Austrália 2023: Verstappen vence GP caótico

domingo, 24 de março de 2024 às 0:55

Max Verstappen

Max Verstappen venceu um caótico e polêmico GP da Austrália, que terminou sob um safety car após uma relargada ridícula afetada por um acidente estranho de Kevin Magnussen na volta anterior.

O piloto da Red Bull liderou Lewis Hamilton, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Aston Martin, para chegarem ao pódio.

Isso apesar de Alonso ter rodado na relargada a duas voltas do fim e caído para trás.

O órgão regulador da FIA disse que a ordem deve ser declarada na relargada para uma volta final atrás do safety car.

Não tinha como haver uma nova largada “real”, uma vez que só faltava uma volta para o fim e ela seria completada quando o safety car saísse da pista, ou seja, não haveria mais corrida.

Para aumentar a polêmica, Carlos Sainz, da Ferrari, recebeu uma punição de cinco segundos por causar a batida decisiva na primeira curva ao bater no carro de Alonso, que o tirou de P4 para P12 e fora dos pontos.

Um Sainz emocionado descreveu essa decisão como “inaceitável”, acrescentando: “Eles precisam esperar até depois da corrida e discutir comigo. Claramente, a punição não é merecida. É muito severa.”

Os pilotos da Alpine Pierre Gasly e Esteban Ocon foram os outros grandes perdedores nas decisões oficiais – eles fizeram a penúltima relargada em P5 e P10, mas colidiram e abandonaram na segunda curva.

Os eventos sem precedentes levarão à controvérsia de que a F1 está colocando o showbusiness acima do esporte.

Há uma linha direta desde as voltas finais do GP de Abu Dhabi em 2021 – quando a direção de corrida cometeu erros que mudaram o rumo da luta pelo campeonato mundial entre Verstappen e Hamilton – até esses eventos, quando a bandeira vermelha final foi lançada para tentar garantir que o GP terminaria em condições de corrida (?).

Ironicamente, esse desejo levou a um clímax final bizarro e confuso, e a uma corrida que realmente terminou sob um safety car.

A batida na primeira curva levou a FIA a decidir que uma volta havia ocorrido, mas que a maioria dos eventos durante ela não surtiu efeito, exceto a batida entre os carros da Alpine. Seguindo esse raciocínio bizarro, Sainz não deveria ter sido punido.

Veja a classificação final:

Pos Piloto Equipe Voltas Diferença
1 Max Verstappen Red Bull/Honda RBPT 58
2 Lewis Hamilton Mercedes 58 0.179
3 Fernando Alonso Aston Martin/Mercedes 58 0.769
4 Lance Stroll Aston Martin/Mercedes 58 3.082
5 Sergio Pérez Red Bull/Honda RBPT 58 3.320
6 Lando Norris McLaren/Mercedes 58 3.701
7 Nico Hülkenberg Haas/Ferrari 58 4.939
8 Oscar Piastri McLaren/Mercedes 58 5.382
9 Zhou Guanyu Alfa Romeo/Ferrari 58 5.713
10 Yuki Tsunoda AlphaTauri/Honda RBPT 58 6.052
11 Valtteri Bottas Alfa Romeo/Ferrari 58 6.513
12 Carlos Sainz Jr. Ferrari 58 6.594
13 Pierre Gasly Alpine/Renault 56 Colisão
14 Esteban Ocon Alpine/Renault 56 Colisão
15 Nyck de Vries AlphaTauri/Honda RBPT 56 Colisão
16 Logan Sargeant Williams/Mercedes 56 Colisão
17 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 52 Rodada
George Russell Mercedes 17 UP
Alexander Albon Williams/Mercedes 6 Rodada
Charles Leclerc Ferrari 0 Colisão

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.