Banqueiro teria recebido US$50 milhões por ajudar Ecclestone

terça-feira, 4 de janeiro de 2011 às 19:17

bernie-ecclestone-phone

De acordo com um relato na imprensa alemã, um banqueiro se tornou multi-milionário após suas ligações com os direitos comerciais da Fórmula 1.

Antes dos direitos serem vendidos ao CVC Capital Partners há alguns anos, o membro do conselho do Bayerische Landesbank, Dr. Gerhard Gribkowsky, era uma presença regular no paddock quando as montadoras ameaçavam sair e formar uma categoria separada.

Naquela época, o BayernLB controlava os direitos, e, segundo relatos, Gribkowsky teve grande importância na restauração desse controle ao chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, depois da venda ao CVC.

O jornal Seddeutsche Zeitung especula que, como um “agradecimento” pelo apoio a Ecclestone, Gribkowsky pode ter recebido a soma de 50 milhões de dólares. A especulação surgiu devido ao fato de Gribkowsky ter formado na Áustria uma fundação de caridade privada chamada Sonnenschein Privatstiftung, levantando suspeitas sobre como ele acumulou sua fortuna.

Relatos na mídia alemã afirmaram que o Suddeutsche Zeitung o confrontou sobre a fonte do dinheiro, mas Gribkowsky não ofereceu “nenhuma explicação plausível”. Os mesmos relatos se referem ao fato do BayernLB ter comprado 50 por cento do banco austríaco Hypo Group Alpe Adria por 1.63 bilhão de euros em 2007, e à subsequente revenda por um euro e nacionalização a fim de evitar um colapso.

Gribkowsky foi questionado por promotores sobre seu envolvimento no colapso em 2010, e também a respeito de sua situação financeira pessoal.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.