BAMP aposta no talento brasileiro para o Dakar 2015 falar mais português
sábado, 3 de janeiro de 2015 às 16:17
Du Sachs e Ricardo Leal dos Santos
161 Motos, 137 Carros, 63 Caminhões e 45 Quadriciclos começam amanhã a percorrer 9.295km dos quais 4.752 de trechos cronometrados de mais uma edição do mágico Rally Dakar. De Buenos Aires, no dia 4 de Janeiro, de volta para Buenos Aires em 17 de Janeiro, com uma breve visita à Bolívia e muito mais do impiedoso Deserto do Atacama no Chile.
No total 9 portugueses e 5 brasileiros se espalham nas 4 categorias. Nas motos, 3 portugueses e 1 brasileiro com boas chances de terminar no pódio. Nos quads, um solitário brasileiro e nos caminhões outro solitário português. Entre os carros uma interessante combinação de uma equipe toda brasileira, uma toda portuguesa (correndo na mesma equipe) e a inédita dupla luso-brasileira com Ricardo Leal dos Santos na pilotagem e Carlos Eduardo Sachs, o nosso Du Sachs, como co-piloto. Na equipe deles, a BAMP, mais portugueses, brasileiro e também angolanos e moçambicanos fazendo parte desse original esforço lusófono.
“Estava na hora de alguém colocar de pé uma empreitada como essa” disse Ricardo Leal dos Santos, idealizador da ação e Chefe da Equipe BAMP (exatamente de Brasil, Angola, Moçambique e Portugal). “A crise econômica e a mudança do Dakar da África para a América do Sul, afastou os competidores portugueses e não atraiu em número suficiente os brasileiros. Resolvi então juntar esforços para dar um novo impulso, uma nova motivação as pessoas que falam o idioma português que adoram e sonham com essa aventura única, esse desafio perfeito de planejamento, técnica, coragem, investimento, preparação física e mental que é o Dakar” continuou Ricardo, que já participou da prova algumas vezes, tendo inclusive vencido uma especial quando integrava a equipe X-Raid dos tão temíveis MINI. Participou até mesmo competindo na categoria solo, sem co-piloto, por duas vezes!
E para este novo desafio, escolheu convidar um novato em Dakar, mas com mais de 100 mil km de experiência em rallys: Du Sachs, do Brasil, responsável por nada menos do que o levantamento do percurso e planejamento da parte técnica do Rally dos Sertões, o irmão caçula do Dakar. Du já disputou provas internacionais do Mundial de Todo Terreno, mas nunca esteve no Dakar como competidor. “Estou muito feliz de estar aqui, tinha que ter o Dakar no meu currículo e me preparei para ele durante toda a minha carreira. Hoje, aqui em Buenos Aires e pronto para a largada promocional deste sábado, me sinto como se estivesse em 1983, pronto para competir de Motocross pela primeira vez em Rio Claro onde terminei em 2º. Toda a experiência desses 32 anos não é capaz de diminuir a adrenalina e a emoção de estar aqui”, disse Du, que assim que chegou à Equipe, junto dom Ricardo, cuidou dos últimos detalhes de preparação do carro, que além da colaboração de um preparador da África do Sul, tem muito apoio da Universidade de Coimbra em Portugal.
“O pouco que andamos no carro já deu para sentir que o motor V8 do Infiniti, com 300Hp de potência e muito torque, torna a pick-up Nissan Navara muito rápida, ainda mais que estamos no limite de peso da categoria. Nos dois primeiros dias, largando em 60º lugar, vamos ter que tomar muito cuidado com as estradas estreitas e com o trânsito de carros mais lentos à nossa frente, mas confio no Ricardo, que nessas estradas tipo WRC já mostrou seu talento. A partir do 3º e 4º dia começam as especiais onde a navegação vai ser fundamental e aí que espero que a minha experiência possa colaborar. O projeto da Equipe BAMP é de 4 anos, então temos muito que aprender para, no futuro, ver o Dakar falando um pouco mais de português.”
Brasileiros no Dakar 2015
#24 – Motos: Equipe Honda – Jean Azevedo
#295 – Quads: Can-Am – André Suguita
#324 – Carros: Equipe Mitsubishi Petrobras – Guiga Spinelli/Youssef Haddad
#360 – Carros: Equipe BAMP Nissan – Co-piloto Du Sachs
Portugueses no Dakar 2015
#5 – Motos: Equipe Honda – Hélder Rodrigues
#7 – Motos: Equipe Honda – Paulo Gonçalves
#11 – Motos: KTM – Ruben Faria
#306 – Carros: Equipe Mitsubishi Petrobras – Carlos Sousa/Paulo Fiuza
#319 – Carros: Equipe MINI XRaid – Co-Piloto Filipe Palmeiro
#360 – Carros: Equipe BAMP Nissan – Piloto Ricardo Leal dos Santos
#518 – Carros: Equipe Iveco -Co-Pilot Jorge Pedro Velosa
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.