Bicampeão Ricardo Baptista é o primeiro pole da Porsche GT3 Cup em Cascavel

sexta-feira, 22 de maio de 2015 às 20:34

Ricardo Baptista

Cascavel correspondeu com louvor aos bólidos da Porsche GT3 Cup Challenge. Teve de tudo no primeiro dia de tomadas de tempo da história da categoria na pista do oeste paranaense: mais de uma dezena de pilotos no mesmo segundo nas duas categorias, escapadas de pista, batidas… E mais um exemplo do espírito esportivo que caracteriza o maior evento de Gran Turismo do automobilismo nacional.

Melhor para o bicampeão Ricardo Baptista, responsável pela primeira pole position da classe Cup no Autódromo Zilmar Beux. Depois de protagonizar todos os treinos livres e opcionais, o piloto do carro #27 foi quarto no Q1 e o mais veloz no Q2, para escrever seu nome na história da categoria na pista mais veloz do calendário.

“Consegui me adaptar muito bem à pista, que não conhecia. É traçado de alta velocidade, onde tem que ser agressivo. Gostei desde o primeiro treino e mantive sempre entre os primeiros. Fui coroado com a pole position, um resultado muito bom: a primeira pole do ano”, disse o piloto, que nas duas saídas para pista fez questão de ser o primeiro a deixar o box. “A ideia era sair no começo dos treinos mesmo. Como a pista aqui é muito curta, ficar no meio do pelotão pode ser perigoso, o piloto pode se atrapalhar. Então o plano era garantir logo a volta. E deu certo.”

Ao seu lado parte o também bicampeão Constantino Jr com o carro #00. Ele mostrou muita precisão na tomada de tempo, depois de dificuldades nos treinos livres.

“Participei das três sessões de treino e não foram felizes na questão do timing. Na hora do pneu novo deu bandeira vermelha, depois mudamos o ajuste e o treino não recomeçou… Então passei um dia bem sofrido no que tange a me entender com a pista e buscar o melhor acerto. Na tomada ainda bem consegui sintetizar tudo, evoluí bastante, mudei a tocada: e foi feliz, foi muito bom”, disse o atual campeão.

Quem abre a terceira fila é o jovem Pedro Piquet, que deve sua posição no grid a Gui Affonso. No último treino livre, o jovem campeão da Fórmula 3 Brasil bateu forte na entrada da reta oposta. Como seu carro não ficaria pronto para a classificação e o competidor do carro #4 estava no outro grupo do Q1, Gui emprestou seu Porsche para Pedro.

“A coisa que mais eu gosto nesse evento aqui é o espírito de amizade, que é a coisa que eu mais preso na vida. Por acaso, o acidente do Pedro foi exatamente na minha frente. Quando eu vi, imaginei a frustração do Pedro em não poder classificar: um jovem que está disputando o campeonato com toda garra, um enorme talento do automobilismo brasileiro. Cheguei ao box e imediatamente tive a ideia, já que o espírito de amizade é este. Pedi ao meu coach Roberto Moreno que oferecesse ao Nelson o carro, já que estávamos cada um em um grupo. E fico orgulhoso que tenham aceitado”, narrou Gui Affonso, dono do 17º tempo na classificação e melhor representante da classe Master na tomada.

“Agradeço ao Gui Affonso a gentileza de me ceder o carro para o quali. Estava igualzinho ao meu. O episódio mostra bem o espírito da Porsche Cup: carros idênticos e competidores com enorme espírito esportivo”, elogiou o mais jovem representante do clã Piquet nas pistas.

O melhor representante da divisão de entrada no grid mais uma vez é Daniel Schneider com o carro #77. Ele parte em quarto, ao lado de Piquet. “No momento eu espero é acabar a corrida. No Velo Città achei que ia bem e não consegui terminar a prova, então vamos trabalhar passo a passo para chegar bem no final. O grid está bem apertado, em menos de um décimo você sai de quarto para primeiro, então a corrida vai ser muito disputada. O que mais quero é andar bem, consistente, acabar a prova e então ver o resultado que deu”, afirmou o catarinense.

Em quinto no grid, outro competidor da Cup Sport, Sylvio de Barros. Protagonista do Q1, o competidor do carro #5 escapou da pista no Q2 quando tentava melhorar sua marca. “É um lugar incrível, pena ter batido no Q2. Acertar o Bacião é muito difícil e consegui uma boa tomada. A gente vai aprendendo o limite do carro a cada treino, e o limite é muito maior do que a gente imaginava a princípio: o que o carro faz de curva é um espetáculo. Estou muito feliz em largar entre os cinco”, contou o bicampeão da classe Challenge, que neste ano faz temporada completa na Cup.

