Bia Figueiredo visita AACD e GRAACC

segunda-feira, 25 de abril de 2011 às 13:17

bia_figueiredo.01Nesta semana de corrida da Fórmula Indy em São Paulo, Ana Beatriz Figueiredo tem dois compromissos diferentes, e, para ela, especiais.

Ela visitará dois dos mais importantes projetos de solidariedade da capital paulista e do Brasil: a GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), na tarde de terça-feira, atendendo a convite de voluntárias da entidade, e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), na condição de embaixadora da Racing for Kids, instituição norte-americana apoiada pela Indy.

“A primeira vez que eu fiz uma visita a crianças pela Racing for Kids foi em 2008, quando corria na Indy Lights. Fui com o intuito de dar um pouco de alegria para elas. Mas quem acabou me alegrando foram as crianças. Fico emocionada com a vontade e alegria  de viver delas, por mais difíceis sejam as suas limitações, e me sinto abençoada por ter a saúde e oportunidade que fazer o que amo: correr de carro. É um contato muito especial para mim”, ela conta.

Criada em 1989, em Detroit, a Racing For Kids usa a popularidade dos esportes automobilísticos para chamar a atenção de seu público e arrecadar fundos para tratamentos médicos infantis. A instituição já promoveu visitas a mais de 24 mil crianças em 475 hospitais dos Estados Unidos, Canadá, México, Japão e Austrália, arrecadando mais de US$ 5,4 milhões para doações a instituições de apoio a causas infantis.

Nos últimos três anos, Bia fez várias visitas pela Racing for Kids em cidades onde correu nos Estados Unidos, e, no Brasil, em 2010, visitou a Cruz Vermelha, também a convite, na programação de Natal. “É sempre muito legal. Vou com o intuito de alegrar as crianças e aprender sobre a vida”, conclui a pilota da Ipiranga Racing.

AACD e GRAACC

As duas visitas em São Paulo são coordenadas por Ana Luiza Figueiredo, irmã de Bia, atuante no terceiro setor. “Escolhemos a AACD porque é uma das mais respeitadas organizações, referência para outras instituições, por sua competência e estrutura. Assim como aceitamos o convite das voluntárias da GRAACC pelas mesmas razões”, ela explica.

Fundada em 1950 pelo médico Renato da Costa Bomfim para promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente crianças e adolescentes, hoje a AACD faz mais de cinco mil atendimentos diários. Em 2010, beneficiou mais de 1,347 milhão de pessoas com serviços de terapia, cirurgias e aulas, oferecidos em vários endereços em São Paulo, em Osasco, na Grande São Paulo, em São José do Rio Preto, interior paulista, e no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Criado em 1991, o GRAACC mantém o Instituto de Oncologia Pediátrica, referência na América Latina em tratamento e pesquisa do câncer, através de parceria com a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, com certificação ISO 9001, e a Casa Ronald McDonald de São Paulo. Anualmente, faz mais de 15 mil consultas, mais de mil cirurgias, mais de 20 transplantes de medula e mais de 11 mil sessões de quimioterapia. Com orçamento anual acima de R$ 50 milhões, atende 300 novos casos/ano, totalizando atualmente mais de cinco mil crianças e adolescentes atendidos.

Bia Figueiredo

Única brasileira em uma categoria top do automobilismo internacional e única brasileira a correr nas 500 Milhas de Indianápolis, Bia Figueiredo é a única mulher a vencer na Fórmula Renault, três vezes, em 2005; a primeira mulher a vencer na Indy Lights, duas vezes, em 2008 e 2009; e a única mulher a competir e vencer no Desafio das Estrelas, torneio de kart organizado por Felipe Massa, em 2010. Depois de disputar quatro corridas da Indy no ano passado, nesta temporada ela disputa o campeonato da categoria, na condição de estreante.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.