Audi encerra sequência de vitórias da BMW no DTM

domingo, 19 de maio de 2013 às 14:28

Timo Scheider

Duas corridas, duas pole positions – e agora a primeira vitória na temporada junto da liderança do campeonato. O Audi RS 5 DTM foi imbatível na segunda corrida da DTM em 2013, disputada neste domingo (19) em Brands Hatch (Inglaterra). Com este resultado, a Audi também colocou um ponto final na sequência de quatro vitórias da BMW, que terminou em segundo lugar com Bruno Spengler – melhor resultado de um carro da marca nesta etapa.

A bordo do Audi RS5 DTM da equipe Audi Sport Team Phoenix, Mike Rockenfeller largou na pole position e celebrou uma vitória incontestável em uma prova disputada em perfeitas condições. Durante as 98 voltas, o vencedor de Le Mans em 2010 controlou o ritmo dos adversários e cruzou a linha de chegada com 7s641 de vantagem para o segundo colocado. Ao conquistar sua segunda vitória no DTM depois da prova de Zandvoort em 2011, “Rocky” agora lidera a classificação com um ponto de vantagem para o atual campeão, Bruno Spengler.

“Esta foi uma corrida daquelas que todo piloto deseja”, disse Rockenfeller. “Larguei bem e consegui determinar o ritmo. Os pneus macios se desgastaram mais rápido do que em Hockenheim, e isso nos surpreendeu. Mas muitos outros pilotos tiveram o mesmo problema e nós adotamos a estratégia correta. Meu carro funcionou perfeitamente e a equipe Team Phoenix foi brilhante nos dois pit-stops. Agradeço a eles por isso. Depois de Hockenheim, nós trabalhamos realmente como um time e o resultado apareceu hoje”, acrescentou.

“Não foi apenas a vitória que confirmou o trabalho duro durante o inverno, mas também a forma como Mike (Rockenfeller) comandou a corrida para chegar lá”, comentou Dieter Gass, que exerce a função de chefe da Audi Sport no DTM desde abril. “Ele foi capaz de controlar a corrida por 98 voltas e não cometeu nenhum erro. Seu time fez tudo certo na estratégia e executou dois pit stops perfeitos. Nós já tínhamos visto em Hockenheim que a performance dos Audi RS 5 DTM era competitiva. E é gratificante que conseguimos canalizar esse potencial para uma vitória hoje e encerrar a sequência de vitórias da BMW”.

O público presente em Brands Hatch acompanhou uma corrida eletrizante do DTM, assim como as arquibancadas de Hockenheim haviam visto na abertura da temporada. O sistema de asa móvel (DRS) e os pneus macios foram determinantes para grandes duelos e ultrapassagens espetaculares. Com Mattias Ekström (Red Bull Audi RS 5 DTM) e Timo Scheider (AUTO TEST Audi RS 5 DTM), respectivamente na sétima e nona posições, outros dois pilotos Audi (ambos da Audi Sport Team Abt Sportsline) marcaram pontos.

Depois de um treino de classificação abaixo do esperado, Ekström largou com pneus mais duros e trocou pelos mais macios ainda na quarta volta. Graças à estratégia, o piloto sueco ganhou posições e, do 12º lugar no grid, cruzou a linha de chegada em sétimo.

Miguel Molina ficou fora da zona de pontos por apenas 0s563. O espanhol perdeu a décima posição para Pascal Wehrlein pouco antes do fim. Jamie Green terminou a corrida em seu país na 15ª posição. Filipe Albuquerque ficou em 17º depois de duas penalizações e foi o melhor da equipe Audi Sport Team Rosberg. Adrien Tambay terminou em 18º depois de cumprir um drive-through por conta do incidente com Andy Priaulx. Edoardo Mortara, por sua vez, era o sétimo colocado na parte final da corrida, mas recebeu teve de cumprir um drive-through e, na sequência, abandonou a nove voltas do fim.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.