Audi, com o bólido nº 1, domina e volta a vencer as 24 Horas de Le Mans

domingo, 17 de junho de 2012 às 13:09

audi-e-tron-le-mans
A Audi, com os pilotos Benoit Treluyer, Andre Lotterer e Marcel Fassler, conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. A marca alemã dominou e ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela 11ª vez em 13 anos, terceira consecutiva e segunda com o mesmo trio. Foi também um histórico primeiro triunfo para um modelo com a tecnologia e-tron quattro.

Quem recebeu a bandeirada foi Andre Lotterer, que dividiu a pilotagem com Benoit Treluyer e Marcel Fassler. Eles lideraram a maior parte do evento, e a maior ameaça foi a Audi nº 2, guiada no final por Allan McNish e dividida com Tom Kristensen e Dindo Capello.

A marca alemã ocupou as três primeiras posições, respectivamente com os bólidos nº 1, 2 e 4, este em uma corrida solitária e finalizada com Mike Rockenfeller. A Audi nº 3, no final com Loic Duval, chegou na quinta posição, atrás da Lola nº 12, finalizada com Neel Jani.

As duas Toyotas, que prometiam incomodar as Audis, ficaram pelo caminho em acidentes, sendo que um deles provocou a quebra de duas vértebras de Anthony Davidson.

Na LMP2, vitória sossegada da Starworks HPD nº 44, que Ryan Dalziel trouxe para casa. Na GTE Pro, Giancarlo Fisichella recebeu a bandeirada com a Ferrari nº 51, deixando a nº 59 do brasileiro Jaime Melo em segundo. Na GTE Am, em uma disputa empolgante, o Corvette nº 50 de Pedro Lamy passou na frente da Porsche nº 67 de Anthony Pons a 17 minutos do encerramento.

Hora 1: Liderança de Andre Lotterer no Audi nº 1, seguido por Allan McNish no nº 2. A OAK de Olivier Pla liderava na LMP2, Toni Vilander (Ferrari) na GTE Pro e Patrick Pilet (Flying Lizard Porsche) na GTE Am.

Hora 2: Audi nº 1 ainda em primeiro, com o nº 2 atrás. O OAK n 24 ainda liderava na LMP2, Gianmaria Bruni (Ferrari) na GTE Pro e Sean Pumpelly (Flying Lizard Porsche) na GTE Am.

Hora 3: Audi nº 1 na ponta, enquando a nº 2 estava parada na garagem com problemas. Com isso, a Toyota nº 7 de Nicolas Lapierre pulava para segundo, e a nº 8 para terceiro, seguido pelas outras três Audis. Na LMP2, liderança inalterada, assim como na GTE Pro e na GTE Am.

Hora 4: Na frente ainda a Audi nº 1, com as Toyotas nº 8 (que chegou a liderar) e 7 voltando dos pits logo atrás e na frente da Audi nº 3. Na LMP2, o nº 24 ainda estava em primeiro, assim como a Ferrari nº 51 na GTE Pro e o Porsche nº 79 na GTE Am.

Hora 5: Um grande acidente tirou a Toyota nº 8 da prova. Anthony Davidson tocou na Ferrari nº 81 de Piergiuseppe Perazzini e chegou a decolar, batendo nas barreiras. O piloto inglês foi levado ao hospital para checagens. Mas nem tudo eram más notícias para os japoneses, já que a Toyota nº 7 com Nicolas Lapierre liderava em disputa feroz com a Audi nº 1 de Benoit Treluyer. Na LMP2 e na GTE Pro, primeiras posições inalteradas com a Morgan nº 24 e a Ferrari nº 51, respectivamente. Na GTE Am, Julien Canal, com o Corvette nº 50, assumia a ponta.

Hora 6: Foi disputada inteiramente sob bandeira amarela, devido a reparos na curva Mulsanne pelo acidente de Davidson. Lideranças da Audi nº 1, do Morgan nº 24 (LMP2), do Corvette nº 74 (GTE Pro) e do Corvette nº 50 (GTE Am).

Hora 7: As Audis dominam, com os bólidos nº 1, 2 e 4 nas três primeiras posições. A Toyota nº 8, com Kazuki Nakajima, bateu na traseira de Satoshi Motoyama, no DeltaWing. O Morgan nº 24, (LMP2), o Corvette nº 74 (GTE Pro) e o Corvette nº 50 (GTE Am) seguiam em primeiro em suas classes.

Hora 8: Em um momento mais tranquilo da corrida, as Audis seguem na frente com as posições inalteradas. Na LMP2 uma nova lideraça: o Oreca nº 48 com Warren Hughes. O Corvette nº 74 (GTE Pro) e o Corvette nº 50 (GTE Am) seguiam na frente.

