Audi DTCC – Renato Jader David estreia com vitória em Interlagos

sábado, 21 de julho de 2012 às 18:21

O paulista Renato Jader David, uma das estrelas da Fórmula Renault no início dos anos 2000 e campeão da Stock Car Light em 2005, estreou com vitória na Audi DTCC (Driver Touring Car Cup) durante a quarta rodada dupla da temporada, realizada na manhã deste sábado (21) no autódromo de Interlagos (SP). Ausente das competições nacionais de automobilismo havia dois anos, David se preparou para o retorno às pistas com treinos de kart e surpreendeu pela rápida adaptação aos carros de tração dianteira.

Acostumado às competições de turismo – ele também disputou duas temporadas na divisão principal da Stock Car -, o piloto da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, construiu toda sua carreira em carros de tração traseira. Rapidamente, no entanto, ele conseguiu impor um ritmo vencedor e garantiu a primeira posição na corrida que abriu a programação deste sábado na capital paulista.

“Gostei muito da Audi DTCC e fiquei de certa forma surpreso com a vitória”, disse Jader David. “Este é um campeonato difícil, principalmente pelo equilíbrio dos carros e o bom nível dos pilotos. A primeira corrida deste sábado foi muito disputada, a ponto de diversas posições terem sido definidas nas últimas voltas. Foi um ótimo resultado e agora o foco passa a ser o trabalho nos bastidores para seguir no grid até o fim da temporada”, acrescentou.

A temporada de 2012 a Audi DTCC tem atraído a participação de diversos nomes com experiência em campeonatos nacionais de carros de grande potência – como a Stock Car, representada por David e seu conterrâneo Felipe Gama -, a Porsche Cup – que revelou o atual campeão da categoria, Elias Azevedo -, e o GT Brasil, de onde saíram João Gonçalves, Marçal Mello, Pedro Queirolo e o atual líder do campeonato, Elias Jr.

O carioca que voltou, depois desta corrida, a ocupar a primeira posição na tabela correndo em dupla com Sérgio Alves chegou em segundo na etapa deste sábado, e embora tenha reconhecido a importância do resultado para o campeonato, chegou a protestar junto à direção de provas por alegar deslealdade na manobra que deu a liderança da corrida à Renato Jader David.

“Entendi que o toque no meu carro durante a manobra realizada na segunda perna do S do Senna prejudicou minha corrida, mas a direção de prova não viu dessa maneira e respeito a decisão. Só aprendi um novo ponto de ultrapassagem em Interlagos que eu ainda não conhecia”, ironizou Elias Jr.

Após o toque com David, ele caiu para a terceira posição e só recuperou a vice-liderança na última passagem, em razão de problemas de freio enfrentados por Elias Azevedo. Apesar de cair para o terceiro lugar no finalzinho da prova, o atual campeão da categoria viu de forma positiva o resultado – que representou sua volta ao pelotão da frente depois de duas etapas de problemas com seu carro.

“Recuperamos a competitividade. Se eu não tivesse perdido quase toda a capacidade de frenagem nas últimas cinco voltas, poderia ter disputado a vitória porque meu ritmo de corrida era bom. E isso é ótimo, em especial em um grid que tem dois pilotos vindos da Stock Car e tantos outros nomes com experiência em competições de alto nível”, comentou Azevedo.

O pódio na etapa de São Paulo foi completado por João Gonçalves (parceiro de Marçal Mello) e Felipe Gama, que ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posições. Ambos garantiram o resultado nas últimas voltas, com ultrapassagens sobre Williams Farias. Veja como terminou a primeira corrida deste sábado em Interlagos, e como ficou o campeonato após sete corridas:

Prova 01
1) Jader David, 14 voltas em 28min31s616
2) Elias Junior / Sergio Alves, a 2.926
3) Elias Azevedo, a 3.086
4) Marçal Mello / João Gonçalves, a 7.855
5) Felipe Gama, a 8.841
6) Adolpho Rossi / Willians Farias, a 9.698
7) Ricardo Landi / Andre Accioly, a 10.119
8) Samuel Neto, a 11.250
9) Pedro Queirolo, a 19.285
10) Daniel Daroz / Caíto Vianna, a 19.468
11) Alline Cipriane, a 23.993
12) Leandro Braghin / Rennan Reis, a 28.031
13) Fábio Vianna, a 28.353
14) Alex Fabiano, a 42.670

Campeonato
1) Elias Júnior / Sergio Alves, 98
2) Marçal Mello / Vanuê Faria / João Gonçalves, 95
3) Adolpho Rossi / Willians Farias, 89
4) Pedro Queirolo, 82
5) Felipe Gama, 72
6) Henry Visconde / Ricardo Landi / André Accioly, 71
7) Elias Azevedo, 67
8) Daniel Daroz / Willians Farias / Caíto Vianna, 49
9) Herbert Heinen, 36
10) Alexis Pilau, 34
11) Rennan Reis / Leandro Braghin, 29
12) Alline Cipriane / Leandro Florenzo / Alex Fabiano, 29
13) Wagner Amorim, 26
14) Fábio Vianna, 25
15) Décio Rodrigues / Dennis Rolim / Samuel Mello, 24
16) Idenis Souza / Caíto Vianna / Daniel Daroz, 24
17) Marcelo Sant’Anna / Christian Pons, 24
18) Renato Jader David, 20
19) Caê Coelho / Antoni o De Luca, 17
20) Rogério Garrubo, 10
21) Antonio De Luca / Samuel Neto, 8
22) Alex Fabiano, 2
23) Rodolfo Toni / Mayara Bianchi, 1

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.