Batidas na sexta-feira comprometeram performance da Mercedes

quarta-feira, 13 de julho de 2022 às 14:44

Mike Elliott

A Mercedes revelou todos os danos causados por dois acidentes na classificação de sexta-feira da Áustria, que comprometeram o resto do fim de semana.

Lewis Hamilton sentiu o potencial de ficar entre os três primeiros com o seu W13 na sexta-feira no Red Bull Ring, com seu desempenho na classificação sugerindo que ele estava na disputa para alcançar esse objetivo.

Isso foi até o Q3, quando Hamilton bateu fortemente nas barreiras na curva 7, com o companheiro de equipe George Russell também batendo seu W13 logo após o reinício na curva 10.

Hamilton foi forçado a trocar o chassi após esse incidente, mas o trabalho de reparo nos dois carros se estendeu muito mais.

Falando no vídeo do GP da Áustria da Mercedes, o diretor técnico Mike Elliott disse: “Quando você bate dois carros, sempre será um fim de semana muito difícil a partir de então.”

“Tivemos muitos danos nos carros, quebramos os dois assoalhos, quebramos as duas asas traseiras, danificamos bastante a suspensão, no carro de Lewis também danificamos a asa dianteira e tivemos alguns danos estéticos ao chassi. Então, foram danos que podemos reparar, mas não reparar perfeitamente em um fim de semana. Isso significou reconstruir completamente o carro de Lewis do zero”.

Neste ponto, a falta de peças de reposição tornou-se um grande problema para a Mercedes.

Com apenas um assoalho sobressalente e asa traseira, a Mercedes teve que criar outro assoalho a partir das partes recuperáveis dos envolvidos nos acidentes, enquanto a asa traseira foi dada a Hamilton para ajudá-lo a passar pelo pelotão, tendo começado a corrida sprint de sábado em P9.

Isso deixou Russell competindo com uma asa traseira que não era ideal para o Red Bull Ring.

“Significou também tentar construir um assoalho de dois”, continuou Elliott. “Tínhamos um sobressalente completo que cabia e tivemos que tirar o melhor proveito dos dois assoalhos quebrados para construir outro.”

“E isso também significou que estávamos comprometidos com a asa traseira de George porque tínhamos apenas uma asa traseira completa que escolhemos encaixar no carro de Lewis porque ele teria que passar pelo grid, o que significou que George teve que usar uma asa traseira que provavelmente não tinha o nível ideal de downforce, era um pouco demais para aquele circuito.”

“Tendo reconstruído os carros, também tivemos que ajustar a configuração novamente e você tem tempo muito limitado no TL2 para fazer isso e isso sempre seria outro compromisso e, finalmente, danificar tanto os dois carros quanto fizemos na sexta-feira, significou que os pilotos ficaram numa posição em que se danificássemos qualquer um dos carros na corrida sprint, poderíamos ficar numa posição em que não poderíamos correr no domingo.”

“Então, tudo isso tem que ser levado em consideração e tudo isso compromete seu fim de semana, porque os pilotos não podiam arriscar bater novamente.”

Hamilton conseguiu se recuperar para marcar um pódio em P3, seu terceiro consecutivo, enquanto a corrida de Russell foi prejudicada por uma colisão na primeira volta com Sergio Perez e a punição de cinco segundos resultante.

Ele, no entanto, foi capaz de alcançar a bandeira quadriculada em P4.

AS - www.autoracing.com.br

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