Avanço em Imola é crucial para o futuro de Verstappen, diz Marko
quarta-feira, 21 de maio de 2025 às 10:00
Max Verstappen
O retorno da Red Bull à boa forma em Ímola foi mais do que apenas uma vitória, de acordo com o Dr. Helmut Marko — foi um lembrete oportuno para Max Verstappen de que a equipe ainda está lutando no mais alto nível.
Após a corrida dominante da McLaren no início da temporada de 2025, uma grande atualização ajudou a Red Bull e Verstappen a se recuperarem com o P2 na classificação e a vitória na Itália.
“Pela primeira vez em muito tempo, Max não reclamou da dirigibilidade”, disse Marko. “Andamos em círculos por um ano, mas em Ímola o carro finalmente voltou à melhor forma”.
“Era importante para Max ver que todos estavam trabalhando duro e se unindo. Estratégia, acerto, dirigibilidade, tudo estava excelente. Fomos melhores que a McLaren”, prosseguiu.
Por que isso foi tão “importante”? Porque, de acordo com as constantes especulações no paddock, Verstappen possui cláusulas de rescisão contratual — potencialmente acionadas por volta das férias de verão — permitindo-lhe explorar outras oportunidades de altos salários antes do término de seu contrato em 2028.
Ímola, então, pode ter contribuído bastante para convencer o atual campeão mundial a ficar. “Agora vamos garantir que ganhemos o campeonato mundial”, declarou Marko ao jornal Österreich quando questionado sobre o futuro de Verstappen, “e depois veremos o que acontece.”
Alguns acreditam que a cláusula de rescisão depende da não conquista do título por Verstappen — mas Marko diz que não é o caso. “Não é voltada para o campeonato mundial”, esclareceu.
Outro sinal de estabilidade veio em Ímola, onde circulavam rumores de que seria a 400ª — e última — corrida de Christian Horner como chefe da Red Bull. Isso se revelou falso. “Não sei quem começou com essa bobagem”, apontou Marko. “Mas agora tudo mudou”.
Ainda assim, Marko não considera a retomada da Red Bull garantida, especialmente em Mônaco neste fim de semana. “As coisas podem ser completamente diferentes lá”, explicou ele. “É uma pista completamente diferente, com apenas curvas lentas. As coisas podem ser muito piores para nós lá”.
Verstappen já venceu em Mônaco duas vezes, mas Marko acredita que a edição deste ano pode ser especialmente crucial. “Da perspectiva de um piloto, geralmente tudo se resume à classificação — aquela volta rápida”, comentou.
“A corrida costuma ser uma farsa. No ano passado, (Charles) Leclerc e (Carlos) Sainz foram às vezes mais lentos do que na Fórmula 3. Na minha época — eu pilotava F3, Fórmula Vee e Fórmula 1 lá — era realmente diferente. Era um verdadeiro desafio, sem barreiras — nada”, concluiu.
f1, formula 1, helmut marko, imola f1, max verstappen, Mônaco F1, noticias f1, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.