Audi “vence” antes da corrida em Le Mans

sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 15:39

Audi R18 e-tron quattro

A Audi venceu a ‘corrida antes da corrida’ na 24 Horas de Le Mans. Após o sério acidente ocorrido na quarta-feira, os mecânicos do Audi Sport Team Joest conseguiram preparar o Audi R18 e-tron quattro de ponta a ponta de um dia para o outro – um feito que causou sensação ao redor do mundo.

Antes que a primeira sessão de classificação da noite de quarta-feira terminasse, o Audi Sport Team Joest começou a montar um novo exemplar do Audi R18 e-tron quattro, com base num monocoque de reserva. Os espectadores e jornalistas presentes em Le Mans mal acreditaram em seus próprios olhos quando viram os três carros Audi R18 e-tron quattro da equipe nos boxes na noite de quinta-feira. Durante a tarde, o carro número 1 passou pela inspeção técnica e já estava pronto para correr novamente na segunda sessão de classificação, na noite de quinta-feira.

Um problema num sensor e um toque no guard-rail por Lucas di Grassi causaram alguns pequenos problemas adicionais na segunda sessão classificatória. No final da terceira, porém, que foi prolongada para um total de duas horas e meia na noite de quinta-feira, o novo exemplar do Audi R18 e-tron quattro estava andando sem o menor problema.

Boas notícias também para os fãs do piloto Loïc Duval: o francês foi liberado na quinta-feira do hospital, onde havia passado a noite em observação por medida de precaução, após o acidente. O piloto fez uma rápida visita à equipe e seus colegas de time no padock, antes de retornar junto com seu pai para sua residência em Genebra, na Suíça, onde irá se recuperar das consequências do acidente pelos próximos dias.

O nome de Loïc Duval continuará presente no Audi R18 e-tron quattro número 1 que participará da corrida em Le Mans. Ele foi substituído pelo piloto espanhol Marc Gené. Juntamente com o brasileiro Lucas di Grassi e Tom Kristensen, detentor do maior número de vitórias em Le Mans, Gené largará da sétima posição do grid. O melhor tempo do carro número 1, 3m 25,814s, foi obtido por Lucas di Grassi.

Os dois outros Audis R18 e-tron quattro completaram a programação de testes na quinta-feira conforme o planejado e dividirão a terceira fila do grid de largada no sábado. A volta mais rápida da equipe da Audi foi obtida por Oliver Jarvis pouco antes do final da segunda sessão de tomada de tempos, com 3m 23,271s, apesar de o piloto inglês ter sido forçado a reduzir a velocidade devido a duas bandeiras amarelas na última chicane, perdendo preciosos décimos de segundo. Jarvis divide o cockpit do carro número 3 com o estreante em Le Mans Filipe Albuquerque e Marco Bonanomi.

André Lotterer, no carro número 2, garantiu o sexto lugar na largada. Ele divide o carro com Marcel Fässler e Benoît Tréluyer e fez sua melhor volta em 3m 24,276s.

Todos os nove pilotos da Audi completaram as nove voltas exigidas pelo regulamento, durante as quais tiveram novamente a oportunidade de experimentar as vantagens do sistema Audi laser light de iluminação. O Audi R18 e-tron quattro é o primeiro protótipo a competir em Le Mans com faróis a laser, dando continuidade à sequência de inovações técnicas da Audi na prova 24 Horas de Le Mans. Na noite anterior à corrida, a marca dos quatro anéis vai apresentar também, em Le Mans, seu primeiro modelo de produção com iluminação a laser, o Audi R8 LMX.

O bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, dará a largada às 15h00 de sábado (horário local) para os participantes da prova de Le Mans, dando início à longa jornada de duas voltas no relógio. A corrida de resistência mais importante do mundo será transmitida ao vivo por 31 canais de televisão, em 190 países. Na Europa, a Eurosport cobrirá o evento sem intervalos. A Audi oferecerá no site www.audi-motorsport.com a cobertura integral através ao vivo das câmeras instaladas a bordo dos três Audi R18 e-tron quattro, a partir das 14h30 de sábado. A Audi Sport também divulgará boletins ao vivo de Le Mans através do Facebook e Twitter.

Com 122 vitórias em apenas 15 participações, a Audi é a marca de maior sucesso na história recente de Le Mans. Este ano, os cinco primeiros colocados na classificação, na pista de 13,629 quilômetros, ficaram separados por menos de 1,5 segundo. Por isso, a expectativa antes da prova, que deverá ser assistida no local por cerca de 300.000 espectadores, é enorme. Mais de mil membros da mídia já chegaram à pista – alguns deles há vários dias – para acompanhar a primeira disputa entre as duas marcas mais bem sucedidas na história de Le Mans, Audi e Porsche.

Declarações após a classificação:

Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi Motorsport): “Para nós, foi muito importante poder colocar os três carros no grid, preparados da melhor forma que foi possível apesar do severo acidente de quarta-feira. Mesmo tendo ocorrido outro acidente menos grave com nosso carro numero 1 na quinta-feira, conseguimos classificar bem. Após isso, nos concentramos totalmente na busca de um acerto ótimo para a corrida e temos uma boa base inicial para os três carros.”

Chris Reinke (chefe da LMP): “Foi um dia muito intenso para toda a equipe. Não apenas por termos virado a noite após o acidente de ontem, mas também porque estávamos obviamente preocupados com o estado de Loïc Duval. Agora estamos todos aliviados, pois ele já deixou o hospital. Nós completamos nosso programa para a classificação com as atenções claramente focadas na preparação para a corrida. Todos os pilotos estão confortáveis com seus carros. Isto me faz otimista, vamos ter um desempenho sólido e, espero, com muito sucesso.”

