Berger: F1 precisa decidir se quer corridas na chuva

terça-feira, 31 de agosto de 2021 às 9:12

Gerhard Berger

Gerhard Berger diz que a Fórmula 1 deveria pensar se quer banir definitivamente as corridas na chuva.

A grande discussão na categoria hoje é se duas voltas atrás do safety car não devem mais ser consideradas uma “corrida” oficial.

“Quando você vê as fotos do pódio com seus troféus no jornal, isso na realidade não é certo”, declarou o austríaco à Servus TV.

“A situação era difícil, eu entendo isso, mas acho que eles precisam decidir se querem correr na chuva ou não. Os americanos certa vez disseram na NASCAR que eles simplesmente não plotam na chuva”.

De sua perspectiva, Berger não vê nada de errado se a F1 prosseguir com as provas no molhado.

“Você sabe onde é perigoso e há aquaplanagem. Em toda a minha carreira, houve apenas uma corrida realmente crítica. Porém, nós dissemos ‘tudo bem, é difícil, mas vamos em frente!’”

Quanto à chuva torrencial de domingo em Spa-Francorchamps, Berger admite que estava “perigoso”, mas “eu acho que era possível pilotar”.

“Nós também temos boas áreas de escape”, insistiu ele. “Se a água é drenada até certo ponto, é possível. Você só precisa tirar o pé do acelerador”.

Berger concorda com aqueles argumentando que domingo foi essencialmente uma falha de liderança na F1.

“Em nossa época, a liderança era muito forte. Bernie Ecclestone tomava as decisões e ele era extremamente claro. Eu me lembro quando ele iniciou aquela corrida em Adelaide (1991)”.

Entretanto, isso não significa que Berger critica Michael Masi, diretor de prova da F1.

“Ele faz um bom trabalho. Nesses casos, há questões bem maiores com o seguro e muito mais. Mas os fãs esperando 10 horas na chuva e ficando sem nada para ver – isso não pode acontecer”.

“É sempre mais fácil falar no dia seguinte, mas desculpe – minha opinião é que se há corridas no molhado na F1, eles precisam correr nessas condições”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.