Audi mira 12ª vitória em Le Mans

sexta-feira, 21 de junho de 2013 às 16:06

Três carros da Audi para 2013

Nos próximos dias 22 e 23 de junho a Audi disputa pela 15ª vez a clássica prova das 24 Horas de Le Mans, na França. Na edição que comemora os 90 anos da corrida de longa duração mais conhecida do mundo, o desafio é ainda maior para a marca das quatro argolas, graças às recentes mudanças nos regulamentos da corrida.

A edição 2013 de Le Mans ficará marcada na história. A primeira corrida de 24 Horas na região de Sarthe, na França, foi disputada 90 anos atrás. E agora a Audi entra nessa disputa pela 15ª vez. Atuais campeões mundiais de endurance, Marcel Fässler (SUI), André Lotterer (ALE) e Benoít Tréluyer (FRA) entram na corrida levando o número ‘1’ estampado em seu Audi R18 e-tron quattro. Vencedores da prova nos dois últimos anos, são os grandes favoritos a um hat-trick em Le Mans. O último trio a conquistar três vitórias consecutivas foi justamente um da Audi. Entre 2000 e 2002, Frank Biela (ALE), Emanuele Pirro (ITA) e Tom Kristensen (DIN) foram imbatíveis.

Recordista de vitórias em Le Mans com oito triunfos, Tom Kristensen também mantém em alta a expectativa de vencer outra vez, agora correndo em parceria com Loic Duval (FRA) e Allan McNish (ESC). No mês de abril os três venceram a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, disputada em Silverstone, na Inglaterra. Em 2012, Kristensen e McNish completaram a dobradinha da Audi em Le Mans com a segunda posição.

A equipe de pilotos no commando dos Audi R18 e-tron quattro terá ainda um terceiro carro também favorito a um lugar no pódio este ano. Marc Gené (ESP) venceu em Le Mans na temporada 2009. Oliver Jarvis (ING) foi ao pódio pela primeira vez no ano passado e, em 2013, venceu as 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos a bordo de um R18 e-tron quattro. Já o brasileiro Lucas di Grassi disputa pela primeira vez a tradicional corrida. Desde que chegou ao time da Audi em setembro do ano passado, Lucas disputou três corridas e terminou todas no pódio. E terá todo o suporte de seus companheiros de equipe – que, juntos, somam 17 vitórias em Le Mans – para se adaptar rapidamente aos desafios dessa prova.

Em termos tecnológicos, o time liderado pelo chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich, e Chris Reike, chefe da LMP, completou uma preparação rigorosa para a corrida mais difícil da temporada. Os Audi R18 e-tron quattro foram completamente revisados desde o motor, incluindo o sistema híbrido, até sua construção ultra-leve. O carro híbrido movido a diesel leva para Le Mans, ainda, uma aerodinâmica totalmente otimizada.

A Audi está enfatizando seu papel como pioneira em tecnologia com os faróis de LED de alta performance (com tecnologia de matrix-beam), o espelho retrovisor digital com display AMOLED e outras soluções detalhadas com visão de futuro. A montadora tem levado uma grande quantidade de inovações desenvolvidas no automobilismo para os seus produtos ao longo de mais de 30 anos. Os clientes lucram com idéias como a tração integral quattro e as tecnologias TDI e TFSI para motores, sem contar as mais recentes inovações no campo da segurança ativa.

No placar da disputa com sua principal rival – a Toyota – no Mundial de Endurance, a Audi vence até aqui por 5 a 3. Mas apesar de ter vencido todas as competições de protótipos este ano e feito o melhor tempo nos testes oficiais para Le Mans (no dia 09 de junho), uma questão ainda precisa ser respondida. Afinal, mais do que nunca é incerto se as configurações dos motores diesel e a gasolina são suficientemente equilibradas para garantir a disputa, já que desde janeiro os carros movidos a diesel tem constantemente sido submetidos a restrições mais severas.

Os espectadores que quiserem acompanhar a corrida ao vivo, poderão acessar o site da Audi Motorsport (www.audi-motorsport.com) – onde terão acesso às imagens onboard e dados de telemetria dos três Audi R18 e-tron quattro na prova. Nas redes sociais, o time da Audi também fará todas as atualizações de informação ao longo da corrida.

