Ayumu Iwasa vence a corrida curta da F2 em Jeddah

sábado, 18 de março de 2023 às 13:30

Ayumu Iwasa

Ayumu Iwasa segurou Victor Martins para vencer a corrida curta da Fórmula 2 na Arábia Saudita. O júnior da Red Bull assumiu a liderança nas primeiras voltas antes de resistir à forte pressão do francês, que havia subido da 10ª posição no grid, na última volta.

Enquanto isso, Theo Pourchaire saiu depois que um movimento ambicioso o viu bater em Ollie Bearman para provocar um dos dois Safety Cars. Jak Crawford manteve a vantagem da pole para liderar na primeira curva, seguido por Iwasa, que começou forte.

Jack Doohan se viu fora da pista no setor de abertura para ficar um lugar atrás de Bearman. Iwasa passou por fora para assumir a liderança na primeira curva quando o grid começou a volta 2.

No pelotão, Zane Maloney rodou na curva 2, perdendo a traseira para trazer o primeiro Safety Car. A corrida recomeçou a 16 voltas do fim, com Iwasa mantendo a vantagem sobre Ralph Boschung, que subiu para segundo.

Uma manobra de Pourchaire fez com que o líder do campeonato subisse para o sétimo lugar no início da volta seguinte, passando por cima de Kush Maini com um movimento tardio sob as zebras na curva 1.

Procurando repetir o movimento, houve contato entre Pourchaire e Bearman na curva 1, atirando ambos para fora da pista. Foi uma manobra tardia do francês, que provocou um Safety Car pela segunda vez nas primeiras etapas.

Tendo se atrasado no primeiro reinício, Iwasa agiu cedo desta vez para pular e manter uma vantagem confortável. Atrás, Martins conquistou o quarto lugar sobre Crawford na curva 1.

Doohan então se viu em uma briga envolvendo Maini, Crawford e Frederik Vesti do quinto ao oitavo lugar. Ele os viu alargar na reta dos boxes quando começaram a volta 11, com o australiano tendo que recuar para evitar o contato enquanto lutavam por uma posição.

Martins continuou avançando com um impulso combativo, superando Jehan Daruvala para se encontrar em segundo lugar com três voltas para o fim. Ele viu sua oportunidade quando Daruvala atacou Iwasa, mas não conseguiu fazer o movimento, abrindo a curva 1 para abrir a porta na curva 2.

Boschung caiu para quarto na disputa na frente da corrida, enquanto Doohan caiu para oitavo enquanto Vesti avançava. Indo para a última volta, Iwasa foi forçado a se defender na curva 1 enquanto Martins atacava.

O piloto japonês então aumentou a diferença na volta final, afastando-se o suficiente para cobrir o risco representado pelo DRS na corrida para a bandeira quadriculada. Ele segurou a vitória contra Martins com Daruvala fechando os três primeiros.

Doohan conseguiu uma vaga na última volta para terminar em sétimo, enquanto Crawford caiu para nono, 0s023 atrás de Dennis Hauger, que conquistou a posição final com pagamento de pontos. Enzo Fittipaldi foi P13.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe
1 11 Ayumu Iwasa DAMS
2 6 Victor Martins ART
3 2 Jehan Daruvala MP
4 25 Ralph Boschung Campos
5 24 Kush Maini Campos
6 7 Frederik Vesti Prema
7 14 Jack Doohan Virtuosi
8 1 Dennis Hauger MP
9 9 Jak Crawford Hitech
10 16 Roy Nissany PHM Racing by Charouz
11 12 Arthur Leclerc DAMS
12 10 Isack Hadjar Hitech
13 4 Enzo Fittipaldi Rodin Carlin
14 23 Juan Manuel Correa Van Amersfoort
15 21 Clement Novalak Trident
16 22 Richard Verschoor Van Amersfoort
17 20 Roman Staněk Trident
18 17 Brad Benavides PHM Racing by Charouz
19 15 Amaury Cordeel Virtuosi
8 Ollie Bearman Prema
5 Theo Pourchaire ART
Zane Maloney Rodin Carlin

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.