Ben Sulayem satisfeito com a transparência da FIA em 2022

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 às 10:01

Mohammed Ben Sulayem

Mohammed Ben Sulayem elogiou a FIA por seu trabalho transparente em 2022, citando o GP do Japão de Fórmula 1 como um exemplo.

Em Suzuka, um trator entrou na pista com os carros ainda em alta velocidade atrás do safety car depois da batida de Carlos Sainz na primeira volta.

A visibilidade estava ruim e alguns pilotos relataram que nem sequer estavam cientes do veículo de recuperação até retornarem aos pits.

Pierre Gasly recebeu uma punição por excesso de velocidade após a bandeira vermelha ser mostrada e criticou a presença do trator, considerando que o acidente fatal de Jules Bianchi ocorreu em condições similares oito anos atrás.

Entretanto, a FIA agiu rapidamente e lançou uma investigação do incidente.

“Nós estamos fazendo mudanças novamente porque estamos evoluindo”, declarou Ben Sulayem à mídia no GP de Abu Dhabi.

“Naquela oportunidade, talvez o relatório (do GP de Abu Dhabi de 2021) talvez não tenha sido suficiente, mas foi uma boa tentativa de transparência. Agora, confiem em nós todas as vezes que tivermos um problema”.

“Veja a questão do Japão, nós fizemos um relatório detalhado e ele estava no site da FIA antes da corrida seguinte para garantir que nada ficasse pendente”.

Duas das maiores histórias da temporada 2022 foram os efeitos dos quiques e a violação do teto orçamentário da Red Bull – que aceitou um acordo com a federação (ABA) e as punições subsequentes.

Ao ser questionado sobre o relatório do ABA, Ben Sulayem apontou que ele foi transparente. Ele também explicou seu trabalho com todas as equipes e pilotos para minimizar os efeitos dos quiques.

“Com os quiques, eu telefonei para 20 pilotos e 10 chefes de equipe, fiz 30 ligações e depois mais uma para a FOM e Stefano (Domenicali)”, disse ele. “Nós os escutamos e elaboramos a diretiva técnica que entrou em vigor na Bélgica”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.