Átila Abreu é quinto na abertura da Stock Car em Interlagos

domingo, 25 de março de 2012 às 16:47

Átila Abreu foi o quinto colocado na prova de abertura da temporada 2012 da Stock Car, em Interlagos. Seu companheiro, Nonô Figueiredo, cruzou a linha de chegada em sétimo. Com esses resultados, a Mobil Super Pioneer Racing somou 30 pontos em São Paulo, o que garante a vice-liderança no campeonato de equipes.

Partindo da oitava posição, Átila foi agressivo na largada. Ele arriscou contornar a primeira perna do S do Senna por fora e segurou a trajetória. Com isso, superou quatro concorrentes e encerrou a primeira volta já na quarta posição.

“Sabia que era essencial começar bem aqui e tentar abrir alguma vantagem no início. Arrisquei o que deu na largada e felizmente deu certo”, disse Átila.

No segundo giro, o piloto do carro #51 ultrapassou Ricardo Maurício, para a seguir se aproximar do então vice-líder da prova, Allam Khodair. Na volta seguinte, Átila cravou seu melhor tempo na prova, com 1:44.171 -marca que foi também a segunda volta mais rápida de toda a prova.

“Então veio o safety car na quarta volta. Atrapalhou um pouco, porque interrompeu meu ataque pela segunda posição e ao mesmo tempo neutralizou a vantagem que já tinha livrado para o pelotão do quarto colocado”, observou o piloto, naquela altura o mais rápido na pista. “Tentei ser agressivo na relargada, mas não deu para passar o Khodair.”

Átila conseguiu segurar o terceiro posto até a volta de número 13, quando não foi possível segurar a pressão de Thiago Camilo. A seguir, Ricardo Maurício partiu para o ataque ao carro da Mobil Super Pioneer Racing.

Durante cinco voltas, Átila conseguiu defender a quarta posição, mas na 20ª volta não foi possível evitar a ultrapassagem do carro #90. Daí para frente foi conservar a quinta posição, pensando nos pontos.

“Do jeito que a competição se desenha neste ano, a consistência vai ser muito importante. Na tomada de tempo nosso carro piorou do Q1 para o Q2 então não sabíamos o que esperar do rendimento na corrida. A equipe não pode mexer quase nada no carro neste ano, então foram feitos apenas os poucos ajustes que o regulamento autoriza, mais para efeito psicológico do que prático. A temperatura mais baixa nos favoreceu no início, mas com os pneus gastos ficou mais complicado manter a competitividade”, avaliou Átila.

Com 16 pontos no campeonato, o piloto enfatizou que tinha como meta sair de São Paulo com um lugar no pódio. Mas ressaltou o trabalho do time na prova de abertura da temporada. “Os dois carros foram bem no final de semana inteiro. Saímos daqui na vice-liderança entre as equipes e isso é animador para o resto do ano”.

Nonô Figueiredo, que somou 14 pontos em Interlagos, também destacou o trabalho do time. “Não tive o equilíbrio que gostaria na corrida, mas terminar com os dois carros entre os dez é muito positivo.”

Para o chefe da equipe, os carros “sentiram o desgaste dos pneus mais que o esperado”. Mas Thiago Meneghel aponta que nesta etapa de abertura já foi possível achar pistas do que precisa ser feito para um desempenho mais sólido em Curitiba, palco da segunda etapa da temporada, no dia 15 de abril. “Tivemos um trabalho constante com os dois carros e isso é positivo, mas precisamos melhorar o ritmo de corrida para continuar forte na próxima etapa.”

EB – www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.