Autoracing completa 21 anos online hoje!

quarta-feira, 25 de agosto de 2021 às 16:33

Largada do GP da Bélgica em 2000

Hoje o seu site Autoracing completa 21 anos de vida, uma honra, um prazer e uma imensa alegria para nós que começamos o sonho justamente no dia de treinos livres para o GP da Bélgica de 2000.

Passar mais de 20 anos com o mesmo site online é uma tarefa hercúlea, já que isso acontece com apenas um site a cada mais de 25 milhões que são colocados online.

Naquela época a internet ainda engatinhava. No Brasil ela tinha chegado apenas 5 anos antes em 1995 e era tudo extremamente difícil e caro, desde o simples acesso por linha telefônica, passando pelos PCs caríssimos que eram necessários, a hospedagem – também caríssima – e finalmente os inúmeros softwares (programas) que eram necessários para uma empreitada dessas.

Além disso era preciso ter gente especializada, que praticamente não existia no Brasil. Quase todo o pessoal que trabalhava com informática e se dizia especializado, era na verdade, gente curiosa e / ou autodidata. Pouquíssimos entendiam o suficiente para colocar algo decente e acessível 24 horas e 7 dias por semana no ar.

Mas o Autoracing teve sorte. Adauto e Luciano, dois caras completamente fanáticos por automobilismo, principalmente F1 e Indy na época, eram consumidores vorazes de conteúdo nacional e estrangeiro dessas categorias desde muito antes disso, além de terem experiência em karts de corrida e até em carros de corrida.

Eu, Adauto, tinha uma coleção – ainda tenho, mas não sei se está tudo funcionando – de mais de 500 corridas gravadas da F1 e Indy em videocassete. Corridas inteiras desde a década de 70, algumas no sistema de cor usado na Europa e outro nos USA, que faziam as corres nos nossos videocassetes ficarem completamente distorcidas, já que o Brasil (desde aquela época já fazíamos merda) usava um sistema de cor praticamente único.

O Luciano era um autodidata em informática que por incrível que pareça conhecia mais que todos os “especializados” que contatamos!

Com isso, passamos 2 meses preparando o Autoracing para colocá-lo no ar, até que o fizemos meio na “marra” no dia 25 de agosto de 2000. Tanto o site quanto o Forum e o Bolão da F1, que na época chamávamos de Torneio de Palpites.

O site foi um sucesso instantâneo, uma vez que só havia dois concorrentes nacionais que considerávamos que deixavam muito a desejar. Um deles fechou logo depois.

Também tivemos sorte, pois a Ford do Brasil nos procurou e nos bancou por muitos meses, quase o primeiro ano inteiro, o que foi definitivo para que continuássemos no ar.

Depois disso foi trabalho, trabalho e trabalho. Claro, sempre com a colaboração vital de dezenas de pessoas que nos ajudaram demais a chegar até aqui. Sem elas, teria sido impossível.

Então, além de agradecer todas aquelas pessoas, duas delas conosco há 16 anos, nós agradecemos você que está lendo essas linhas e que nos empurra à frente todos os dias para tentarmos fazer sempre um trabalho melhor.

O site é feito por nós, mas é feito principalmente para você, muitos que nos acompanham desde o início e outros muitos que vieram chegando e não param de chegar com o tempo passando!

Muito obrigado pelas dicas, pelas críticas construtivas, pelas sugestões e por melhorar nosso conteúdo com suas opiniões nos nossos artigos todos os dias.

Você é a pessoa mais importante para nós!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.