatados com 290 pontos antes da final em Abu Dhabi.

Após a prova, Binotto explicou como a confusão com Yuki Tsunoda deixou a Ferrari preocupada com uma troca de posições em meio à sua disputa com a Mercedes no campeonato de construtores.

Tsunoda estava uma volta atrás, mas o piloto da AlphaTauri se tornou um personagem importante na corrida da Ferrari quando uma brecha nos sistemas da FIA foi exposta durante um safety car.

Por causa disso, o japonês não pôde descontar uma volta e ficou preso entre os primeiros colocados na relargada.

No recomeço, ele foi rapidamente para o lado esquerdo da pista e saiu do caminho, mas Binotto revelou que a equipe acreditava estar sendo investigada pelo incidente.

“Primeiro, inverter os dois carros na última volta certamente seria complicado porque Charles tinha Fernando (Alonso) e Max (Verstappen) logo atrás”, explicou o italiano à mídia.

“Nós sabíamos que estávamos sendo investigados pelo que aconteceu atrás do safety car com Tsunoda. Fomos liberados pela direção de prova naquele momento, então estávamos confortáveis, mas sem uma conclusão, teria sido arriscado”.

“Porque uma punição de cinco segundos, por exemplo, teria feito Carlos perder mais de uma posição. Portanto, para o campeonato de construtores, certamente foi melhor manter as colocações e as diferenças na pista”.

Nos construtores, a Ferrari tem uma vantagem de 19 pontos sobre a Mercedes antes da corrida final da temporada e busca seu melhor resultado desde 2019.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.