Barcelona gasta €50 milhões para continuar no calendário da F1

sexta-feira, 15 de março de 2024 às 9:29

Circuito da Catalunha – Barcelona

O Circuito da Catalunha está gastando nada menos que 50 milhões de euros para convencer a Fórmula 1 a permanecer em Barcelona.

Foi anunciado recentemente que a F1 seguirá para um projeto rival em Madri a partir de 2026 – o último ano do atual contrato de Barcelona.

A categoria não descarta uma renovação com Barcelona, ​​mas provavelmente seria apenas um acordo de alternância anual com outro circuito europeu.

Contudo, Madri parece otimista em se tornar a única corrida espanhola da F1 a partir de 2027.

“O otimismo é nosso”, afirmou Josep Lluis Santamaria, diretor do Circuito da Catalunha, à mídia espanhola nesta semana.

Os repórteres estiveram no circuito para checar o progresso das obras de renovação que estão em andamento no momento – com €50 milhões previstos para serem gastos até 2026.

“Para a MotoGP, teremos terminado tudo no terraço, o prédio dos pits e quase o toda a estrutura ‘rooftop’, que será concluída para a F1”, disse ele, referindo-se à corrida de MotoGP no final de maio e ao GP da Espanha de F1 cerca de um mês depois.

O inovador “rooftop” atravessa a pista na reta oposta e é uma aposta ousada de Barcelona visando convencer a F1 a manter o circuito no calendário em 2027 e além.

“Há países que têm até três GPs, como os Estados Unidos”, insistiu Santamaria. “Por que não pode ter dois na Espanha?”

“(Stefano) Domenicalli já disse isso. Assim como na Itália. Estamos trabalhando nisso e temos certeza de que a F1 permanecerá aqui por muitos anos”.

“Os contatos que temos são contínuos. Há reuniões todas as semanas com as equipes comerciais e de promoção. O que já podemos mostrar neste ano é a qualidade do trabalho que temos feito”.

Santamaria diz que algumas das negociações com a F1 e Domenicali ocorreram após o anúncio do GP de Madri.

“A F1 veio aqui”, confirmou ele. “Tivemos uma reunião em Londres explicando os projetos. Isso foi no mês passado. Na semana passada, a equipe de engenharia da F1 veio e se impressionou com a rapidez com que estamos avançando”.

Santamaria diz que uma das demandas da F1 é que a cidade de Barcelona precisa realizar mais eventos tipo festival para promover a corrida.

“Em breve, vocês terão informações sobre o que será feito na cidade”, revelou ele. “Já houve atividades no ano passado e em 2024 também haverá”.

“É verdade que, com as mudanças de governo da Câmara Municipal de Barcelona, as relações melhoraram bastante e nos permitem realizar eventos conjuntos com a cidade”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.