Binotto: “Ninguém mais duvida” do compromisso da Audi com a F1
sexta-feira, 7 de março de 2025 às 10:47
Mattia Binotto
Mattia Binotto parece preparado para ver os carros da Sauber mais uma vez no fundo do grid da Fórmula 1 em 2025.
Esta temporada é a última antes que a equipe suíça conclua sua transição para se tornar Audi a partir de 2026.
“Estamos no início da jornada para transformar a Sauber na equipe Audi de F1 e finalmente em uma equipe de ponta”, declarou o italiano, que retornou à categoria no ano passado após perder seu cargo de chefe da Ferrari em 2022.
Binotto está supervisionando a transição da Sauber para a Audi, e ele disse à Auto Motor und Sport da Alemanha que o objetivo é “lutar pelo campeonato mundial em 2030”.
“Temos cinco temporadas pela frente até lá. Desses cinco anos, os três primeiros serão usados para construir a equipe e os dois seguintes para consolidar e ajustar a fim de que possamos atingir nossos objetivos”.
“Você não pode alcançar essa transformação em uma temporada ou alguns meses. Onde estamos? A equipe ainda não está onde queremos. Nem em termos de mão de obra nem de ferramentas. Mas vemos o crescimento necessário”.
Portanto, a meta para 2025 é simplesmente dar outros passos na estrada para o futuro – por exemplo, adicionando mais 200 pessoas à equipe e trabalhando na criação da nova instalação secundária com sede no Reino Unido.
Binotto admite que os resultados deste ano não são muito importantes.
“Estamos em uma situação diferente dos outros. Temos de melhorar. Nosso projeto precisa ser confiável e atraente. Isso torna mais fácil para nós atrair pessoas, patrocinadores e motivar a equipe existente”.
Então, em termos do carro de 2025, tudo o que Binotto quer é uma demonstração “de que aprendemos e entendemos” as lições da temporada anterior.
“Não podemos esperar até 2026 para provar isso, então, para mim, 2025 é uma temporada importante. Esperamos um bom começo, o que nos permitirá focar em 2026 o mais cedo possível. Pode haver mais de uma atualização, mas não haverá muitas”.
Binotto também espera que a velha percepção de que Audi e Volkswagen podem estar se arrependendo da decisão de entrar na F1 desapareça em 2025.
“A Audi está apoiando totalmente isso e acho que ninguém mais duvida. O fato do fundo soberano do Catar estar envolvido no projeto foi uma mensagem importante. Também envia a mensagem internamente de que este é um compromisso de longo prazo da Audi”.
Para 2026, a Audi pretende fornecer motores apenas para sua própria equipe, mas Binotto diz que será pelo menos importante seguir o exemplo de rivais formando alianças políticas dentro do pit lane.
“Esse é um bom ponto. Há algumas equipes que não estão em nenhuma aliança. Seria bom se essas equipes formassem uma”.
audi, compromisso, f1, formula 1, mattia binotto, noticias f1, sauber
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.