Audi comprou Grupo McLaren, diz publicação britânica

segunda-feira, 15 de novembro de 2021 às 9:06

Audi

A publicação britânica Autocar relatou que a Audi comprou a McLaren em um acordo que lhe dá controle completo sobre todo o grupo e garante sua entrada na Fórmula 1.

A mudança de propriedade deve garantir o futuro da McLaren, que vem operando sob grande pressão financeira apesar de uma injeção de capital no final do ano passado após um refinanciamento de £500 milhões.

Não está claro se o mais recente desenvolvimento está ligado à recente saída de Mike Flewitt, CEO da McLaren que deixou seu cargo no mês passado depois de oito anos.

A McLaren afirmou que não houve nenhuma mudança no gerenciamento, enquanto um porta-voz da Audi se recusou a fazer qualquer comentário oficial neste momento.

A compra dá à Audi acesso a outra marca de supercarros junto com a Lamborghini, que ela já controla, além de também abrir a possibilidade da McLaren ser impulsionada por motores Audi.

Contudo, a Audi não assumirá o controle da McLaren Applied, divisão do grupo especializada em sistemas de eletrificação para carros de corrida e de rua que foi vendida a um grupo de investimento privado neste ano.

Do ponto de vista da F1, o acordo assegura ao Grupo Volkswagen acesso direto a uma entrada na categoria.

A Volkswagen está envolvida em discussões a respeito da especificação dos novos motores de F1 que serão introduzidos no meio da década e vem considerando abertamente entrar na principal categoria do automobilismo.

O acordo não fecha necessariamente a porta para uma entrada da Porsche na F1. A marca irmã da Audi também está analisando um retorno à categoria, de acordo com seu novo chefe de competição Thomas Laudenbach.

Acredita-se que a opção mais provável para a Porsche seria uma parceria com uma equipe existente. A Red Bull, que no momento está construindo seu próprio departamento de motores em Milton Keynes, é considerada a favorita.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.