Audi apresenta novo S8 com motor V10 de 450 hp no Salão de Tóquio 26/10/05

quarta-feira, 26 de outubro de 2005 às 23:06
Audi

Esportividade extrema e conforto sem igual. O novo S8 chega ao segmento de alto luxo esbanjando as duas características e muito mais. A versão esportiva do A8, lançado há três anos, chega ao mercado mundial em meados de 2006 e promete ser um divisor de águas na categoria esportiva de luxo. A sua primeira apresentação está acontecendo no Tókio Motor Show 2005, que começou hoje (quarta-feira, 19/5) e termina no próximo dia 6 de novembro.

Equipado com o novo motor V10, fruto da experiência do superesportivo Lamborghini Gallardo, o S8 tem performance única. O propulsor de 5,2 litros desenvolve 450 hp de potência e 540 Nm de torque máximo, já disponível em 3.500 rpm. Como no R8 de Le Mans, o carro de corrida de maior sucesso no mundo, o motor FSI a gasolina garante desempenho superior ao S8. Este sedã de luxo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/hora, limitada eletronicamente.

O chassi do S8 foi modificado para acomodar o novo motor. A tração quattro de última geração com torque assimétrico/dinâmico garante a melhor distribuição possível para as quatro rodas. A suspensão a ar adaptável e as modificações no sistema de direção asseguram que a potência e o dinamismo do trem de força sejam traduzidos com precisão. O design do novo S8 completa o quadro. A esportividade também aparece no visual mais esportivo do novo e bem-equipado sedan.

Novo V10 com tecnologia FSI adotada no mundo das competições

No universo das corridas de carro, a marca de superesportivos, Lamborghini, subsidiária da Audi, também considera o motor de dez cilindros um sinônimo de força. Esse conceito de motor tem muito mais ênfase esportiva do que uma unidade de doze cilindros. Os motores de dez cilindros são mais compactos e leves. E, graças ao número menor de componentes, têm menos fricção interna. O V10 de 450 hp é a segunda geração de motores Audi em V, todos com ângulo de 90 graus e espaços de 90 milímetros entre os cilindros. Algumas áreas-chave da versão Audi foram redesenhadas em comparação ao motor Lamborghini. A calibragem passou de 82,5 para 84,5 mm; a capacidade é de 5 204 cm3. O sistema FSI de injeção otimiza as emissões e garante mais potência ao motor. Como prova, o R8 equipado com esse motor venceu cinco das seis participações nas 24 horas de Le Mans.

O torque do modelo também é impressionante. O motor desenvolve 450 hp de potência a 7.000 rpm, mas já dispõe do torque máximo de 540 Nm a apenas 3 500 rpm. Sem contar que 90 por cento da força já está disponível em baixas rotações: a apenas 2 300 rpm.

Motor Audi

Apesar do tamanho e da potência, o motor não demonstra ter muita “sede”: precisa de apenas 13,9 litros para 100 km. Tudo isso, graças ao baixo peso do modelo. Com a moderna composição de alumínio – o Audi Space Frame (ASF) — o S8 pesa apenas 1 940 kg, incluindo a tração quattro. No novo S8, são 4,31 quilos para cada cavalo, uma relação peso-potência de carros esportivos.

Transmissão

A tração quattro de última geração, tecnologia desenvolvida pela Audi nos últimos 25 anos, tem desempenho superior em vários tipos de superfícies. O sistema trabalha com sistema distribuição de torque assimétrico/dinâmico. Com o diferencial instalado longitudinalmente, a distribuição de força entre as rodas da frente e traseiras varia de acordo com a necessidade. Normalmente, 40 por cento são direcionados para a dianteira e 60 por cento para a traseira, o que caracteriza a natureza esportiva do modelo. Se as condições da superfície mudam, a resposta é imediata: 85 por cento da tração podem ir para as rodas traseiras assim como, em outras situações, 65 por cento podem ir para as rodas dianteiras. Além disso, se uma das rodas patina, o sistema EDL (Electronic Differencial Lock) regula a aplicação dos freios.

O novo S8 é equipado com câmbio Tiptronic de seis velocidades. Mantendo as características de esportividade, o câmbio oferece aceleração mesmo em sexta marcha. E o motorista pode escolher também o modo “Sport” para dirigir de modo mais esportivo, se quiser, mudando as marchas manualmente nos paddles localizados atrás do volante. A filosofia de baixo peso aplicada pela Audi é utilizada em cada área do veículo. O motor V10, por exemplo, pesa apenas 220 quilos, 20 quilos menos do que a concorrência. Também por isso, as baterias e o gerenciador de energia estão instalados no compartimento de bagagem.

Audi

Chassi construído para a velocidade

A versão básica da suspensão a ar adaptável utilizada no A8 já tem atributos esportivos. Com braços feitos de alumínio, a suspensão dianteira é four-link e a traseira, trapezoidal-link. No novo S8, o sistema ganhou ainda mais elementos esportivos. A suspensão a ar adaptável no modo esportivo está disponível como opção. No S8, a característica de molas e amortecedores integrados ao sistema tem reduzido movimentos de derrapagem e escape, garantindo maior agilidade nas manobras, mas com estabilidade e segurança.
As informações chegam por sete sensores especiais e outros parâmetros, e o resfriamento do sistema é adaptado em frações de segundos. São quatro modos – automático, conforto, esporte e elevado – os quais podem ser escolhidos pelo condutor na central do MMI (Multi Média Interface). Com a suspensão a ar adaptável esportiva, o conjunto já é 20 mm mais baixo do que na versão standard. No S8, a distância do solo pode variar em três estágios entre 125 mm, na versão conforto, e 95 mm para altas velocidades nas estradas.

