Audi se interessa cada vez mais por Carlos Sainz como piloto líder sua equipe de F1

quinta-feira, 21 de setembro de 2023 às 13:42

Carlos Sainz

Conforme a temporada de 2026 vai ficando mais perto – que é quando a Audi assume de vez a atual equipe Sauber de Fórmula 1 – que atualmente é batizada de Alfa Romeo, Carlos Sainz vai se tornando e melhor opção para os alemães o terem como seu piloto líder.

Pelo menos é isso que rola do paddock na F1 desde as primeiras corridas deste ano.

A gestão de Carlos Sainz na Ferrari tem sido sólida desde sua estreia na Ferrari em 2021, quando já marcou mais pontos do que seu celebrado companheiro de equipe Charles Leclerc, o que está se repetindo este ano.

Mesmo com a gestão dos Vermelhos e as estratégias de fim de semana de corrida terem prejudicado o desempenho do espanhol no passado, ele se revelou um verdadeiro líder na Fórmula 1, demonstrando a sua capacidade de planejar e executar por si próprio, muitas vezes orientando sua equipe o que fazer via rádio durante as corridas, algo raríssimo na F1

As qualidades que Sainz desenvolveu nas últimas temporadas são bons indicadores de que ele seria uma ótima opção como piloto líder de uma equipe que pretende já começar forte. Com o contrato atual expirando no final de 2024, o espanhol busca um contrato de mais longo prazo.

Se Sainz fosse quem levasse a Audi ao sucesso na Fórmula 1, ele o faria aos 31 anos. Dado que procura um contrato mais longo, uma mudança para a Audi, que seria a sua quinta equipe diferente e poderia ser o seu último empurrão como piloto titular de uma equipe de fábrica.

Um engenheiro pilotando o carro

Suas habilidades seriam bem aproveitadas pela Audi. No passado, especialmente na McLaren, vimos Sainz ter um grande sentido de estratégia e de feedback para os engenheiros, quando até foi chamado de “um engenheiro pilotando o carro” pelo atual CEO da Sauber Motorsport, Andreas Seidl.

Muitas vezes, seu desafio ao plano da Ferrari em favor do seu próprio plano funcionou com sucesso. O GP de Cingapura no fim de semana passado foi um exemplo perfeito, rendeu-lhe sua segunda vitória na carreira e encerrou as séries históricas de vitórias da Red Bull (15 corridas) e Max Verstappen (10).

Esse tipo de qualidade não é normal para um típico piloto de Fórmula 1

Isso realmente coloca Sainz num lugar especial entre os pilotos da F1. Pelas suas habilidades e desempenho, ele tem se mostrado merecedor de maior importância dentro de uma equipe.

Desde que Charles Leclerc ingressou na Ferrari em 2019, ele se tornou o piloto prioritário. Apesar de suas deficiências e inconsistências mentais, a equipe continuou a colocá-lo acima de Sainz, apesar de isso parecer estar mudando com novo chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur.

Isso realmente levanta a questão de saber se as habilidades de Sainz serão melhor aproveitadas na Ferrari. Se isso não acontecer, há muitas indicações que ele pode fazer uma mudança para a Audi como seu piloto principal em 2026.

Será interessante ver como a Ferrari vai gerenciar seus pilotos daqui em diante, começando neste final de semana em Suzuka.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.