Tópicos do fim de semana

– Como as mudanças técnicas vão afetar a competição direta na pista?
– A Audi será capaz de vencer pela 12ª vez em 15 participações em Le Mans?
– Qual dos três carros da Audi será o melhor colocado no fim?
– Quem sairá na liderança do Mundial de Endurance depois dessa prova?

Declarações dos chefes de equipe

Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Motorsport: “Este ano Le Mans será um desafio particular para nós. Houve uma série de mudanças nos regulamentos ao longo dos últimos meses, e isso nos deixou em uma posição em que será mais difícil decidir a corrida a nosso favor com base no nosso desempenho. Mas vamos concentrar em nossos pontos fortes como uma equipe. É algo que temos feito em várias ocasiões: fazer um trabalho 100% perfeito. Temos de reduzir os tempos de parada nos boxes ao mínimo e, dessa forma, tentar compensar as restrições que foram impostas a nós.”

Chris Reinke, chefe da LMP: “Nos preparamos para a corrida mais importante do ano como um verdadeiro time e, como é de costume na Audi, estamos entrando mais uma vez na prova com algumas inovações. No dia de testes, semana passada, não conseguimos avaliar exatamente a relação de forças e as duas primeiras corridas do Mundial de Endurance também não foram exatamente representativas para isso. Estamos ansiosos para ver como a semana da corrida ira se desenrolar e se a batalha será mesmo aquela que o público e nós desejamos ver: uma competição equilibrada pela vitória geral. Da nossa parte, posso garantir que fizemos tudo o que podíamos para que isso aconteça.”

Ralf Jüttner, diretor técnico da equie Audi Sport Team Joest: “Estamos realmente esperando para ver uma clássica prova de Le Mans, onde não existam facilidades para ninguém. Talvez a gente tenha uma ideia a respeito dos tempos de volta na classificação, mas só poderemos dizer durante a corrida os efeitos das modificações recentes no regulamento. E só nesse momento vamos poder definir nossa estratégia. Mas espero por uma batalha intensa.”

Fatos e declarações sobre os pilotos Audi

Marcel Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)

– Em 2011, se tornou o primeiro suiço a vencer as 24 Horas de Le Mans
– Recentemente venceu em Spa com André Lotterer e Benoít Tréluyer
“Eu aguardo por Le Mans o ano todo porque é um desafio fantástico. Temos adversários fortes, mas estamos muito motivados e temos um ótimo carro. Temos certeza que todo o time é capaz de fazer o trabalho necessário para vencer mais uma vez.”

André Lotterer (31/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)

– Venceu duas vezes em Le Mans em quatro participações
– Lidera o Mundial de Endurance ao lado de seus companheiros de equipe
“Estou indo para Le Mans com um bom pressentimento. As duas vitórias nos últimos anos nos deram auto-confiança e, claro, vamos competir para vencer outra vez. E para isso devemos ignorar os dois últimos anos e nos concentrar nesta edição. Terminar – e tomara que sem problemas – é nosso primeiro objetivo. Então veremos como as coisas se desenrolam, porque em Le Mans tudo pode acontecer.”

Benoît Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)

– Vencedor das duas últimas edições corre em casa em Le Mans
– Em 2013, já venceu as 12 Horas de Sebring e as 6 Horas de Spa
“Finalmente estamos de volta a Le Mans e posso correr mais uma vez nessa pista com o Audi R18 e-tron quattro. Depois da prova em Spa, eu pilotei o carro apenas uma vez durante o dia de testes em Le Mans. Foi um bom treino. Correr em casa é sempre especial, com muitos fãs e amigos torcendo por mim. É uma sensação ótima.”

Loïc Duval (31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)

– Autor da melhor volta da corrida em 2012 e dono do recorde de uma volta em Le Mans, estabelecido em 2010
– Foi o mais rápido nos treinos para a edição 2013 da prova
“Le Mans é um evento fantástico e, para mim, é quase como correr em casa, já que sou de Chartres (a 140 km de Sarthe). Estou esperando por essa volta há um ano. Nesse período, algumas coisas não foram tão boas quanto deveriam ser para a gente. Mas estou ansioso por um bom resultado e mal posso esperar pela hora da largada.”

