Autoracing Power Ranking – F1 Espanha 2021

quarta-feira, 12 de maio de 2021 às 12:56

O Autoracing Power Ranking a cada corrida de F1 continua hoje depois do GP da Espanha em Barcelona.  A partir de agora o Adauto, Bruno, Leandro, Eduardo e o convidado da Globo Rafael Lopes – comentarista de automobilismo  do SporTV  – continua junto à nossa equipe para dar notas a todos os pilotos após cada corrida de F1.

A notas, assim como foi em 2019 e 2020,  serão apresentadas numa tabela com a nota de cada um de nós  para cada piloto. Na última coluna da tabela teremos a média de cada piloto, que é o que conta para o ranking.

O critério para as notas será os erros e acertos de cada piloto nos treinos livres, na classificação para aquele GP e na corrida. Mas o mais importante será sua performance relativa ao nível do carro que ele tem e a seus adversários mais diretos.

Lewis Hamilton “ganhou” o Autoracing Power Ranking geral como o melhor piloto da F1 tanto em 2019 como em 2020, com Max Verstappen ficando em segundo também nos dois anos.

Hoje no Autoracing Power Ranking você verá duas tabelas.; a do próprio GP em questão e do ranking geral, que vai mudando conforme a média de cada GP que vai acontecendo, pois consideramos essa a única forma correta de ranquear os pilotos durante uma temporada.

Na quarta corrida de 2021 vimos que a Mercedes continua melhorando enquanto a Red Bull parece ter dado uma estagnada principalmente em relação ao motor Honda, que ainda não pode ser usado em potência máxima durante a corrida devido à confiabilidade. De qualquer maneira, o primeiro terço da corrida teve uma disputa intensa praticamente roda a roda entre Hamilton e Verstappen depois que o piloto dos Touros conseguiu ultrapassar o dos Prateados na largada, até que a Mercedes mudou sua estratégia na volta 42 colocando Hamilton na pista com pneus muito mais novos que Verstappen. A Red Bull não tinha resposta para esse “plano B” da Mercedes e acabaram perdendo a corrida facilmente, com Hamilton se aproximando de Verstappen muito rapidamente volta após volta até ultrapassá-lo com grande facilidade faltando 6 voltas para o final.

Hamilton e Mercedes, mais uma vez mostraram porque formam o melhor conjunto e porque é tão difícil ganhar um campeonato deles. Eles tem o melhor equipamento, o melhor piloto, o melhor segundo piloto, a melhor estratégia e a melhor operação de pista. Isso quer dizer que ou a Red Bull e Verstappen levantam o sarrafo, ou vão perder esse título com menos disputa e mais cedo do que os fãs da Fórmula 1 gostariam.

Valtteri Bottas, apesar de praticamente já estar fora da disputa pelo título, mostrou mais uma vez que é um segundo piloto muito melhor que o segundo da Red Bull Sergio Perez, que ainda não conseguiu se impor no grid lutando contra Bottas e quase sempre ainda perdendo para algum outro carro inferior ao dele. Dessa vez foi Charles Leclerc de Ferrari quem superou Perez na corrida e deixou o mexicano muito longe da disputa pelo pódio. O piloto da Ferrari, que sempre mostrou muita velocidade, agora também vem mostrando solidez evitando erros e levando seu carro a uma posição acima do que teoricamente poderia.

Lando Norris não foi bem  na Espanha e pela primeira vez no ano não conseguiu superar seu excelente companheiro de equipe Daniel Ricciardo, que se adaptou melhor às atualizações que a McLaren levou para Barcelona.  Com isso, Norris perdeu a liderança no Ranking Geral para Lewis Hamilton e o P2 para Max Verstappen, mas ainda continua sendo “o melhor do resto” por causa das três primeiras corrida de 2021. Esteban Ocon também foi bem dando uma “surra” no bicampeão Alonso, que tem mostrado dificuldade na sua readaptação à Fórmula 1 depois de 2 anos fora da categoria.