Ralf Jüttner (diretor de equipe da Audi Sport Team Joest): “Primeiro o positivo: nós tínhamos três carros na classificação, o número 1, que foi totalmente preparado durante a noite e os outros dois, completamente reconstruídos. Inicialmente, o número 1 teve alguns problemas com um sensor e, depois, um acidente que, desta vez, felizmente foi de menor importância. Deixamos Marc Gené dar o maior número de voltas com o carro. Estou especialmente contente com a atuação de nosso número 3. Mas o número 2 também andou bem na pista, apesar de termos que admitir que, devido às inúmeras interrupções e zonas de risco, não foi possível conferir todos os itens de nossa lista de checagem. Mas, em geral, todos os nossos pilotos estão satisfeitos com seus carros.”

Filipe Albuquerque (Audi R18 e-tron quattro nº 3): “Estou contente com nossa classificação. Apesar de não disputarmos a pole position, não ficamos muito longe com nosso tempo. O mais importante é que demos muitas voltas, inclusive à noite, e preparamos bem nosso carro para a corrida.”

Marco Bonanomi (Audi R18 e-tron quattro nº 3): “A classificação teve dois lados diferentes: Por um deles, nosso carro foi o Audi mais rápido. Do outro, não fiquei totalmente feliz com meus próprios tempos. Em duas voltas rápidas, fiquei preso pelo tráfego, pouco antes do fim. Isto me custou meio segundo, de cada vez. Fora isto, estou otimista para a corrida. Nosso R18 é rápido e nós também, especialmente Filipe Albuquerque, que conseguiu bons tempos na pista à noite.”

Oliver Jarvis (Audi R18 e-tron quattro nº 3): “Sabíamos que a classificação seria uma dura batalha. Nosso foco estava na preparação para a corrida da melhor forma possível. Acho que conseguimos fazer bem o que queríamos. Por isso, estou muito esperançoso para a corrida.”

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro nº 2): “Nós não estávamos focados em conseguir a melhor volta. A classificação era secundária para nós. Trabalhamos apenas no acerto do carro. No final da sessão, quisemos fazer uma volta de classificação. Infelizmente, houve um período de bandeira amarela. Foi uma pena.”

André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro nº 2): “Por um lado, foi uma boa classificação, por outro, foi frustrante. Conseguimos acertar bem o carro e escolher os pneus. No final, porém, os espectadores foram privados de um espetáculo porque tivemos esta longa zona de baixa velocidade no final da sessão, apesar de nada mais ter acontecido. O resultado é que só consegui fazer um bom tempo nos primeiros dois setores da pista.”

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro nº 2): “A classificação foi difícil, mas fizemos um bom trabalho no acerto do carro para a prova. Foi um pouco frustrante que o final da classificação tenha sido usado para testar as ‘slow zones’. A pista estava limpa e não entendo porque esse teste teve que ser tão longo. Mas agora, o que conta é a corrida. Estamos prontos para ela e vamos fazer nosso jogo.”

Marc Gené (Audi R18 e-tron quattro nº 1): “O mais importante, hoje, foi termos confirmado a excelência do trabalho de nossos mecânicos com nossos tempos. Eles viraram a noite para preparar um novo carro para nós que já chegou andando muito bem. Como o carro nº 1 quase não havia andado na quarta-feira, Tom Kristensen, Lucas di Grassi e eu nos concentramos em completar nossas voltas obrigatórias. O principal foi rodar muitos quilômetros e a preocupação com a classificação foi secundária. Nos preparamos para a corrida.”

Lucas di Grassi (Audi R18 e-tron quattro nº 1): “Depois do violento acidente com Loïc, na quarta-feira, para nós a classificação na quinta foi mais como uma experiência com o carro novo. Tivemos alguns problemas, que conseguimos resolver completamente. Na terceira classificação, principalmente, conseguimos completar muitas voltas. O carro está pronto para a corrida.”

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro nº 1): “Os dois últimos dias foram uma experiência dura. Nossos mecânicos fizeram um fantástico trabalho durante a noite. Por isso, conseguimos andar na última sessão, depois de alguns problemas anteriores com um sensor. Para nós, a classificação foi, de certa forma, um primeiro contato com o carro. Os três pilotos estão satisfeitos com ele. O importante não era a posição no grid, mas preparar o carro para a corrida. Estou ansioso pela corrida, com um sentimento bem positivo.”

Resultados da classificação: 
1) Nakajima/Sarrazin/Wurz (Toyota), 3min20s861
2) Dumas/Jani/Lieb (Porsche), 3min22s146
3) Buemi/Davidson/Lapierre (Toyota), 3min22s523
4) Bernhard/Hartley/Webber (Porsche), 3min22s908
5) Albuquerque/Bonanomi/Jarvis (Audi R18 e-tron quattro), 3min23s271
6) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), 3min24s276
7) di Grassi/Gené/Kristensen (Audi R18 e-tron quattro), 3min25s814
8) Beche/Heidfeld/Prost (Rebellion-Toyota), 3min29s763
9) Belicchi/Kraihamer/Leimer (Rebellion-Toyota), 3min31s608
10) Thirlet/Badey/Gommendy (Ligier-Nissan) 3min37s609

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