Tom Kristensen (45/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)

– Recordista de vitórias em Le Mans com oito triunfos
– Venceu a etapa de abertura do Mundial de Endurance, em Silverstone
“Não há outra corrida em que você tenha que se preparar para todos os detalhes. Ficamos um ano longe dessa pista e é por isso que o dia de testes na última semana foi tão valioso. A Audi continua melhorando o R18 e-tron quattro constantemente e atenta a uma série de detalhes. A disputa este ano será, de novo, muito apertada. Ter desempenho e tão importante quanto ter consistência nessa corrida. Pessoalmente, nessa corrida eu e o Allan (McNish) vamos correr pela primeira vez em sete edições de Le Mans sem dividir o carro com Dindo Capello. Nosso novo companheiro de equipe, Loïc Duval, é rápido e motivado. Acho que formamos um excelente trio.”

Allan McNish (43/ESC), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)

– Vencedor das 24 Horas de Le Mans em duas edições
– Vice-líder do Mundial de Endurance a apenas um ponto dos líderes
“Le Mans com usa característica única é como um campeonato mundial de futebol. Você quer vencer a maior corrida do ano, mas mesmo se for ao pódio em segundo ou em terceiro, a sensação é ótima. Estive no pódio em oito oportunidades aqui. Duas delas como vencedor. Neste ano, gostaria muito de estar no topo outra vez. Mas você não pode se dar ao luxo de descansar nessa corrida. Emocionalmente, ela me custa mais energia do que a força física que você exerce normalmente pilotando.”

Marc Gené (39/ESP), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)

– Venceu as 24 Horas de Le Mans em 2009
– Corre com dois novos companheiros de equipe este ano
“Estamos trabalhando há um ano especialmente para essa única corrida. Estamos bem preparados, como já mostramos em Silverstone e Spa. Por isso espero estar na disputa pela vitória. É a sétima vez que corro em Le Mans e nunca me senti tão bem para a prova quanto neste ano.”

Lucas di Grassi (28/BRA), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)

– É o único piloto da Audi que nunca correu em Le Mans
– Foi o segundo colocado nas 12 Horas de Sebring deste ano com a Audi
“Minha primeira corrida em Le Mans e certamente será uma ótima experiência, que vai me ensinar muita coisa. No nosso time temos verdadeiras lendas dessa prova como o Tom Kristensen e o Allan McNish. Para mim é um privilégio fazer parte dessa equipe. Chegar ao fim da corrida, aprender e ter o melhor resultado possível são minhas metas.”

Oliver Jarvis (29/ING), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)

– Venceu as 24 Horas de Daytona com um Audi na classe GT
– Venceu pela primeira vez com um protótipo nas 12 Horas de Sebring
“Depois do terceiro lugar no ano passado, obviamente eu quero subir um degrau no pódio. Mas, primeiro, é preciso terminar a corrida. Tudo é possível nesta que é, sem dúvida, a corrida mais difícil do mundo. Eu acredito na nossa competitividade, tanto na disputa entre os carros da Audi, quanto na luta com a Toyota.”

Os pilotos da Audi em Le Mans

Loïc Duval (FRA): Nasceu em 12 de junho de 1982 em Chartres (FRA). Residência: Tóquio (JAP), solteiro (namorado de Gaëlle), um filho (Hugo), altura: 1.78 m, peso: 70 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 5; vitórias no WEC: 1; pole positions no WEC: 0; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 5º.

Marcel Fässler (SUI): Nasceu em 27 de maio de 1976 em Einsiedeln (SUI). Residência: Gross (SUI), casado com Isabel, quatro filhos (Shana, Elin, Yael e Delia), altura: 1.78 m, peso: 78 kg; piloto Audi desde 2008; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 10; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Marc Gené (ESP): Nasceu em 03 de março de 1974 em Sabadell (ESP). Residência: Barcelona (ESP), solteiro, um filho (Patrick) e uma filha (Sienna), altura: 1.73 m, peso: 69 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 1; corridas no WEC: 3; vitórias no WEC: 1; pole positions no WEC: 0; melhores voltas no WEC: 0; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Lucas di Grassi (BRA): Nasceu em 11 de agosto de 1984 em São Paulo (BRA). Residência: Mônaco, solteiro, altura: 1.79m, peso: 75 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 2; vitórias no WEC: 0; pole positions no WEC: 0; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: -.