Hora 9: Andre Lotterer deu uma escapada no primeiro setor da pista, mas a Audi nº 1 se manteve na frente. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças inalteradas em relação à hora anterior. Na GTE Am, a primeira posição passou para as mãos da Ferrari nº 57.

Hora 10: As Audis nº 1, 2 e 4, respectivamente, seguiam dominando. Na LMP2, a ponta passou para a HPD nº 44, com Ryan Dalziel, depois de um furo de pneu do Oreca nº 48. O Corvette nº 74 seguia na frente na GTE Pro, e na GTE Am quem liderava era o Porsche n 67 de Raymond Narac.

Hora 11: Benoit Treluyer lidera com a Audi nº 1, seguida pela nº 2 e pela nº 4, esta uma volta atrás. Na LMP2 a liderança ainda era da HPD nº 44, e na GTE Pro a Ferrari nº 51 voltava à ponta com Giancarlo Fisichella, após um problema na direção do Corvette nº 74. Na GTE Am, Porsche nº 67 em primeiro.

Hora 12: A diferença entre as duas Audis (nº 1 e 2) caiu para 40s. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, a ponta voltou para o Corvette nº 50.

Hora 13: A Audi nº 1 volta a abrir vantagem, agora superior a 2 minutos. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, de novo o Porsche nº 67 em primeiro.

Hora 14: Marcel Fassler escapou nas curvas Porsche, mas segue em primeiro com o nº 1. Na LMP2, liderança ainda para o HPD nº 44, em batalha com o ORECA-Nissan nº 49, sétimo e oitavo no geral. Na GTE Pro, Ferrari nº 51 ainda na frente. Na GTE Am, a ponta voltou para o Corvette nº 50.

Hora 15: Uma intervenção do safety car reduziu a diferença entre as Audis nº 1 e 2 para menos de um minuto. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, de novo o Porsche nº 67 em primeiro, em um duelo sensacional.

Hora 16: Diferença aumentou e, com Andre Lotterer, a Audi nº 1 colocou uma volta em cima da nº 2, já estando duas na frente da nº 4. Nas outras três categorias, não houve alterações em relação à hora anterior.

Hora 17: A Audi agora ocupa as quatro primeiras posições, já que a nº 3, com Loic Duval, ultrapassou a Rebellion Lola-Toyota nº 12. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, de novo o Porsche nº 67 em primeiro. O susto da vez ficou por conta de Brian Vickers, cuja Ferrari da equipe AF-Waltrip Ferrari teve um pneu furado e pegou fogo antes de chegar aos pits.

Hora 18: Mudança na primeira posição, agora nas mãos da Audi nº 2. A nº 1, com Marcel Fassler, escapou da pista ao evitar uma colisão com o Corvette nº 74 na curva Mulsanne. Com isso, foram perdidos mais dois minutos nos boxes em reparos. E Tom Kristensen voltou rápido dos boxes, na frente. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, a ponta voltou para o Corvette nº 50.

Hora 19: A diferença entre as Audis nº 2 e nº 1 está em uma volta. Nas outras três categorias, nada de alterações na liderança.

Hora 20: Audi nº 1 de novo em primeiro, e a diferença de Benoit Treluyer para Allan McNish na nº 2 é de ínfimos 3s. Na GTE Pro, domínio das Ferraris, com a nº 51 na frente e a nº 59, do grupo do brasileiro Jaime Melo, logo atrás. Na LMP2 e na GTE Am, nada de mudanças.

Hora 21: McNish reassumiu a liderança. Treluyer rodou na proximidade dos boxes, e a diferença está na casa de uma volta, com estratégias distintas. Na LMP2, a HPD nº 44 está uma volta na frente da Oreca nº 46. Nas GTEs, Ferrari nº 51 e Corvette nº 50 em primeiro.

Hora 22: Benoit Treluyer, com a Audi nº 1, reassumiu a liderança devido a uma batida de Allan McNish nas curvas Porsche. O escocês perdeu o controle da Audi nº 2 ao tentar deixar a Ferrari nº 59 para trás, do mesmo jeito que Marc Gené bateu a Audi nº 3 momentos antes. A Lola nº 12 reassumiu o quarto posto. Nas demais classes, lideranças para a HPD nº 44 (LMP2), Ferrari nº 51 (GTE pro) e Porsche nº 67 (GTE Am).