Ele é equipado com rodas exclusivas, criadas para a linha S. As dimensões são 9Jx20 com pneus de perfil baixo 265/35. O sistema de freios assegura desempenho superior de frenagem com seus quatro grandes discos ventilados. As pastilhas são pintadas de preto e adornadas com o emblema do S8 cinza titânio nas rodas da frente. Os discos na dianteira medem 385 mm de diâmetro e, na traseira, 335 mm. O sistema opcional de freios de cerâmica, já disponível para o A8 12 cilindros em 2005, teve desenvolvimento especial para o S8. Ele é composto por fibra de carbono altamente resistente e silicone. Os discos de cerâmica oferecem vantagens significativas comparados aos discos convencionais: têm metade do peso, são mais resistentes à fadiga e à corrosão e podem ser usados por até 300 mil quilômetros – quatro vezes mais que os discos convencionais. Visualmente, podem ser identificados por uma perfuração especial na lateral do disco. E as pastilhas vêm com a inscrição “Audi ceramic”.

Audi

Discreto estilo esportivo

Os modelos da linha S da Audi sempre tiveram refinado apelo esportivo. O mesmo pode ser aplicado ao novo S8, que dá ao design do A8 um perfil mais dinâmico. O S8 tem aparência excepcionalmente esportiva, sem nunca ser agressivo. As maiores diferenças estão na frente e na traseira. A grade do radiador apresenta o emblema S8 cinza platinum, e os suportes verticais têm acabamento cromado. Abaixo da grade existem três entradas de ar. As duas maiores entradas abaixo dos faróis são cobertas com grades em forma de “favos-de-mel”.
Nas laterais, além das marcantes rodas de 20 polegadas e do sistema especial de freios, três detalhes mostram o potencial do motor V10: emblemas nas rodas, maçanetas com componentes de alumínio e espelhos retrovisores com acabamento também de alumínio. Na traseira, o emblema do S8, o spoiler integrado à tampa do compartimento de bagagem, uma sutil luz na beira da saia e um sistema de exaustão com quatro saídas de escapamento completam as modificações visuais. O S8 é o único modelo da família A8 com a exclusiva opção de cor “Daytona Grey” (Cinza Daytona), com efeito perolizado.

Atenção aos detalhes do interior

Assim como do lado de fora, o interior do S8 reflete suas características de esportividade elegante e alta qualidade, resumidas em equipamentos como o MMI (Multi Media Interface). O novo modelo também tem novidades no interior: pela primeira vez, bancos bicolores com costura contrastante estão disponíveis na versão standard. Suas quatro combinações de cores enfatizam o apelo esportivo. A cor da área central do assento difere das laterais e dos apoios de cabeça. Novos componentes internos distinguem o top esportivo do A8. As portas são adornadas com o emblema S8, o volante multifuncional tem o emblema em S, cores contrastantes e paddles de alumínio no volante. Os ponteiros no painel de instrumentos são brancos, e as escalas, cinza-brilhante.

Segurança sem meio-termo

A tração quattro é um dos destaques do desenvolvimento da marca dos quatro anéis. Ela dá aos proprietários de veículos Audi mais segurança. O torque assimétrico/dinâmico, o conjunto de freios de alta tecnologia e o sistema de estabilidade contribuem para a maior segurança dos ocupantes do veículo. O programa de estabilidade, feito sob medida para as especificações do S8, pode ser desativado opcionalmente. Como em todos os outros modelos A8, o esportivo é feito de alumínio de alta rigidez e equipado com um pacote de segurança completo, que inclui dois air-bags frontais, quatro bolsas de ar laterais e cortinas infláveis protetoras de cabeça. Os cinco cintos de três pontos têm sistema pré-tensionador. E os encostos de cabeça dos bancos dianteiros também reduzem os riscos do efeito chicote do pescoço no caso de colisão traseira. O novo sistema de iluminação com tecnologia LED para luzes diurnas é standard no novo S8. Os faróis de xenônio são equipados com sistema que direciona o facho de luz de acordo com as voltas dadas pelo volante. O sistema LED de iluminação diurna consiste em cinco luzes brancas emitidas e consumo mínimo de energia, o que pode ser considerado fruto de uma tecnologia pioneira.

Novidades luxuosas nos equipamentos

O Audi A8 já é um sedã de altíssimo luxo, equipado com ar-condicionado automático, sistema MMI (Multi Media Interface), sistema de informação ao condutor, assistente de estacionamento com frenagem, suspensão a ar e exclusivo sistema de áudio ajustável para cada assento. No S8, esse pacote é complementado com outras inovações tecnológicas. Para o mercado alemão, o carro será equipado com uma chave especial, botão para acionamento do motor V10, isolamento acústico nas janelas, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros, sistema de navegação com DVD, entre outros. O apoio de braços e o console central do veículo são forrados com couro, assim como os bancos. E os assentos esportivos são equipados com suporte lombar e função memória.

Como opcional, o cliente pode ainda encomendar o avançado sistema de som da Bang & Olufsen. O sistema digital dinamarquês integra 14 auto-falantes, dois amplificadores de 1 100 Watts de potência e dois tweeters dianteiros para um som perfeito. Este sistema de áudio adiciona ainda mais esportividade e luxo aos equipamentos do S8.

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