Bernie Collins questiona futuro de Hamilton na Ferrari
domingo, 10 de agosto de 2025 às 9:00Collins questiona futuro de Hamilton na Ferrari
O heptacampeão Lewis Hamilton enfrenta um início difícil na Scuderia Ferrari. Por essa razão, a ex-estrategista da Aston Martin, Bernie Collins, levantou dúvidas sobre a capacidade da equipe e do piloto de se recuperarem. A princípio, ela aponta para a necessidade de um “reset” para a dupla. Assim sendo, o britânico ainda não conquistou pódios nas 14 primeiras etapas da temporada.
Hamilton tem dificuldades para se adaptar ao carro, o SF-25. Além disso, ele atingiu um novo ponto baixo na Hungria, descrevendo-se como “inútil” após ser eliminado no Q2. Enquanto isso, no mesmo fim de semana, seu colega de equipe, Charles Leclerc, garantiu a pole position. Aliás, Leclerc já obteve cinco pódios em 2025 e marcou 42 pontos a mais que Hamilton.
Antes do começo da temporada, a mudança de Hamilton para a equipe de Maranello gerou muita expectativa. No entanto, também causou preocupações sobre a fase de adaptação. Essa adaptação, portanto, ainda está em curso.

Dificuldades na adaptação e desempenho do carro
Bernie Collins destacou dois fatores principais para a situação atual. Primeiramente, Hamilton está se acostumando ao SF-25. Em segundo lugar, o carro não é tão competitivo quanto ele esperava.
Ao ser questionada pelo Sky F1 sobre o que deu errado para Hamilton, Collins explicou: “Havia muita expectativa, um entusiasmo imenso. A ideia era a união perfeita: Lewis na Ferrari, reacendendo sua paixão e trazendo as performances de antigamente. Falou-se muito sobre o oitavo título, caso a Ferrari pudesse construir um bom carro.”
Ainda assim, Collins ressaltou as dificuldades de integração. “Falou-se muito sobre como seria difícil a adaptação à equipe. Uma cultura completamente diferente, um carro distinto, outro motor. São coisas às quais Lewis se acostumou por grande parte da sua carreira, e estamos vendo essa dificuldade de adaptação se manifestar”, disse ela.
A estrategista ainda ressalta a frustração de Hamilton por não conseguir tirar o melhor proveito do carro, mesmo com Leclerc conquistando a pole. “Existem dois fatores em jogo, e por isso é preciso um ‘reset’. Não sei se o final do ano pode ser revertido. Claro que Lewis e a Ferrari esperam que sim, mas eles precisam se preparar para estar na posição mais forte possível no próximo ano”.
Bernie Collins, Charles Leclerc, comentar formula 1, desempenho Hamilton, estratégias de corrida, F1 2025, ferrari, formula 1, hungria, lewis hamilton, maranello, pole position, SF-25
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.