Barcelona pretende retirar a chicane para a F1

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022 às 10:45

Chicane de Barcelona

O Circuito de Barcelona-Catalunha está planejando realizar corridas de Fórmula 1 sem a última chicane visando facilitar as ultrapassagens.

A chicane das curvas 14 e 15 foi adicionada em 2007 por razões de segurança. Anteriormente, os carros contornavam duas curvas de alta velocidade à direita antes da reta principal.

Para fazer as alterações, eles precisam garantir que o circuito cumpra as exigências de segurança e receba a licença Grau 1 da FIA, necessária para sediar corridas de F1. Isso incluiria aumentar a área de escape e sistemas de segurança naquelas curvas.

No momento, a pista só tem uma licença Grau 1 para sediar provas com a chicane, mas um porta-voz disse ao racingnews365.com que o plano é homologar o traçado sem ela.

“A intenção é homologar a pista sem a chicane no começo de 2023 (final de janeiro ou fevereiro). Porém, o circuito com a chicane continuará o mesmo”, declarou ele.

“Quando a homologação for feita, todos os promotores estarão em posição de escolher em qual traçado eles querem competir (com ou sem a chicane)”.

Barcelona foi criticada no passado pela falta de oportunidades para ultrapassar, com o DRS não sendo efetivo na reta principal.

Vários pilotos sugeriram mudanças, incluindo George Russell, que acredita que é uma das piores pistas para correr. Carlos Sainz também expressou seu desejo de ver um retorno ao traçado antigo após o evento de 2021.

O circuito voltou a uma versão mais antiga e aberta de sua curva 10 em 2021.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.