Audi volta a vencer nas 24 Horas de Le Mans
domingo, 12 de junho de 2011 às 13:15A Audi, com os pilotos Benoit Treluyer, Andre Lotterer e Marcel Fassler, conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. A marca alemã não deu chances para a rival Peugeot e ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela décima vez em 12 anos, segunda consecutiva.
Mas não foi tão fácil. Dois dos carros da Audi abandonaram após fortes acidentes: o nº1 com Allan McNish e o nº3 com Mike Rockenfeller, que precisou inclusive passar a noite no hospital em observação. O nº2, no entanto, conseguiu se manter na frente durante a maior parte do tempo, e recebeu a bandeirada com Andre Lotterer.
A Peugeot, que no último ano teve problemas de confiabilidade, ao menos conseguiu chegar ao final com seus três carros oficiais. A segunda posição ficou com o nº9, com Simon Pagenaud ao volante no final, chegando a apenas 10s dos vencedores.
Nicolas Minassian cruzou em terceiro com a Peugeot nº8 e Marc Gené em quarto com a nº7. Nicolas Lapierre terminou em quinto com a Matmut Peugeot nº10, na frente de Neel na Rebellion Lola nº12.
As Audis começaram na liderança, com Timo Bernhard na frente de Benoit Treluyer e a Peugeot de Franck Montagny em terceiro. Na segunda hora a situação pouco mudou, com inversão entre os dois primeiros e as Peugeots atrás.
Allan McNish, na Audi nº3, sofreu um forte acidente após disputa pela liderança com a Audi de Timo Bernhard no começo do evento. O piloto escocês bateu firme nos pneus em alta velocidade e inclusive capotou o seu bólido, que ficou destruído, mas felizmente escapou sem ferimentos.
Após três horas Treluyer reassumiu a ponta com a Audi nº2, antes de ceder o bólido a Marcel Fassler. A esta altura Anthony Davidson era o melhor entre os Peugeots, no nº7, e inclusive assumiu a liderança após a parada das Audis, isso na quinta hora.
Com um quarto de corrida, o líder era de novo Fassler, na frente de Davidson e de Marc Gené no Peugeot nº7. O panorama não se alterou nas horas seguintes, apenas com as trocas de pilotos se sucedendo.
Na oitava hora, outra Audi saiu da corrida após violento acidente. Mike Rockenfeller, na nº1, perdeu o controle ao ultrapassar uma GT Ferrari e acertou as barreiras nos dois lados entre as curvas Mulsanne e Indianapolis. Com isso, as Peugeots passaram a ocupar da segunda à quarta posição. O safety car foi acionado e a corrida paralisada por cerca de duas horas.
A partir de então, foi um duelo entre a Audi solitária e três Peugeots. Os franceses assumiram a liderança na 14ª hora, com Simon Pagenaud a bordo do nº9. A briga passou a ser intensa, e Marcel Fassler retomou a ponta na 15ª hora, desta vez de Anthony Davidson, parceiro de Pagenaud, após mais um período de safety car, desta vez de 25 minutos.
Na 18ª hora, Peugeot de novo na liderança, devido a estratégias diferenciadas. Marc Gené, com o nº7, resistia em primeiro após paradas da Audi restante e da Peugeot nº9. Após nova relargada, o nº2 reassumiu a ponta. Os bólidos da Audi e da Peugeot iam se revezando de acordo com as paradas nos boxes.
Na 19ª hora, Alexander Wurz bateu a Peugeot nº7, mas ele conseguiu regressar aos pits para reparos. Na 20ª, a chuva começou a cair, e a Audi voltou a se consolidar na liderança. O panorama se manteve mais ou menos assim até o final.
Olivier Lombard obteve uma vitória enfática na LMP2, com o modelo nº41 Greaves Motorsport Zytek-Nissan. A vantagem para o segundo colocado, Soheil Ayari no nº26 da Signatech Nissan, foi superior a sete voltas. Em terceiro ficou o nº33 da Level 5 Motorsports Lola-HPD.
Na classe GTE-Pro, a vitória foi do Corvette nº73 pilotado no final por Antonio Garcia. Ele ficou mais de uma volta na frente da AF Corse Ferrari nº51. Em terceiro ficou a BMW M3 GT nº56. Na GTE-Am, venceu o Larbre Competition Corvette nº50, também com vantagem de uma volta.
