Barcelona “não considera” esquema rotativo no estilo de Spa

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025 às 9:30

GP da Espanha

Um alto funcionário insiste que Barcelona “não está considerando” participar do novo esquema rotativo de corridas da Fórmula 1.

Com um contrato de 10 anos, Madri vai entrar no calendário da F1 a partir de 2026 – o último ano do contrato de Barcelona, sede atual do GP da Espanha, com a categoria.

No entanto, Pau Relat, presidente da organização que administra o Circuito da Catalunha (Fira Barcelona), está “muito otimista” em relação a um novo acordo.

“O Circuito (da Catalunha) tem sua própria identidade, sua própria vida e é independente de qualquer outro GP que possa ser realizado”, declarou ele ao Diario Sport.

“Do ponto de vista do mercado, há espaço para dois GPs na Espanha e trabalharemos para tornar a renovação uma realidade”.

Uma coisa a favor de Barcelona é que a MotoGP – que também será propriedade da Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F1 – acaba de estender seu acordo com Barcelona.

“O bom senso nos diz que se a Dorna faz parte da Liberty e decidiu renovar seu contrato por cinco anos com Barcelona, levando em conta a qualidade da infraestrutura e a capacidade organizacional, este é um ponto a nosso favor”, disse Relat. “Isso nos deixa bastante otimistas”.

Vários funcionários de Barcelona estão relatando que manterão suas negociações com a F1 “em silêncio”.

O que Relat diz é que ele não está interessado na ideia de Barcelona não sediar o GP todos os anos. O novo acordo de Spa-Francorchamps, por exemplo, garante à pista belga apenas quatro corridas nos seis anos entre 2026 e 2031.

“No momento, não estamos considerando um sistema rotativo”, afirmou Relat.

“Temos contrato até 2026, então temos tempo e pretendemos dar continuidade a um GP que é realizado aqui sem interrupção desde 1992. Essa é a vontade tanto do governo catalão, proprietário da pista, quanto da Fira”.

Ele explicou que não divulgará nenhum outro detalhe de suas negociações com a F1.

“Eu diria que uma das chaves é a discrição máxima. É uma condição absolutamente essencial para que as coisas aconteçam”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.