Hora 23: A Audi nº 1, com Andre Lotterer, se aproxima da vitória, tendo uma volta da vantagem para a nº 2 de McNish. A nº 4 faz uma solitária corrida em terceiro, três voltas atrás, seguida pela Lola nº 12 e pela Audi nº 3. Na LMP2, a HPD nº 44 lidera sobre a Oreca nº 46. Na GTE Pro, a Ferrari nº 51 está duas voltas na frente da nº 59. E, na GTE Am, o Porsche nº 67 está menos de 30s na frente do Corvette nº 50.

Classificação da prova:

Pos. Carro Pilotos Classe Voltas
1. #1 Audi Lotterer/Fassler/Treluyer LMP1 378
2. #2 Audi McNish/Capello/Kristensen LMP1 377
3. #4 Audi Jarvis/Bonanomi/Rockenfeller LMP1 375
4. #12 Lola Prost/Heidfeld/Jani LMP1 367
5. #3 Audi Gene/Dumas/Duval LMP1 366
6. #22 HPD Brabham/Dumbreck/Chandhok LMP1 357
7. #44 HPD Potolicchio/Dalziel/K-Smith LMP2 354
8. #46 Oreca Thiriet/Beche/Tinseau LMP2 353
9. #49 Oreca Perez Companc/Kaffer/Ayari LMP2 352
10. #26 Oreca Ragues/Panciatici/Rusinov LMP2 351
11. #13 Lola Belicchi/Bleekemolen/Primat LMP1 350
12. #41 Zytek Zugel/Julian/Gonzalez LMP2 348
13. #25 Oreca Martin/Charouz/Graves LMP2 346
14. #35 Morgan H Hansson/Leinders/Martin LMP2 341
15. #42 Zytek Brundle/Brundle/Ordonez LMP2 340
16. #23 Oreca Tresson/Mailleux/Lombard LMP2 340
17. #51 Ferrari Fisichella/Bruni/Vilander GTEP 336
18. #59 Ferrari Makowiecki/Melo/Farnbacher GTEP 333
19. #97 Aston Mucke/Fernandez/Turner GTEP 332
20. #50 Corvette Bornhauser/Canal/Lamy GTEA 329
21. #67 Porsche Pons/Armindo/Narac GTEA 328
22. #71 Ferrari Bertolini/Beretta/Cioci GTEP 326
23. #73 Corvette Garcia/Magnussen/Taylor GTEP 326
24. #45 Oreca Briere/Nakano/Petersen LMP2 325
25. #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Rugolo GTEA 323
26. #40 Oreca Frey/Hirschi/Meichtry LMP2 320
27. #79 Porsche Neiman/Pumpelly/Pilet GTEA 313
28. #70 Corvette Bourret/Gibon/Belloc GTEA 309
29. #43 Norma Rosier/Haezebrouck/Thirion LMP2 308
30. #21 HPD Leventis/Kane/Watts LMP1 303
31. #61 Ferrari Kauffman/Aguas/Vickers GTEA 294
32. #83 Ferrari Rodrigues/Illiano/Ferte GTEA 292
33. #55 Porsche Daniels/Palttala/Camathias GTEA 290
34. #74 Corvette Gavin/Westbrook/Milner GTEP 215
35. #17 Dome Minassian/Bourdais/Ara LMP1 202
36. #38 Zytek Hancock/Dolan/Kurosawa LMP2 271
37. #33 HPD Tucker/Bouchut/Diaz LMP2 240
38. #30 Lola Sims/Buurman/Iannetta LMP2 239
39. #88 Porsche Ried/Roda/Ruberti GTEA 222
40. #15 OAK Montagny/Kraihamer/Baguette LMP1 219
41. #66 Ferrari Walker/Cocker/Wills GTEP 204
42. #48 Oreca Firth/Hartley/Hughes LMP2 196
43. #77 Porsche Lietz/Lieb/Henzler GTEP 184
44. #75 Porsche al Faisal/Curtis/Edwards GTEA 180
45. #31 Lola Holzer/Schultis/Moro LMP2 155
46. #58 Ferrari Ehret/Jeannette/Montecalvo GTEA 146
47. #24 Morgan Nicolet/Lahaye/Pla LMP2 139
48. #7 Toyota Wurz/Lapierre/Nakajima LMP1 134
49. #80 Porsche Bergmeister/Long/Holzer GTEP 114
50. #28 Lola Giroix/Badey/Johansson LMP2 92
51. #8 Toyota Davidson/Buemi/Sarrazin LMP1 82
52. #0 DeltaWing Franchitti/Krumm/Motoyama CDNT 75
53. #81 Ferrari Perazzini/Cadei/Griffin GTEA 70
54. #99 Aston Nygaard/Poulsen/Simonsen GTEA 31
55. #16 Pescarolo Collard/Bouillon/Hall LMP1 20
56. #29 Lola Ihara/Deletraz/Rostan LMP2 17

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.