Aston Martin tenta desesperadamente se manter à frente da McLaren

quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 16:40

Mike Krack – Aston Martin

A Aston Martin trará atualizações cruciais para o AMR23, em um desespero final para impedir que a McLaren – neste momento apenas 11 pontos atrás – a atropele no campeonato de construtores.

A Aston Martin fez manchetes no início de 2023, chocando o grid no Bahrain. Seu incrível desenvolvimento chocou tanto a mídia da F1 quanto os rivais, com Alonso conquistando um pódio em sua estreia na equipe. A McLaren, por outro lado, começou o ano muito mal.

Este primeiro resultado não foi por acaso, com o espanhol conquistando mais pódios nas seis corridas seguintes. Dan Fallows e sua equipe técnica foram creditados como os responsáveis por catapultar a Aston Martin para a frente do grid.

No GP da Espanha da temporada passada, a equipe de Silverstone apresentou seu carro ‘b-spec’. Após um início lento em 2022, estas mudanças corrigiram erros e trajetória de desenvolvimento para as férias de inverno.

Mesmo nas últimas corridas da temporada passada, a equipe britânica já disputava com McLaren e Alpine. No entanto, ficou claro na pré-temporada que um passo gigantesco tinha sido dado pela equipe de Lawrence Stroll.

Além disso, a Aston Martin desfrutou da vantagem de um conceito fundamental sólido. Eles foram a única equipe – ao lado da Red Bull – a ter a filosofia geral certa na largada da temporada de 2023.

Direção errada

Na era do limite orçamentário da Fórmula 1, isso foi extremamente significativo. Já vimos equipes como Mercedes e Ferrari desviando seus esforços para 2024, admitindo que era inatingível uma recuperação completa no meio da temporada.

Com todos estes fatos e um Fernando Alonso bastante à vontade no carro, a Aston Martin parecia estar numa posição fantástica para terminar entre os 3 primeiros da classificação.

No entanto, a situação é agora bastante negativa para a equipe de Silverstone. Atualmente em P4 na classificação, a Aston vem sendo atropelada desde o GP da Áustria.

O AMR23 também está cada vez menos competitivo – em relação à Mercedes e Ferrari – após pacotes de atualização fracassados. O GP do Canadá foi um ponto de virada fundamental, onde uma série de atualizações teve um impacto negativo no desempenho do carro.

Simplificando, essas mudanças colocaram o carro fora de sua janela operacional ideal. Talvez mais que isso, colocou a equipe num desvio significativo para se recuperar daquele erro.

No entanto, talvez o maior golpe para a Aston Martin seja o despertar de um gigante adormecido – a McLaren. A equipe de Zac Brown introduziu uma variedade de atualizações este ano, recuperando-se espetacularmente de uma pausa em agosto ruim.

Isso impulsionou o MCL60 para a frente, com a equipe de Woking agora “fungando no cangote” da Aston. Nas últimas cinco corridas, a diferença de pontos e desempenho entre essas duas equipes foi impressionante a favor da McLaren.

Últimas atualizações de 2023

Num esforço para reverter esta tendência, o AMR23 receberá outro pacote de atualização.

“Você sempre se concentra em si mesmo. Temos que melhorar o carro e é isso que vamos tentar fazer.”

“Será difícil chegar perto do desempenho deles, mas temos que tentar”, afirmou o chefe da equipe Mike Krack – quando questionado sobre como impedir o avanço da McLaren.

Krack também destacou alguns dos pontos positivos do Catar – principalmente o desempenho de Alonso em relação a Leclerc. Embora a Aston tenha sido mais lenta que a McLaren e a Mercedes, o seu ritmo foi mais encorajador do que em Suzuka – por exemplo.

Com isso em mente, será fundamental que a equipe entenda por que seu ritmo tem sido tão instável desde o meio da temporada. Isso não é importante apenas para os últimos cinco GPs, mas também para o desenvolvimento para a temporada de 2024.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.