Destaques também para o jovem George Russel e o novato Mick Schumacher, que mais uma vez esmagaram seus respectivos companheiro de equipe de forma impiedosa e sistemática.

Sebastian Vettel e Nikita Mazepin fecham a tabela lá no fundo do grid, ambos com tremenda dificuldade de justificarem desportivamente suas contratações por suas respectivas equipes.

Tsunoda foi mal na classificação e só conseguiu completar 6 voltas na corrida depois que sua UP travou devido a problema no sistema de alimentação de combustível.

Veja como ficou o ranking do GP da Espanha de 2021:

Pos Piloto Adauto Rafael Lopes Bruno Leandro Eduardo Média
1 Lewis Hamilton 9,5 10 10 9 9,5 9,6
2 Max Verstappen 9,5 9 9,5 9 9,5 9,3
3 Charles Leclerc 9,5 8,5 9,5 9 9 9,1
4 Daniel Ricciardo 8 8 8,5 8 8,5 8,2
5 Esteban Ocon 7,5 8 8 8 8 7,9
6 Carlos Sainz Jr. 7 7 7,5 7 8 7,3
6 George Russell 8 6 7,5 7,5 7,5 7,3
6 Mick Schumacher 7 7,5 8 7 7 7,3
6 Pierre Gasly 6,5 7,5 8 7 7,5 7,3
10 Kimi Raikkonen 6,5 6,5 7 7 8,5 7,1
11 Lando Norris 6,5 7 6,5 6,5 7,5 6,8
12 Valtteri Bottas 7 6 6,5 6 8 6,7
13 Lance Stroll 6,5 6,5 7 6 7 6,6
14 A.Giovinazzi 6,5 5 6 6 6,5 6
15 Sergio Perez 5 3,5 6 6,5 8 5,8
16 Fernando Alonso 6 5 5 6 6 5,6
17 Nicholas Latifi 5 5 3 6 7,5 5,3
18 Sebastian Vettel 4,5 4,5 5 5 7 5,2
19 Nikita Mazepin 4 2,5 2 5 5 3,7
20 Yuki Tsunoda 4 3,5 4 5 1 3,5
GP Espanha 6 6,5 6 6,5 8 6,6

Veja o Autoracing Power Ranking Geral após 4 corrida de 2021.

Pos Piloto  Media  Variação
1 Lewis Hamilton 9,23 1
2 Max Verstappen 9,03 1
3 Lando Norris 8,55 -2
4 Charles Leclerc 8,53 0
5 Daniel Ricciardo 7,68 2
6 Esteban Ocon 7,63 0
7 Fernando Alonso 7,18 -2
8 Carlos Sainz Jr. 7,15 1
9 Lance Stroll 7,03 -1
10 Pierre Gasly 6,98 0
11 George Russell 6,8 2
12 Mick Schumacher 6,68 2
13 A.Giovinazzi 6,6 -1
14 Sergio Pérez 6,59 -3
15 Kimi Raikkonen 6,03 1
16 Valtteri Bottas 5,93 1
17 Yuki Tsunoda 5,5 -2
18 Sebastian Vettel 5,03 0
19 Nicholas Latifi 4,78 0
20 Nikita Mazepin 2,93 0

Veja o Autoracing Power Ranking geral de 2021 até agora!

Quem votou?
Adauto Silva: publicitário, jornalista, ex-kartista, ex-piloto amador, editor chefe do Autoracing e comentarista do Loucos.
Rafael Lopes: jornalista especializado do Grupo Globo e comentarista de automobilismo no SporTV
Bruno Aleixo: jornalista especializado em automobilismo, kartista amador e comentarista do Loucos.
Leandro Schmidt: jornalista especializado em automobilismo, vice-campeão mundial de simulador de F1, vencedor da única etapa do Trofeu Maserati que participou em Interlagos e colaborador do Autoracing.
Eduardo Behling: jornalista especializado em automobilismo e colaborador do Autoracing.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.