Berger: Verstappen é o “melhor piloto de todos os tempos”

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 às 9:22

Max Verstappen

Gerhard Berger está cada vez mais convencido de que Max Verstappen é o “melhor piloto de corrida do mundo de todos os tempos”.

É uma grande afirmação do austríaco, principalmente porque ele já foi companheiro de equipe de Ayrton Senna na McLaren.

Porém, ele disse ao jornal Kronen Zeitung que “nunca na minha vida” viu um piloto dominar tanto quanto Verstappen em 2023 – com 19 vitórias em 22 GPs.

“Max é um piloto de corrida que sempre dá 120%”, declarou Berger. “Exatamente como Senna ou Schumacher costumavam fazer, ou Hamilton faz agora”.

“Mas tenho certeza que Max está de volta ao simulador e já brincando novamente com todos os seus carros de corrida”.

Verstappen é o piloto mais dedicado que o esporte já viu?

“Com certeza”, respondeu Berger. “Ele simplesmente vive para o esporte – para a F1 – com cada fibra de seu corpo. Essa é sua paixão. Para mim, ele é o melhor piloto de corrida do mundo de todos os tempos”.

Para Berger, a parte mais impressionante do terceiro título consecutivo de pilotos de Verstappen este ano não foram seus 21 pódios em 22 possíveis – mas sua pilotagem perfeita.

“É exatamente isso que se tornou a maior desvantagem para Helmut Marko”, sorriu Berger. “Porque Max não precisa dele. Sem nenhum erro, Helmut simplesmente não tem nada a criticar”.

Portanto, a performance de Sergio Perez no outro carro é um forte contraste.

“Sim”, concorda Berger. “Se você juntar Max e Perez, na média Helmut tem algo a fazer novamente. Olhando a ultrapassagem de Leclerc sobre Perez na última volta em Las Vegas, devo dizer que nem mesmo um iniciante comete tal erro”.

Falando de Marko, o principal consultor da Red Bull disse ao mesmo jornal há poucos dias que espera um desafio muito maior para permanecer no topo em 2024.

“Tais declarações são típicas”, insiste Berger. “Helmut está apenas tentando aliviar um pouco a pressão. Pessoalmente, vejo outro ano sombrio para todos os competidores da Red Bull”.

Lewis Hamilton, da Mercedes, parece concordar com isso, já que recentemente colocou em dúvida a capacidade de qualquer equipe de reduzir uma diferença tão grande em um único inverno.

“Essa é apenas a linguagem da F1 para que ele possa começar o novo ano com menos pressão”, explicou Berger.

“Apesar de eu ver a Red Bull como favorita clara, a F1 costuma surpreender. Alguma coisa sempre pode acontecer. De qualquer maneira, estou realmente ansioso por 2024”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.