Oliver Jarvis (ING): Nasceu em 09 de janeiro de 1984 em Burwell (ING). Residência: Burwell (ING), solteiro, altura: 1.80 m, peso: 70 kg; piloto Audi desde 2008; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 3; vitórias no WEC: 0; pole positions no WEC: 0; melhores voltas no WEC: 0; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 3º.

Tom Kristensen (DIN): Nasceu em 07 de julho de 1967 em Hobro (DIN). Residência: Hobro (DIN), solteiro (namorado de Hanne), dois filhos (Oliver e Oswald) e uma filha (Carla Marlou), altura: 1.74 m, peso: 72 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 8; corridas no WEC: 10; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 3; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

André Lotterer (ALE): Nasceu em 19 de novembro de 1981 em Duisburg (ALE). Residência: Tóquio (JAP), solteiro, altura: 1.84 m, peso: 74 kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 10; vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Allan McNish (ESC): Nasceu em 29 de dezembro de 1969 em Dumfries (ING). Residência: Mônaco, casado com Kelly, um filho (Finlay) e uma filha (Charlotte Amelie), altura: 1.65 m, peso: 60 kg; piloto Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 1; corridas no WEC: 10; vitórias no WEC: 2; pole positions no WEC: 2; melhores voltas no WEC: 1; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Benoît Tréluyer (FRA): Nasceu em 07 de dezembro de 1976 em Alençon (FRA). Residência: Gordes (FRA), casado com Melanie, um filho (Jules), altura: 1.78 m, peso: 68 kg; piloto Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 10; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 1; melhores voltas no WEC: 0; melhor resultado nas 24 Horas de Le Mans: 1º.

Todos os vencedores de Le Mans desde 2000

2000 Biela/Kristensen/Pirro (Audi)
2001 Biela/Kristensen/Pirro (Audi)
2002 Biela/Kristensen/Pirro (Audi)
2003 Capello/Kristensen/Smith (Bentley)
2004 Ara/Capello/Kristensen (Audi)
2005 Kristensen/Lehto/Werner (Audi)
2006 Biela/Pirro/Werner (Audi)
2007 Biela/Pirro/Werner (Audi)
2008 Capello/Kristensen/McNish (Audi)
2009 Brabham/Gené/Wurz (Peugeot)
2010 Bernhard/Dumas/Rockenfeller (Audi)
2011 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi)
2012 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi)

Informações da pista

Extensão: 13.629 metros
Duração da prova: 24 horas
Recorde de volta na classificação nessa pista: Stéphane Sarrazin, Peugeot, 3m18s513 (média de 247,159 km/h) em 11 de junho de 2008
Recorde de volta na corrida nessa pista: Loïc Duval, Peugeot, 3m19s074 (média de 246.463 km/h) em 13 de junho de 2010
Pole position em 2012: André Lotterer, Audi R18 e-tron quattro, 3m23s787 (média de 240,763 km/h) em 15 de junho de 2012
Melhor volta da corrida em 2012: Loïc Duval, Audi R18 ultra, 3m24s189 (média de 240,289 km/h) em 16 de junho de 2012

Oliver Jarvis, sobre a pista em Le Mans

“Le Mans é única e à noite fica ainda mais desafiadora. Freamos forte na primeira chicane. Com tráfego, você perde bastante tempo ali. Usamos a técnica do “momentum” para os “ésses” e então vamos rumo a Tertre Rouge. Essa curva rápida dá acesso à reta Hunaudières. Você volta a frear forte vindo em alta velcodidade para cada uma das duas chicanes ao longo da reta e precisa acelerar no momento certo na saída delas. A área onde você freia para a curva Mulsanne é no meio de um cotovelo. Depois da reta, a curva dupla Indianápolis. A primeira perna é bem rápida, e a segunda, para a esquerda, mais lenta. A curva mais traiçoeira é a Arnage. Em seguida vem as curvas Porsche que são, sem dúvida, a melhor parte da pista. Finalmente uma chicane antes da reta de chegada, mas ali é preciso atenção para não perder quatro ou cinco segundos em meio ao tráfego. É um circuito brilhante.”

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