Audi aproveita problemas de rivais e mantém hegemonia nas 24 Horas de Le Mans

domingo, 15 de junho de 2014 às 10:05

Audi de Benoit Treluyer, Marcel Fassler e Andre Lotterer

A Audi nº 2, com os pilotos Benoit Treluyer, Andre Lotterer e Marcel Fassler, conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. A marca alemã ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela 13ª vez em 15 anos, quinta consecutiva e terceira com o mesmo trio. Quem recebeu a bandeirada foi Lotterer.

O protótipo nº 1, de Tom Kristensen, Lucas di Grassi e Marc Gené, completou a dobradinha da marca alemã, que parecia que desta vez ficaria sem a vitória, ainda mais com seus dois carros tendo enfrentado problemas de turbo ao longo do dia.

No entanto, um problema elétrico com a Toyota nº 7 de Stephane Sarrazin, Kazuki Nakjima e Alexander Wurz, que liderou com facilidade a maior parte do evento, alterou todo o quadro. A Porsche nº 20, de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard, estava na frente até três horas antes do final, mas também teve problemas e deixou o caminho livre para as Audis.

A Toyota nº 8, de Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sebastien Buemi, recuperou-se de acidente no início da prova para chegar em terceiro, a cinco voltas dos vencedores. A Audi nº 3 abandonou no mesmo acidente.

As Toyotas começaram dominando a corrida, com a nº 7 na frente e a nº 8 em briga ferrenha com as Audis nº 2 e 3. O primeiro dos líderes a sair da briga pela vitória foi o Porsche nº 14. Nas mãos de Neel Jani, o protótipo enfrentou problemas mecânicos e perdeu 14 minutos nos boxes após meia hora de prova.

Cerca de uma hora depois, com a chuva já caindo, houve um acidente entre a Audi de Bonanomi e a Toyota de Lapierre que rodou na reta Mulsanne, envolvendo também um bólido da GTE Am. O nº 3 abandonou, enquanto o nº 8 perdeu 49 minutos nos boxes para reparos. O Safety Car foi acionado durante 45 minutos, e pouco depois novamente, devido à chuva forte.

Nesse período, o Porsche nº 20 se aproveitou e pulou para primeiro, seguido pela Toyota nº 7 e as Audis nº 2 e 1. Entre a quarta e a quinta hora o panorama mudou, e a Toyota voltou para a frente na sequência de paradas, enquanto a Porsche teve um pneu furado e caiu para quarto.

Um acidente de Alexandre Imperatori da KCMG ORECA na sétima hora aumentou ainda mais a vantagem do nº 7 para os carros alemães. O panorama se manteve assim até a 13ª hora, quando a Audi nº 1 perdeu potência, quatro minutos na pista e mais sete parada nos boxes, onde reparou um problema na injeção de combustível.

A grande mudança ocorreu no final da 14ª hora. A Toyota nº 7, que dominou amplamente a corrida até então, teve um problema elétrico na curva Arnage e abandonou a corrida, dando a liderança para a Audi. Na 16ª hora, no entanto, um problema no motor turbo da nº 2 deu a ponta para a nº 1, que vinha se recuperando.

Na 21ª hora, o mesmo problema no turbo afetou a Audi nº 1, dando a liderança para a Porsche nº 20, o único dos sete bólidos de ponta que ainda não tinha enfrentado problemas. Mas tudo mudou na 22ª hora: Mark Webber ficou lento pela pista, foi para os boxes e acabou-se o sonho de uma vitória da Porsche em seu ano de retorno a Le Mans. Caminho livre para mais uma vitória da Audi, que parecia morta.

DEMAIS CLASSES

Na classe LMP2, a vitória ficou com a Jota Sport e seu Zytek-Nissan Z11SN, guiado por Harry Tincknell, Simon Dolan e Oliver Turvey, que liderou no começo, caiu na tabela no momento da chuva e ultrapassou a Ligier nº 46 no penúltimo pit stop. O Signatech Alpine ORECA nº 36, de Nelson Panciatici, Paul-Loup Chatin e Oliver Webb, chegou a liderar mas acabou em terceiro após enfrentar problemas.

Na GTE Pro, quem venceu foi a AF Corse Ferrari de Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Após uma primeira metade de prova competitiva, seus maiores rivais foram ficando pelo caminho, e o triunfo se deu de forma confortável, duas voltas na frente do melhor Corvette C7.R, que superou a Manthey Porsche na briga pelo segundo posto. O Aston Martin de Bruno Senna chegou a liderar, mas teve problemas na direção e perdeu 27 voltas.