A Challenge teve também suas duas tomadas de tempo nesta sexta-feira, com poles para o líder JP Mauro e Cristiano Piquet, vencedor das duas provas da rodada dupla do Velo Città no mês passado.

“Perfeito não foi, mas foi muito bom. Andamos muito bem na primeira classificação, na segunda infelizmente dei uma errada, saí da pista e furei o pneu, perdendo a chance de repetir a pole. Amanhã espero vir bem nas duas corridas, gostei da pista e estou bem esperançoso. Vou trabalhar para manter os 50 kg no meu carro”, falou JP, que carrega a carga máxima de lastro em virtude da primeira posição na tabela.

Já Cristiano Piquet foi mais cauteloso ao projetar a disputa da coroa da temporada. “Ainda é muito cedo para falar de campeonato. A pole position é dedicada à equipe, que fez um trabalho maravilhoso com o carro e o colocou numa condição em que eu tinha a obrigação de fazer a pole position”, disse o competidor do carro #8.

Os dois pilotos da Challenge Sport mais bem classificados na tomada foram Tom Filho, que larga em quarto na corrida 1, e o chileno Gonzalo Huertas, que parte em terceiro na segunda prova.

“É maravilhosa a experiência aqui. Sempre quis correr de Porsche. Competi em outras modalidades, superbike, rally, motocross. Atualmente o Campeonato Chileno de Superbike. Surgiu a possibilidade de correr aqui e de carro e aceitei na hora. Estou muito contente e ficaria feliz de ver em outra. Vamos ver amanhã. Se chegar no pódio será muito bom”, afirmou o primeiro representante do Chile no grid da categoria.

Tom Filho destacou seu poder de reação entre as duas tomadas de tempo realizadas na tarde desta sexta-feira. “Tive um probleminha no rolamento do eixo traseiro antes de sair pro quali. Trocaram a peça mas, saí com o carro um pouquinho desalinhado. Fui muito mal no primeiro quali porque fiquei encanado com isso. Mas no segundo acho que finalmente consegui encontrar meu lugar em Cascavel. Amanhã vou pra cima para segurar meus pontinhos. Baixei seis décimos de um treino para outro com o carro desalinhado pra direita e fiquei muito feliz”, contou o piloto do carro #19.

As corridas serão realizadas no sábado, a partir das 10h. O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band e Sportv mostram as corridas em VT.

Porsche GT3 Cup – Cascavel – Corrida 1 grid:
1. Ricardo Baptista 1min05s010
2. Constantino Junior 1min05s051
3. Pedro Piquet 1min05s069
4. Daniel Schneider 1min05s094
5. Sylvio de Barros 1min05s189
6. Franco Giaffone 1min05s209
7. Ricardo Rosset 1min05s224
8. Pedro Queirolo 1min05s276
9. Gil Farah 1min05s376
10. Lico Kaesemodel 1min05s408
11. Carlos Ambrósio 1min05s526
12. Rodolfo Ometto 1min05s625
13. Eduardo Azevedo 1min05s690
14. Miguel Paludo 1min05s928
15. Marcel Visconde 1min06s017
16. Adalberto Baptista 1min06s074
17. Gui Affonso 1min06s112
18. Sérgio Ribas 1min06s272
19. Marcio Basso 1min06s544
20. Guilherme Figueiroa 1min06s805
21. Marcelo Stallone 1min07s890

Porsche GT3 Challenge – Cascavel – Corrida 1 grid:
1. Cristiano Piquet 1min06s891
2. Elias Azevedo 1min06s959
3. JP Mauro 1min06s960
4. Tom Filho 1min07s184
5. Rodrigo Mello 1min07s222
6. Gonzalo Huerta 1min07s505
7. Ramon Alcaraz 1min07s547
8. Fabio Alves 1min07s617
9. Marcelo Sarcinella 1min07s726
10. Marcio Mauro 1min07s918
11. Vitor Scheid 1min08s342

Porsche GT3 Challenge – Cascavel – Corrida 2 grid:
1. JP Mauro 1min07s027
2. Cristiano Piquet 1min07s186
3. Gonzalo Huerta 1min07s208
4. Elias Azevedo 1min07s291
5. Rodrigo Mello 1min07s558
6. Marcio Mauro 1min07s630
7. Vitor Scheid 1min07s633
8. Marcello Sarcinella 1min07s756
9. Fabio Alves 1min07s774
10. Tom Filho 1min07s777
11. Ramon Alcaraz 1min07s812

Programação – Etapa 2: 
Sábado, 23 de maio:
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
11h – 11h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
12h20 – 13h – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
13h15 – 13h45 – Visitação de Box
13h30 – 14h15 – Porsche Experience
14h15 – 14h55 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.