Entre os brasileiros, o melhor resultado foi de Thomas Erdos, que chegou em 12º no geral e quarto na LMP2 com o bólido nº36 da RML. Jaime Melo, com a Ferrari nº59, não chegou ao final, ficou com o 37º lugar no geral.
Augusto Farfus teve as esperanças de um bom resultado afetadas logo no começo da corrida. O BMW nº55 do piloto brasileiro teve um pneu furado e ele perdeu muito tempo até chegar aos boxes para o reparo. Mais tarde acabou abandonando, ficando com o 30º posto.
Classificação:
Pos Carro Equipe Classe Dif.
1. #2 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1)
2. #9 Peugeot Team Peugeot Total (LMP1) + 13.854
3. #8 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) + 2 Voltas
4. #7 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) + 4 Voltas
5. #10 Peugeot Team Oreca-Matmut (LMP1) + 16 Voltas
6. #12 Lola Rebellion Racing (LMP1) + 17 Voltas
7. #22 Lola Kronos Racing (LMP1) + 27 Voltas
8. #41 Zytek Greaves Motorsport (LMP2) + 29 Voltas
9. #26 Oreca Signatech Nissan (LMP2) + 35 Voltas
10. #33 Lola Level 5 Motorsports (LMP2) + 36 Voltas
11. #73 Corvette Corvette Racing (GTEP) + 41 Voltas
12. #36 HPD RML (LMP2) + 41 Voltas
13. #51 Ferrari AF Corse (GTEP) + 41 Voltas
14. #49 OAK OAK Racing (LMP2) + 42 Voltas
15. #56 BMW BMW Motorsport (GTEP) + 42 Voltas
16. #77 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) + 43 Voltas
17. #76 Porsche IMSA Performance Matmut (GTEP) + 44 Voltas
18. #80 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEP) + 45 Voltas
19. #40 Oreca Race Performance (LMP2) + 51 Voltas
20. #50 Corvette Larbre Competition (GTEA) + 53 Voltas
21. #70 Porsche Larbre Competition (GTEA) + 54 Voltas
22. #65 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) + 60 Voltas
23. #75 Porsche Prospeed Competition (GTEP) + 62 Voltas
24. #66 Ferrari JMW Motorsport (GTEP) + 65 Voltas
25. #35 OAK OAK Racing (LMP2) + 67 Voltas
26. #68 Ford Robertson Racing (GTEA) + 70 Voltas
27. #83 Ferrari JMB Racing (GTEA) + 83 Voltas
28. #44 Norma Extr (LMP2) + 108 Voltas
29. #16 Pescarolo Pescarolo Team (LMP1) Abandonou
30. #55 BMW BMW Motorsport (GTEP) Abandonou
31. #74 Corvette Corvette Racing (GTEP) Abandonou
32. #81 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEA) Abandonou
33. #48 Oreca Team Oreca-Matmut (LMP2) Abandonou
34. #63 Porsche Proton Competition (GTEA) Abandonou
35. #13 Lola Rebellion Racing (LMP1) Abandonou
36. #61 Ferrari AF Corse (GTEA) Abandonou
37. #59 Ferrari Luxury Racing (GTEP) Abandonou
38. #71 Ferrari AF Corse (GTEP) Abandonou
39. #88 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) Abandonou
40. #42 HPD Strakka Racing (LMP2) Abandonou
41. #60 Aston Gulf AMR Middle East (GTEA) Abandonou
42. #39 Lola PeCom Racing (LMP2) Abandonou
43. #89 Ferrari Hankook Team Farnbacher (GTEP) Abandonou
44. #58 Ferrari Luxury Racing (GTEP) Abandonou
45. #64 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) Abandonou
46. #57 Ferrari Krohn Racing (GTEA) Abandonou
47. #24 OAK OAK Racing (LMP1) Abandonou
48. #1 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1) Abandonou
49. #5 Oreca Hope Racing (LMP1) Abandonou
50. #62 Ferrari CRS Racing (GTEA) Abandonou
51. #15 OAK OAK Racing (LMP1) Abandonou
52. #79 Aston Jota (GTEP) Abandonou
53. #20 Zytek Quifel-ASM Team (LMP1) Abandonou
54. #3 Audi Audi Sport North America (LMP1) Abandonou
55. #007 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Abandonou
56. #009 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Abandonou
24 horas, audi, autoracing, corrida, endurance, le mans, noticias, peugeot
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.