Na GTE Am, o Aston Martin nº 95 de Kristian Poulsen, David Heinemeier-Hansson e Nicki Thiim ficou com a vitória, à frente do Proton Competition Porsche nº 88 e da AF Ferrari nº 61. O Aston Martin nº 98, de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard, também enfrentou problemas de direção e a chance de dobradinha se esvaiu.

Classificação da prova:

Pos Classe Carro Pilotos Voltas
1. LMP1 #2 Audi Fassler/Lotterer/Treluyer 379
2. LMP1 #1 Audi Di Grassi/Gene/Kristensen 376
3. LMP1 #8 Toyota Davidson/Lapierre/Buemi 374
4. LMP1 #12 Rebellion Prost/Heidfeld/Beche 360
5. LMP2 #38 Zytek Dolan/Tincknell/Turvey 356
6. LMP2 #46 Ligier Thiriet/Badey/Gommendy 355
7. LMP2 #36 Alpine Chatin/Panciatici/Webb 355
8. LMP2 #24 Oreca Rast/Charouz/Capillaire 354
9. LMP2 #35 Ligier Brundle/Mardenborough/Shulzhitskiy 354
10. LMP2 #43 Morgan Klien/Hirsch/Brandela 352
11. LMP2 #33 Ligier Cheng/Tung/Fong 347
12. LMP2 #34 Oreca Frey/Mailleux/Lancaster 342
13. GTEP #51 Ferrari Bruni/Vilander/Fisichella 339
14. GTEP #73 Chevrolet Magnussen/Garcia/Taylor 338
15. GTEP #92 Porsche Holzer/Makowiecki/Lietz 337
16. LMP2 #29 Morgan Schell/Leutwiller/Roussel 336
17. GTEA #95 Aston Poulsen/Heinemeier-Hansson/Thiim 334
18. GTEP #74 Chevrolet Gavin/Milner/Westbrook 333
19. GTEA #88 Porsche Ried/Bachler/Al Qubaisi 332
20. GTEA #61 Ferrari Perez-Companc/Cioci/Venturi 331
21. GTEA #90 Ferrari Montecalvo/Roda/Ruberti 330
22. GTEA #77 Porsche Dempsey/Foster/Long 329
23. LMP2 #42 Zytek Kimber-Smith/McMurry/Dyson 329
24. GTEA #98 Aston Dalla Lana/Lamy/Nygaard 329
25. GTEA #66 Ferrari Al Faisal/Neiman/Pumpelly 327
26. GTEA #70 Ferrari Nakano/Ehret/Rich 327
27. GTEA #58 Ferrari Barthez/Pons/Ayari 325
28. GTEA #57 Ferrari Krohn/Jonsson/Collins 324
29. GTEA #76 Porsche Narac/Armindo/Hallyday 323
30. GTEA #53 Ferrari Mowlem/Patterson/Hamilton 319
31. GTEP #79 Porsche MacNeil/Curtis/Bleekemolen 319
32. GTEA #67 Porsche Maris/Merlin/Helary 317
33. GTEP #97 Aston Turner/Mucke/Senna 310
34. GTEP #91 Porsche Pilet/Bergmeister/Tandy 309
35. LMP2 #27 Oreca Zlobin/Salo/Ladygin 303
36. GTEA #62 Ferrari Mallegol/Bachelier/Blank 295
37. LMP1 #14 Porsche Dumas/Jani/Lieb 348
38. LMP1 #20 Porsche Bernhard/Webber/Hartley 346
39. LMP2 #50 Morgan Ragues/Taylor/Ihara 341
40. LMP1 #7 Toyota Wurz/Sarrazin/Nakajima 219
41. GTEA #72 Ferrari Bertolini/Shaitar/Basov 196
42. GTEA #75 Porsche Perrodo/Collard/Palttala 194
43. GTEP #52 Ferrari Griffin/Parente/Leo 140
44. LMP2 #26 Morgan Rusinov/Pla/Canal 120
45. GTEA #60 Ferrari Mann/Case/Giammaria 115
46. LMP2 #47 Oreca Howson/Bradley/Imperatori 87
47. LMP1 #13 Rebellion Kraihamer/Belicchi/Leimer 73
48. LMP2 #48 Oreca Berthon/Gonzalez/Chandhok 73
49. LMP2 #41 Zytek Munemman/Latif/Winslow 31
50. GTEP #71 Ferrari Rigon/Kaffer/Beretta 28
51. LMP1 #3 Audi Albuquerque/Bonanomi/Jarvis 25
52. GTEA #81 Ferrari Wyatt/Rugolo/Bird 22
53. LMP2 #37 Oreca Ladygin/Minassian/Mediani 9
54. CDNT #0 Nissan Ordonez/Reip/Motoyama 5

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.